Jessica Simpson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jessica Simpson
Jessica Simpson

Jessica Simpson em 2011.
Informação geral
Nome completo Jessica Ann Simpson
Nascimento 10 de julho de 1980 (34 anos)
Origem Abilene, Texas
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop, dance-pop, country pop, adult contemporary
Ocupação(ões) Cantora
Extensão vocal Soprano lírico
Período em atividade 1993-presente
Outras ocupações Atriz, compositora
Gravadora(s) Proclaim (1993-1994)
Columbia (1999–2005)
Epic (2006-present)
Columbia Nashville (2008–2009)
Primary Wave (2010-Atualmente)
Afiliação(ões) Ashlee Simpson, Nick Lachey, 98 Degrees
Página oficial JessicaSimpson.com

Jessica Ann Simpson (Abilene, 10 de julho de 1980) é uma cantora, compositora e atriz estadunidense de música pop e country que ficou famosa na década de 1990.[1] É irmã da também cantora Ashlee Simpson. Ela tem sete hits no Top 40 da parada americana da Billboard, dois álbuns com certificação ouro, três com certificação multi-platina na RIAA. Estrelou com seu ex-marido Nick Lachey o reality-show Newlyweds: Nick and Jessica, que se tornou a maior audiência de todos os tempos da MTV dos Estados Unidos; depois disso, Jessica se tornou uma bem sucedida cantora no cenário musical, vendendo 30 milhões de discos mundialmente, além de ser considerada uma mega-celebridade nos Estados Unidos e no mundo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jessica Ann Simpson nasceu em Abilene, Texas. Filha de Tina Ann (née Drew), uma dona de casa e Joseph Truett "Joe" Simpson, um ministro e psicólogo.[2] Ela tem uma irmã mais nova, Ashlee, que também é cantora. O pai de Simpson deu-lhe um anel da pureza, quando ela tinha 12 anos de idade, e Simpson tem afirmado muitas vezes ela permaneceu virgem até o casamento.[3]

O primeiro talento que Jessica Simpson descobriu em sua vida foi a música, ainda na infância. Ela se apresentava na igreja batista de sua cidade, no estado do Texas, sempre acompanhada do pai. Já tentou entrar para o Clube do Mickey, atração que revelou Britney Spears, Justin Timberlake e Christina Aguilera, mas foi desclassificada na fase final.[2]

Mesmo assim, não desistiu da carreira e continuou com as atividades religiosas. Foi nesta época em que começaram a surgir suas primeiras composições. Aos 17 anos teve a oportunidade de gravar seu primeiro CD de música gospel, que foi um sucesso neste segmento.

O trabalho de estreia resultou num contrato com uma grande gravadora, a Columbia. Atualmente, ela tem seis CD's lançados com canções country, pop e dançantes, e alcançou sucesso de vendas em todo o mundo. Já no cinema, a história de Jessica Simpson foi um pouco diferente: seu primeiro trabalho aconteceu somente há pouco tempo, com a sua participação em The Dukes of Hazzard - Os Gatões: Uma Nova Balada. Antes, ela havia feito trabalhos e participações na TV e foi apresentadora.

Jessica Simpson separou-se a 24 de novembro de 2005 do cantor-ator Nick Lachey com quem foi casada durante três anos. Jessica e Nick conheceram-se em 1998 e juntos protagonizaram o reality show mais famoso e de maior índice de audiência da MTV americana: Newlyweds. Segundo Jessica, ela teve certeza de que queria se casar ao presenciar o ataque terrorista em 11 de setembro de 2001, quando ela estava em Nova York. Ele foi a primeira pessoa em que ela pensou em ligar e foi aí que o casamento foi logo levado em questão.

O seu primeiro álbum a ser lançado foi Sweet Kisses, no final de 1999, e foi um sucesso, estreando no na posição 25 da principal parada da Billboard. Teve como singles I Wanna Love You Forever, Where You Are e I Think I'm In Love With You e vendeu mais de 4 milhões de cópias e seu primeiro single chegou a uma excelente terceira posição na Billboard Hot 100.

Simpson na Celebração de Abertura 54ª Posse Presidencial

Em 2001 ela chega com seu segundo álbum - Irresistible (álbum)- que também fez sucesso. O disco trouxe uma imagem mais sexy e clipes mais bem produzidos. O primeiro single foi Irresistible, um dos grandes hits de Jessica. O segundo e último single foi A Little Bit, que não fez tanto sucesso quanto o single interior nos EUA, mas foi o primeiro single de Jessica a entrar nas paradas da América Latina.

Em 2002 ela lança um álbum somente de remixes, o This Is The Remix.

Em 2003 ela volta com toda a força, com seu quarto álbum, o In This Skin, que mostra uma Jessica Simpson mais madura vocalmente e musicalmente. Inicialmente o álbum não teve um sucesso tão grande, mas logo depois do mega-sucesso do seriado Newlyweeds protagonizado por Jessica e seu marido Nick, fez Jessica virar uma mega celebridade nos EUA e com isso, no feriado de natal, o álbum, que estava fora do Top 200 da Billboard, saltou para a 2ª posição com mais de 100 mil cópias vendidas naquela semana. In This Skin teve como single Sweetest Sin e o mega-hit With You , com o relançamento do álbum com um DVD e canções extras, também viraram single as regravações de Take My Breath Away e Angels. Ao todo, In This Skin ultrapassou a marca de 7 milhões de cópias vendidas.

Um disco de Natal intitulado Rejoyce: The Christmas Album foi lançado em 2004, teve como singles "Let it Snow, Let it Snow, Let it Snow", "O Holy Night" e "What Christmas Means to Me". O álbum fez um sucesso enorme no segmento natalino e vendeu mais de 2,5 milhões de cópias.

A Public Affair é o quinto álbum de estúdio da cantora. O 1º single do álbum, também intitulado A Public Affair, foi lançado em 23 de Junho de 2006, e o clipe teve sua World Premiere dia 19 de julho no TRL. No clipe, Jessica aparece ao lado de outras celebridades como Eva Longoria (Desperate Housewives), Christina Applegate (Samantha Who) e a cantora Christina Milian. Neste álbum, Jessica Simpson caminha para seu novo reinado na música, mesclando melodias R&B, batidas de Hip-Hop e o Pop Dance que a consagrou, o álbum A Public Affair foi gravado quando Jessica havia acabado de se separar de Nick Lachey, Jessica estava em meio a uma depressão pós-divórcio e dizem que é por isso que o álbum não tem tanta ousadia vocal quanto os anteriores.

Em 2008 Jessica Simpson lança seu primeiro álbum no segmento country e seu sexto álbum de estúdio "Do You Know". O primeiro single, intitulado "Come on Over" foi disponibilizado na Internet em 27 de maio de 2008, e além de receber em sua maioria críticas positivas, quebrou recordes no Billboard Hot Country Songs. Nesse álbum, Jessica declarou que está voltando á suas raízes, que é uma realização profissional em sua carreira, e que as músicas falam sobre passagens de sua vida. O álbum conta com participação da cantora Dolly Parton, ícone country que escreveu e cantou com Jessica na faixa "Do You Know" e produção de John Shanks e Brett James.

Atualmente, Jéssica está trabalhando no lançamento de seu novo Reality Show, The Price of Beauty, pelo canal americano VH1.

Jessica é casada com o ex-jogador de futebol americano e empresário Eric Johnson, com quem tem dois filhos, Maxwell Drew Johnson nascida em 01 de maio de 2012 e Ace Knute Johnson nascido em 30 de junho de 2013.

Jessica queria se casar depois do nascimento da sua primeira filha, Maxwell, mas engravidou do segundo filho. Depois de um noivado de 3 anos casou-se em 5 de julho de 2014.[4]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns em Estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Turnês[editar | editar código-fonte]

  • 2000: Heat It Up Tour
  • 2001: MTV TRL Tour
  • 2001: DreamChaser Tour
  • 2004: Reality Tour Live
  • 2005: Tour of Duty
  • 2009: Bob That Head Tour

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filme
Ano Filme Papel Obs.
2005 The Dukes of Hazzard Daisy Duke
2006 Employee of the Month Amy Renfro
2007 Blonde Ambition Katie Gregerstitch
2008 The Love Guru Ela própria Participação especial
Private Valentine: Blonde & Dangerous Megan Valentine
Televisão
Ano Título Papel Obs.
2003—2005 Newlyweds: Nick and Jessica Ela própria Reality-show
2004 Jessica Jessica Sampson Piloto - não foi ao ar
ABC originalmente transmitiria o programa em fevereiro de 2004 porém abandonou o programa em maio do mesmo ano
2010 The Price of Beauty Ela própria Reality-show
Participações especiais na televisão
Ano Título Papel Obs.
2002 That '70s Show Annette "Going to California" (1º episódio, 5ª temporada)
2003 "Your Time Is Gonna Come" (13º episódio, 5ª temporada)
"Babe I'm Gonna Leave You" (14ª episódios, 5ª temporada)
The Twilight Zone Miranda Evans "The Collection" (1ª temporada, 38º episódio)
2009 I Get That a Lot Técnica de informática Especial de televisão (1 episódio)

Referências

  1. "44th Annual Academy Of Country Music Awards Nominations Announcement" Zimbo.com Página visitada em 1 setembro de 2012.
  2. a b Jessica Simpson Biography (1980-) (em inglês). filmreference.com. Página visitada em 1 de setembro de 2012.
  3. Jessica Simpson interviews (em inglês). yaia.com. Página visitada em 1 de setembro de 2012.
  4. Jessica Simpson deu o nó com Eric Johnson.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons