Dress You Up

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Dress You Up"
Single de Madonna
do álbum Like a Virgin
Lado B "Shoo-Bee-Doo"
Lançamento 24 de Julho de 1985 (Internacional)
25 de Setembro de1985 (Japão)
Formato(s) Vinil (12")
CD Single
Vinil (7")
Single cassete
Gravação 1985
Gênero(s) Pop
Duração 3:58
Gravadora(s) Sire
Produção Nile Rodgers
Cronologia de singles de Madonna
Último
Último
"Into the Groove"
(1985)
"Gambler"
(1985)
Próximo
Próximo
Capa alternativa
Capa do CD single

"Dress You Up" é uma canção do álbum Like a Virgin, da cantora Madonna, lançada como quarto e último single do álbum no Verão de 1985.

"Dress You Up" tornou-se alvo de uma pequena controvérsia devido ao facto de ter sido incluída numa lista de quinze canções consideradas condenáveis devido ao seu alegado conteúdo erótico ou violento pelo Parents Music Resource Center. Uma das integrantes do comité, Tipper Gore (esposa do antigo vice-presidente dos Estados Unidos da América, Al Gore), descobriu a filha a ouvir o tema e considerou-o "vulgar" devido a frase "gonna dress you up in my love" ("Vou vestir-te com o meu amor"). A canção foi apresentada ao Senado dos Estados Unidos da América na referida lista ("Filthy Fifteen").

A canção atingiu o quinto lugar na tabela de vendas dos Estados Unidos e a mesma posição no Reino Unido.

Em 1995 o single de "Dress You Up" foi lançado em formato CD pela Warner. Em 1999 o tema foi usado num anúncio da GAP, no qual um grupo de jovens modelos o cantavam.

Apresentações[editar | editar código-fonte]

O tema fez parte de duas digressões de Madonna, a The Virgin Tour e a Who's That Girl Tour. A canção deveria também integrar a Re-Invention Tour, mas Madonna e o director musical da digressão, Jamie King, decidiram substitui-la por "Material Girl". Em 2009, Madonna incluiu "Dress You Up" na Setlist da 2ª fase da turnê Sticky & Sweet Tour, substituindo-a por Borderline, outro sucesso da cantora lançado em 1983.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Há duas versões do videoclipe de Dress You Up: Uma é a versão extendinda onde introduz com várias 'Wanabees' vestidas de Madonna e logo depois começa a apresentação do show e a outra versão é introduzida somente com a apresentação da música no show. O videoclipe da canção é uma gravação feita pelo director Danny Kleinman de uma interpretação do tema realizada na "Virgin Tour", turnê de 1985 de Madonna que passou pelos Estados Unidos (na cidade de Nova Iorque venderam-se em apenas trinta e quatro minutos os bilhetes para o espectáculo do Music City Radio Hall e Canadá. Outra curiosidade é que o clipe provavelmente foi filmado entre os dias 06 e 08 de Junho de 1985.

Faixas do single[editar | editar código-fonte]

  1. "Dress You Up" [12" Formal Mix]
  2. "Dress You Up" [Casual Instrumental Mix]
  3. "Shoo Bee Doo"
Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.