VirtualDubMod

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
VirtualDubMod

VirtualDubMod é um programa de edição e conversão de vídeo, que também pode ser usado como encoder.

Foi criado a partir da combinação do VirtualDub original com várias de suas modificações (mods) mais populares, a maioria fruto de projetos precursores como o VirtualDubMPeg2, VirtualDubOGM e VirtualDubAVS.

É provavelmente o programa preferido no Brasil e nos Estados Unidos para aplicar codecs em vídeos, seja usado sozinho ou em conjunto com outros programas, como o Cinema Craft Encoder e o AVISynth.

O VirtualDubMod possui uma série de recursos não disponíveis no software original, como suporte para a criação de videos no formato Matroska (MKV) e para a edição de vídeos do formato MPEG-2 e OGM.

Ele aceita ainda todos os filtros compatíveis com o Virtualdub original. Estes filtros servem para tratar o vídeo e o áudio (desentrelaçar, mudar resolução, "Sharpen") ou para aplicar efeitos diversos (como adicionar um logo ou legenda ao filme).

Como o VirtualDubMod é um software livre pode ser modificado por outros programadores. Um de seus mods mais conhecidos é o SpanishDub, uma tradução do programa para o espanhol. O programa original não é atualizado pelos seus criadores desde 29 de Agosto de 2005. Ele está sob a licença GFDL -- a mesma da Wikipédia.

Os criadores desse programa são os mesmos responsáveis pelo VirtualVCR-Matroska, um programa de captura de vídeo com timer.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]