Daguerreótipo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Daguerreótipo.

O daguerreótipo é um processo fotográfico feito sem uma imagem negativa.

História[editar | editar código-fonte]

O processo de daguerreotipia foi inventado pelo francês Louis Daguerre (1787-1851) em 1837 e apresentado na Academia de Ciências de Paris, em 19 de agosto de 1839. Essa data é geralmente considerado o marco inicial da fotografia. A daguerreotipia consiste num processo em que ocorre a formação de imagens sobre uma placa de cobre recoberta por uma camada de prata. Esta placa é colocada numa câmara escura - o daguerreótipo -, contendo um pequeno orifício por onde entra um feixe de luz que projeta sobre a placa as imagens dos objetos que estão no exterior. Como a prata é sensível à luz, as imagens ficam registradas na placa que, a seguir, é revelada em vapor de mercúrio. Obtêm-se assim uma imagem em negativo que, ao ser fixada em solução alcalina, torna-se positiva. Na verdade, a daguerreotipia nasceu de um princípio descoberto por Joseph Niepce (1765-1833), que usava betume e lavanda sob a ação da luz para produzir imagens. Contudo, os primeiros negativos que obteve apresentavam baixa densidade, ou seja, eram esbranquiçados, com pouco contraste entre claro e escuro. Niepce teria realizado a primeira fotografia do mundo por volta de 1826. Daguerre se associou a Niepce em 1829, com a finalidade de aperfeiçoarem o processo inicial. No entanto, com a morte de Niepce, Daguerre continuou pesquisando e conseguiu melhorar a impressão das imagens, introduzindo o uso da prata. O daguerreótipo obteve sucesso e plena aceitação [1] Com a invenção deste novo processo de reprodução da realidade, as artes plásticas adquiriram muito mais liberdade de criação, visto que não precisavam ater-se ao real, criar cópias deste. Paralelamente ao surgimento do daguerreótipo, acontecia na Europa, e principalmente na França, o Impressionismo, que trazia técnicas inovadoras de pintura por meio da luz. Daguerreotipo é um significado de imagens sem ser negativa. Daguerreótipo recebe esse nome em homenagem ao seu criador: Daguerre.

Método daguerreótipo[editar | editar código-fonte]

A mais conhecida imagem de Edgar Allan Poe foi tirada por um daguerreótipo em 1848, pouco tempo antes de sua morte.
A primeira fotografia tirada de Abraham Lincoln também foi por um daguerreótipo. Foto de 1846 por Matthew B. Brady.

Uma lâmina de prata é sensibilizada com vapor de iodo, formando iodeto de prata sobre a lâmina.

Expondo essa lâmina por cerca de 20 a 30 minutos na câmara escura, os cristais de iodeto de prata atingidos pela luz se transformam em prata metálica, de forma a gerar uma imagem latente (onde as regiões da lâmina mais atingidas pela luz formam mais prata metálica e as regiões pouco iluminadas quase não a formam), que pode ser revelada pelo vapor de mercúrio.

O mercúrio reage com o iodeto de prata afetado pela luz, formando uma liga brilhante nas áreas mais claras da imagem. De forma semelhante à reação da exposição do iodeto de prata, o mercúrio reagirá de forma mais intensa nas regiões da lâmina que tiverem sido mais atingidas pela luz, pois é onde se concentra a prata metálica.

Para fixação da imagem na lâmina, utiliza-se solução de hipossulfito de sódio, que solubiliza o iodeto que não reagiu e, após sua aplicação, a lâmina é lavada em água corrente.

O resultado é um positivo ricamente detalhado, em baixo relevo com infinitas tonalidades de cinza, e sua superfície é tão delicada que tem de ser protegida com um cristal e hermeticamente fechada, evitando o contato com o ar.

Referências

  1. Adaptado de Ana Maria Guariglia, Folha Informática. Folha de São Paulo, 19-8-1987.
Commons
O Commons possui multimídias sobre Daguerreótipo


Portal A Wikipédia possui o portal:


Ícone de esboço Este artigo sobre Fotografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.