Frame

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Frame (em Português: quadro ou moldura) é cada um dos quadros ou imagens fixas de um produto audiovisual [1] .

Em inglês, fala-se em "film frame" ou "video frame", conforme o produto em questão tenha sido realizado em película (tecnologia cinematográfica) ou vídeo (tecnologia eletrônica, seja ela analógica ou digital) [2] . Em português, em geral usa-se o termo fotograma para as imagens individuais de um filme, reservando a palavra frame apenas para as imagens de vídeo, e utilizando quadro ou imagem para produtos audiovisuais genéricos, produzidos em qualquer tecnologia.

Unidade de tempo[editar | editar código-fonte]

Em produção audiovisual, é comum usar-se a palavra "frame" também como unidade de tempo. Neste caso, sua definição precisa depende da cadência de projeção utilizada em cada sistema particular de filme ou vídeo [3] .

Por exemplo, no cinema sonoro (desde 1929), a cadência padrão de projeção é de 24 qps (quadros por segundo), portanto um frame equivale a 0,0417 segundos. Mas, no período do cinema mudo, a cadência variava entre 16 e 20 qps, dando ao frame uma duração entre 0,0500 e 0,0625 segundos [4] .

Nos sistemas de vídeo utilizados no Brasil, Estados Unidos, Canadá e Japão (NTSC e variantes), a cadência é de 29,97 imagens por segundo, portanto cada frame equivale a 0,0333 segundos. Mas os sistemas de vídeo europeus SECAM e PAL (também utilizados na maior parte da América Latina) trabalham com uma cadência de 25 qps, o que faz com que cada frame dure 0,0400 segundos [5] .

Referências

  1. AUMONT, Jacques & MARIE, Michel: "Dicionário teórico e crítico de cinema", ed. Papirus, 2001, pp. 136-137
  2. KONIGSBERG, Ira: "The complete film dictionary", Meridian Books, 1987, p. 137
  3. Artigo "FPS versus frame time" no sítio da Microsoft MVP (em inglês). Página visitada em 6 de janeiro de 2013.
  4. Artigo de Kevin Brownlow para a revista "Sight and sound" (1980): "Silent Films: What Was the Right Speed?". Página visitada em 6 de janeiro de 2013.
  5. Artigo sobre padrões de vídeo no sítio Filmbug (em inglês). Página visitada em 6 de janeiro de 2013.