World Digital Library

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Biblioteca Digital Mundial
World Digital Library Logo 2008-04-24.png
Requer pagamento? Não
Gênero Serviços
Cadastro Não necessita cadastro
País de origem Internacional
Idiomas Multilíngue
Lançamento 21 de abril de 2009
Proprietário UNESCO
Página oficial http://www.wdl.org

A World Digital Library (WDL) (Biblioteca Digital Mundial em português) é uma biblioteca digital projetada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América e pela UNESCO em parceria com mais 31 outras instituições de vários países[1] . O objetivo é dispor em meio eletrônico pela Internet conteúdo das mais variadas mídias, inicialmente nos idiomas árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo. Foi inaugurada em 21 de abril de 2009, contando com um acervo de 1.208 itens.

Acervo[editar | editar código-fonte]

As peças iniciais do acervo incluem o Genji Monogatari; textos árabes que foram usados na formação da álgebra; uma pintura africana com mais de 8.000 anos de idade retratando antílopes sangrando; o Waldseemüller map, primeiro mapa a citar o continente americano pelo nome; o Codex Gigas; a obra Des Sauvages de Samuel de Champlain; manuscritos islâmicos originários de Mali; a primeira gravação da Marselhesa; o primeiro filme do mundo feito pelos irmãos Lumière; a Crônica de Nuremberg e uma reprodução fotolitográfica da Constituição da Índia.

Instituições[editar | editar código-fonte]

Instituições que participam do projeto:

Licença[editar | editar código-fonte]

Embora não existam custos para acessar a biblioteca e consultá-la na Internet, o conteúdo está sujeito aos termos de copyright e licenças das instituições participantes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]