Gianni Versace

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gianni Versace
Nome completo Gianni Versace
Nascimento 2 de dezembro de 1946
Reggio Calabria,  Itália
Morte 15 de julho de 1997 (50 anos)
Miami,  Estados Unidos
Nacionalidade Italiano
Ocupação Estilista

Gianni Versace (Reggio Calabria, 2 de dezembro de 1946 - Miami, 15 de julho de 1997) foi um estilista de alta costura italiano. Foi assassinado pelo gigolô Andrew Cunanan com dois tiros na nuca na entrada de sua casa em Miami Beach.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Fachada da loja Versace em Florença

Gianni Versace fundou a sua própria marca em 1978, depois de ter trabalhado para a Callaghan, a Genny e a Complice, erguendo assim umas das maiores e mais importantes casas de moda do século XX. O seu estilo de moda considerado ultra-caro, ultra-luxuoso e ultra-glamouroso tornou-o um dos protagonistas-chave da cultura popular, desde o look ostensivamente gastador e o power dressing dos anos 80 aos excessos espampanantes do ghetto no final dos anos 90. o seu uso característico de estampagens, de silhuetas «sex bomb» e as referências à cultura da antiguidade clássica granjearam-lhe uma invejável clientela de ricos e famosos.

Depois da sua morte, as rédeas da empresa foram tomadas por Donatella Versace, sua musa, irmã e braço direito, auxiliada pela sobrinha Allegra Versace Beck. Actualmente o Império Versace inclui vestuário feminino e masculino, vestuário desportivo, roupa íntima, óculos, uma colecção de jeans, perfumes e uma linha de decoração. Recentemente foi lançada uma linha de maquiagem da marca Versace e inaugurado o primeiro hotel de seis estrelas da empresa, Palazzo Versace, localizado na Costa Dourada australiana.

Sua marca de roupa, fundada em 1978, se chama Gianni Versace S.p.A..

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.