Human Nature (canção de Madonna)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Human Nature"
Single de Madonna
do álbum Bedtime Stories
Lado B "Sanctuary"
"La Isla Bonita" (Japão)
Lançamento 6 de Junho de 1995
Formato(s) CD, cassette, 12"
Gravação 1994
Gênero(s) Pop, R&B, hip hop
Duração 4:51
Gravadora(s) Maverick Records, Warner Bros.
Composição Madonna, Dave Hall, Shawn McKenzie, Kevin McKenzie, Milo Deering
Produção Madonna, Dave Hall
Informações sobre o vídeo musical
Gravação 6 – 7 de Maio de 1995
Raleigh Studios, Califórnia
Director(es) Jean-Baptiste Mondino
Duração 4:34
Cronologia de singles de Madonna
Último
Último
"Bedtime Story"
(1995)
"You'll See"
(1995)
Próximo
Próximo
Lista de faixas de Bedtime Stories
Último
Último
"Inside of Me"
(5)
"Forbidden Love"
(7)
Próximo
Próximo

"Human Nature" é uma canção da cantora Madonna, escrita por Madonna, Dave Hall, Shawn McKenzie, Kevin McKenzie, Milo Deering e produzida por ela e Hall para o sexto álbum de Madonna, Bedtime Stories (1994).

"Human Nature" foi escrito em resposta à reação pública envolvendo álbum anterior de Madonna, Erotica (1992), e seu livro Sex. A letra da canção contém uma voz de fundo sarcástica com Madonna fazendo perguntas retóricas baseado em ações de sua vida real, tais como "Eu disse algo errado? Ops, eu não sabia que eu não podia falar sobre sexo. Deve ter sido uma loucura", bem como a linha "O que eu estava pensando? " Isto é apoiado pela repetida frase "Expresse-se, não se reprima", juntamente com a afirmação de Madonna de não ter arrependimentos sobre ter exibido suas "fantasias" e exclamando que ela não é "a única com o problema" e seus detractores devem "lidar com isso", porque é a "natureza humana". O música em si é um poderoso hino R&B, com uma batida hip-hop pesada, e a canção também contém amostras de "What You Need" interpretada pelo grupo de hip-hop, Main Source.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

A gravadora de Madonna, Warner Bros. Records, queria uma canção mais pop para ser lançada como o quarto single de Bedtime Stories, "Don't Stop", porém, a cantora queria lançar "Human Nature" e acabou recebendo o seu desejo.

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Primeira cena do vídeo musical para "Human Nature", onde Madonna está rodeada por homens e mulheres.

O vídeo, dirigido por Jean-Baptiste Mondino (que anteriormente havia dirigido vídeos de Madonna para "Open Your Heart" e "Justify My Love") foi filmado durante dois dias, 6 e 7 de Maio de 1995 no Raleigh Studios em Hollywood, Califórnia. O vídeo foi fortemente inspirado pelo artista cômico, Eric Stanton. Isto foi afirmado por Madonna em uma entrevista durante as filmagens do vídeo em que ela disse, "Mondino encontroi este livro por este ilustrador chamado Stanton que fez meio que desenhos sadomasoquistas e outras coisas, mas não queria ir com o reta sadomasoquista; queríamos tê-lo mais como tirando sarro disso."

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O vídeo musical para "Human Nature" começa com Madonna com uma roupa de couro rodeada pelos seus dançarinos, que começam a acariciá-la e mexer em seu corpo. Na próxima cena, ela e seus dançarinos aparecem em caixas, enquanto ela, em outra cena, está de pé com seus dançarinos, dançando em seus braços. Na próxima cena, ela está contra um espelho, e depois, dança juntamente com outras duas dançarinas no chão. Na próxima cena, ela está sentada em uma cadeira, presa por cordas, com dois homens, e na próxima cena, uma dançarina está presa de pé, enquanto Madonna está com um chicote e a acaricia, com jeito sarcástico. Depois, a cantora está em seus braços a sua cachorrinha chihuahua, Chiquita, e na próxima cena, está com seus dançarinos e apenas com calcinha e sutiãs de couro. Depois, Madonna é controlada por seus dançarinos por cordas, e fazem símbolos, como uma estrela, quando a cantora se solta e faz sinal de vitoriosa. Já no final do vídeo musical, está sozinha em uma cadeira, intercaladamente com Madonna mascarada, com seus dançarinos, estão em caixas. O vídeo musical para "Human Nature" termina com a cantora imitando lutas de boxe.

Apresentações ao vivo[editar | editar código-fonte]

Madonna cantando "Human Nature" durante a Sticky & Sweet Tour.

Madonna já cantou "Human Nature" três vezes em turnê, primeiro com um touro mecânico em sua Drowned World Tour em 2001 adicionando alguns efeitos de voz vocoder, em sua Sticky & Sweet Tour em 2008, com uma guitarra elétrica, adicionando também efeitos de voz vocoder sobre as harmonias de fundo, com um cenário de vídeo com a cantora Britney Spears presa em um elevador. Também é adicionada a linha "It's Britney, bitch" no final da canção. Spears fez uma aparição co-tocando a música com Madonna em 6 de Novembro de 2008 durante a sua data de show em Los Angeles e por último em sua MDNA Tour onde ela apresenta a música cercada por espelhos.

Imagem de telão de Britney durante a performance de Human Nature

[1]

Desempenho nas paradas de sucesso[editar | editar código-fonte]

"Human Nature" tornou-se o segundo single de Madonna consecutivo que não entrou no top quarenta dos Estados Unidos (atingindo a posição quarenta e seis), ainda era um sucesso em clubes de dança.

Ele também entrou no top dez em vários gráficos em todo o mundo incluindo o Reino Unido, Itália e Japão. No Reino Unido, o single entrou na parada e alcançou a posição oito. A capa do single do Reino Unido, é uma foto de Madonna a partir do vídeo, vestida com roupas de couro e sentada em uma cadeira. A capa para a versão americana é de uma sessão de fotos por Bettina Rheims para a edição de dezembro de 1994 da revista Details.

Paradas[editar | editar código-fonte]

Parada (1995) Melhor
posição
 Alemanha — German Singles Chart[2] 50
 Austrália — Australian Singles Chart[3] 17
 Canadá — Canadian Singles Chart[4] 9
 Estados Unidos — Billboard Hot 100[5] 46
 Estados Unidos — Billboard Hot 100 Airplay[6] 58
 Estados Unidos — Billboard Hot 100 Singles Sales[7] 35
 Estados Unidos — Billboard Hot Dance Club Play[5] 2
 Estados Unidos — Billboard Hot R&B/Hip-Hop Songs[5] 57
 Finlândia — Finnish Singles Chart[3] 11
 Itália — Italian Singles Chart[8] 10
 Nova Zelândia — New Zealand Singles Chart[3] 37
 Reino Unido — UK Singles Chart[9] 8
Suíça — Swiss Singles Chart[3] 17

Referências

  1. http://www.rte.ie/arts/2008/1108/madonna.html
  2. Charts-Surfer (1995). German Singles Chart (Search) charts-surfer.de. Visitado em 2008-07-16.
  3. a b c d Hit Parade (1995). Madonna — Human Nature (European Charts) hitparade.ch. Visitado em 2008-07-16.
  4. Top Singles - Volume 62, No. 1, August 14 1995
  5. a b c Allmusic (1995). Billboard Charts allmusic.com. Visitado em 2008-07-16.
  6. Billboard magazine (August 5, 1995). Hot 100 Airplay billboard.com. Visitado em 2008-07-16. [ligação inativa]
  7. Billboard magazine (August 19, 1995). Hot Singles Sales billboard.com. Visitado em 2008-07-16. [ligação inativa]
  8. Madonna: Discografia Italiana (em italian) Federation of the Italian Music Industry (1984-1999). Visitado em 2010-01-08.
  9. Every Hit (1995). UK Singles Chart (Search) everyhit.com. Visitado em 2008-07-16.