Late Show with David Letterman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Late Show with David Letterman (desde abril de 2014). Ajude e colabore com a tradução.
Late Show with David Letterman
Informação geral
Formato Talk show
Gênero Late-night
Duração 62 minutos
Criador(es) David Letterman
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Robert Morton
(1993–1996)
Rob Burnett
(1996–presente)
Barbara Gaines
(2000–presente)
Maria Pope
(2000–presente)
Jude Brennan
(2003–presente)
Apresentador(es) David Latterman
Narrador(es) Bill Wendell (1993–1995)
Alan Kalter (1995–presente)
Elenco David Letterman, Paul Shaffer, Alan Kalter, Rupert Jee
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos CBS
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 30 de agosto de 1993 - presente
N.º de temporadas 19
N.º de episódios 3.631 (em 17 de fevereiro de 2012)[1]
Cronologia
Último
Último
Silk Stalkings (1991–1993)
Próximo
Próximo
Programas relacionados Late Night with David Letterman

Late Show with David Letterman é um late-night talk show estadunidense apresentado por David Letterman, sendo a primeira versão moderna do Late Show da CBS. O programa estreou em 30 de agosto de 1993, e é produzido pela produtora de Letterman, a Worldwide Pants Incorporated, e a CBS Television Studios. O diretor musical e o líder da banda do programa, a CBS Orchestra, é Paul Shaffer O escritor principal é Matt Roberts e o narrador é Alan Kalter. Um dos maiores programas de late-night, Late Show é segundo em números de audiência durante os anos e o terceiro em número de episódios de todos os tempos. Na maioria dos mercados americanos, o programa vai ao ar das 23:35 às 0:37 nos horários oriental e do pacífico dos Estados Unidos e é gravado de segunda a quarta-feira às 16:30 e nas quintas-feiras às 15:30 e às 18:00 no horário oriental dos Estados Unidos. O segundo episódio gravado nas quintas geralmente vai ao ar nas sexta-feira da mesma semana.

Em 2002, o Late Show with David Letterman foi listado em 7° lugar na lista de 50 maiores programas de televisão de todos os tempos da TV Guide. A CBS tem contrato com a Worldwide Pants para continuar com o programa até o final de 2015. Como apresentador do Late Night e Late Show por mais de 30 anos, Letterman passou Johnny Carson como o apresentador que apresentou um late-night talk show durante maior tempo em 2013.

Em 3 de abril de 2014, Letterman anunciou que iria se aposentar em algum momento de 2015. O contrato de Letterman termina por volta de agosto do mesmo ano. Em 10 de abril, a CBS anunciou que Letterman seria sucedido por Stephen Colbert em alguma parte de 2015.

Apresentador[editar | editar código-fonte]

Ed Sullivan Theater - Broadway, Nova Iorque, de onde o programa é gravado.

David Letterman é um famoso e requisitado comediante americano, caracterizado pelo seu estido de Stand-up comedy. Antes de apresentar o Late Show, Letterman apresentou o Late Night, na rede NBC, que é atualmente apresentado por Jimmy Fallon. Letterman, que também apresentou a Edição de 1995 do Oscar, foi eleito recentemente pela revista Forbes, em sua lista "Top 100 Celebridades", como a 17ª celebridade mais reconhecida do mundo, ficando a frente de seu rival de audiência, Jay Leno. Dia 5 de fevereiro de 2007, Letterman comemorou 25 anos como apresentador de programas tipo late night. [1]

Mudança da NBC para CBS[editar | editar código-fonte]

Depois de trocar a NBC pela CBS, David continuou a apresentar praticamente o mesmo show que era exibido na NBC, incluindo o quadro Top Ten, o músico Paul Shaffer e a banda do programa. Para que não ocorressem futuros processos por parte da NBC, por Letterman estar supostamente "copiando" quadros pertencentes a ela, David trocou-os ligeiramente de nome. Por exemplo, na NBC um quadro chamava-se "Cartas dos espectadores" e na CBS passou a se chamar "Saco de Cartas da CBS".

O programa é atualmente transmitido direto dos estúdios Ed Sullivan Theater, que ficam no cruzamento da Rua 53 com a Broadway, em Nova Iorque. É exibido desde 30 de agosto de 1993 nas madrugadas da emissora, porém o programa é gravado no período da manhã ou da tarde, e raramente exibido ao vivo.

Quadros / O programa[editar | editar código-fonte]

O programa começa com a abertura feita pelo narrador Alan Kalter, aonde são anunciados os convidados do programa, com imagens de Nova Iorque ao fundo. Após a introdução, o show se inicia pelo tradicional monólogo de David, aonde o apresentador comenta as principais notícias do dia, sempre colocando humor em suas apresentações. Após isto, o programa segue com outros tradicionais quadros, como:

  • "Telemundo Highlight of the Night" - Paródia de novelas latinas exibidas pelo canal Telemundo.
  • "George W. Bush Joke That's Not Really a Joke" e "George W. Bush - What?" - Quadros aonde David faz perguntas diretas ao ex-presidente George W. Bush e a suposta resposta do ex-presidente - na verdade uma montagem - é sempre a mais imprevisível.
Hello Deli, a delicatessen de Rupert Jee, freqüentemente citada em quadros do programa.
David Letterman entrevistando a primeira dama americana Michele Obama em 2012
  • Rubert Jee: "Hello Deli", "What's on the iPod?" - Nestes quadros, o "auxiliar" Rupert Jee comanda brincadeiras com o público que está na rua, como por exemplo cantar uma música grotescamente, e então o convidado tenta adivinhar. Como recompensa é oferecido ao visitante a famosa "Bandeja de Frios da Hello Deli".
  • "Late Show Top Ten" - Lista com as dez melhores, geralmente respostas à perguntas sobre notícias de celebridades ou política, sempre em tom humorado.
  • "Fun Facts" - este quadro apresenta as mais inúteis curiosidades do mundo, como por exemplo: "Pipoca amanteigada tem mais gordura que pipoca sem manteiga" que supostamente teriam saído de um Departamento do Governo Americano.
  • "Small Town News" - Notícias grotestas e erros de escrita que saem de jornais de pequenas cidades americanas, daí o título "Notícias de Cidades Pequenas".
  • "Will It Float?" - Neste quadro David e Paul apostam se objetos como "banha de porco industrializada embalada a vácuo" boia ou flutua na água. Eles apostam normalmente algo parecido com uma "Sanduicheira elétrica com botão de auto-limpagem". David até inventou uma versão do jogo para o "Xbox 360" e também uma versão de tabuleiro e outra para viagens. Ambas não existem de verdade, obviamente.
  • "Great Moments in Presidential Speeches" - exibido em praticamente todos os programas, o quadro mostra inicialmente dois discursos de algum ex-presidente americano. Em seguida é colocada uma frase, resposta ou gesto estúpido feito pelo presidente norte-americano George W. Bush.
  • Outros quadros também estão presentes no programa, como "A Moment With George W. Bush", "Rejected FDA Items", "George Bush's Spanish is better than his English", e muitos outros criados excepcionalmente para determinadas ocasiões.

A seguir David chama um dos seus convidados, com quem geralmente conversa durante um bloco. Em seguida o seu outro convidado é chamado ao palco. Finalizando o programa, David chama o também tradicional quadro aonde algumas bandas, geralmente desconhecidas, cantam as suas músicas e promovem seus álbuns.

Grandes entrevistas[editar | editar código-fonte]

Por ser uma grande parada para cantores, políticos e atores, o Late Show já teve a presença de Demi Lovato, Paul McCartney, Amy Lee, Johnny Depp, Slash, John Cusack, Madonna, Mariah Carey, Drew Barrymore, Oprah Winfrey (de quem David seria supostamente um desafeto, mas tudo - aparentemente - não passou de um mal entendido), Courtney Love, U2, Tom Hanks, Danny DeVito, Bruce Willis, Lady Gaga, Mark Wahlberg, Ellen DeGeneres, Lucy Lawless, Katy Perry, Michael Jordan, Robert De Niro, Dustin Hoffman, Ben Stiller, Christina Aguilera, Cuba Gooding Jr., Beyoncé Knowles, Janet Jackson, Johnny Carson, Paris Hilton, Elisha Cuthbert, Sandra Bullock, Jerry Seinfeld, Will Smith, George W. Bush, Hillary Clinton, Sarah Michelle Gellar, Kristen Stewart, Nicole Richie, Anna Wintour, Emma Watson, Angelina Jolie, Miley Cyrus, Britney Spears, Fernanda Montenegro, Jennifer Aniston, Hayden Panettiere, Jessica Alba, Jennifer Lopez, Ashley Olsen, Jessica Simpson, Barack Obama, Selena Gomez, Eddie Van Halen, David Lee Roth, Kaley Cuoco, Girls Generation, Hatsune Miku, entre muito outros.

Transmissão no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil o Late Show foi, durante muito tempo, transmitido pelo canal pago GNT. No dia 3 de setembro de 2012, o programa é transmitido pela Record News.[2] No dia 5 de novembro de 2012, Record suspendeu as transmissões do programa. [3] Ainda hoje, sem nenhuma transmissão no Brasil. Apenas cinco brasileiros já foram entrevistados por Letterman: a atriz Fernanda Montenegro, Carmen Mayrink Veiga (em 1994) e os pilotos de automobilismo Hélio Castroneves, Cristiano da Matta e o vencedor da edição 2013 das 500 milhas de Indianápolis, Tony Kanaan. Gisele Bundchen.

No dia 3 de fevereiro de 2014, com mais uma reformulação da Record News, o Late Show estará de volta, por volta de 11 e meia da noite

Referências

  1. Friday, May 13, 2011, Show #3492: Joan Rivers, Nick Griffin, and Okkervil River CBS. Visitado em 2011-05-15.
  2. Keila Jimenez (27 de agosto de 2012). Record News passa a exibir "Late Show" de David Letterman F5 Folha.com. Visitado em 29 de agosto de 2012.
  3. Cristina Padiglione (05 de novembro de 2012). Record News suspende "Late Show" de David Letterman Estadão Estadão.com. Visitado em 05 de novembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Late Show