Eddie Van Halen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Eddie Van Halen
VH.DSC 0383.5 19 12 (7235733560).jpg
Informação geral
Nome completo Edward Lodewijk Van Halen
Nascimento 26 de janeiro de 1955 (59 anos)
Origem Nimegue
País  Países Baixos
Gênero(s) Hard rock
Heavy metal
Rock and roll
Blues-rock
Instrumento(s) Guitarra
Guitarra clássica
Sitar elétrica
Teclado
Piano
Vocal
Modelos de instrumentos Superstrat
Frankenstrat
Ernie Ball Music Man
Peavey Wolfgang
Charvel EVH model
Oberheim OB-8
Gravadora(s) Warner Music Group
Afiliação(ões) Van Halen
Michael Jackson
Página oficial www.van-halen.com

Edward Lodewijk Van Halen, mais conhecido como Eddie Van Halen (Nimegue, 26 de janeiro de 1955), é um guitarrista e produtor musical holandês radicado nos Estados Unidos, co-fundador da banda Van Halen.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É filho de Jan Van Halen e Eugenia Van Halen. Viveu em Amsterdã até 1962, quando sua família mudou-se para Pasadena, Califórnia, Estados Unidos.

Juntamente com seu irmão Alex Van Halen, Eddie fundou a banda Van Halen, famosa internacionalmente no campo do hard rock. Hoje em dia, conta com seu filho, Wolfgang Van Halen, como baixista do Van Halen.

Carreira[editar | editar código-fonte]

No início da carreira, Eddie tocava bateria e teclado e Alex (irmão de Eddie) tocava guitarra e estudava teclado junto ao irmão, Eddie. Com o tempo Alex ficou melhor que Eddie na bateria, e Eddie passou a treinar guitarra, o superando.

Eddie é um dos guitarristas mais aclamados da história, recebendo diversas honrarias e menções pelas mais variadas revistas especializadas no assunto. Em 2012, foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos, por uma votação promovida pela revista Guitar World, que contou com quase 500 mil votos.[1] . Ele também ocupa a 8ª colocação na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stone [2] e a 7º posição na lista da Gibson dos 50 melhores guitarristas de todos os tempos.[3]

Entre suas parcerias com outros músicos, está o solo de guitarra da canção "Beat It", do álbum Thriller, de Michael Jackson, que gravou juntamente com o guitarrista Steve Lukather (Toto). Também costuma fazer pontas em filmes e seriados.

Equipamento[editar | editar código-fonte]

A guitarra de Eddie Van Halen e a sua harmónica "Frankenstrat"

Guitarras Frankestrat construídas por ele mesmo; Corpo em Alder ou basswood (dependendo de cada modelo), Braço em Maple, Captador Gibson PAF retirado de uma Gibson ES-335 e rebobinado a mão por ele mesmo,Ponte Floyd Rose, Amplificadores Marshall Superlead Plexi modificados por Jose Arredondo, Pedais MXR Chorus, Flanger, Delay, Dynacomp e Phase 90.E nunca deixava a sua harmónica em casa.

Depois de um tempo criou, em parceria com a Music Man, as guitarras Music Man Axis EVH signature, passando depois para as guitarras EVH wolfgang, com captadores DiMarzio Custom Made.

Amplificadores: primeiro Peavey modelo 5150, depois 5150 II.

Recentemente, a Fender criou uma réplica exata da frankestein, chamada por Eddie de "My Baby", além de ainda existirem os modelos Charvel EVH. Eddie usa as EVH Wolfgang criadas por sua própria fábrica agora em 2009 e amplificador EVH 5150 III.

Eddie em New Haven, 1977

A Dunlop criou os seguintes efeitos signature de Eddie:

  • MXR Phase 90 EVH
  • MXR Flanger EVH
  • MXR Crybaby EVH

Eddie Van Halen utiliza escalas diatônicas e diversos modos como jônio, dórico, eólio, mixólidio e etc. Também utiliza vários arpejos. Sua técnica utiliza bends, ligados, two hands, floyd e harmônicos naturais.

Hoje em dia, a banda Van Halen conta com David Lee Roth nos vocais e o filho de Eddie, Wolfgang Van Halen no baixo. Isso é bom para Eddie pois há um tempo ele passou por processos de reabilitação por alcoolismo e drogas, problemas que estavam se refletindo em atitudes extravagantes no palco, coisas que não aconteciam nas turnês anteriores. Dois exemplos de sua mudança de comportamento foram quando no fim de um show em Tampa EUA em 2008 ele "arremessou" um cabeçote de seu amplificador sobre o público e outra quando ele começou a xingar em seu microfone um fã que não estava gostando do show, fazendo inclusive gestos para tal fã. Isso pode ser visto no YouTube digitando-se: Eddie Van Halen throws speaker at sound man 11-3-07 part2.

Seu primeiro instrumento foi construído por ele mesmo. A Frankenstrat era uma guitarra com corpo Fender Stratocaster 60 e braço mapple. Sua primeira pintura foi inteira branca com listras pretas, em 1972. Em 1974 Eddie percebeu que havia muitas guitarras com pinturas parecidas, então pensou: "vou melhorar essa pintura, farei diferente." Teve, então, a idéia de pintá-la inteira de vermelho e aplicar listras brancas e pretas. O corpo da guitarra custou-lhe uns 80 dólares na época e era usado, e o braço uns 50 dólares. Com os captadores ele nao teve dúvidas , usou o captador de uma Gibson Flying V. Surge a a Frankstrat. Recentemente, a Fender Musical Instruments Corporation juntou-se a Eddie para fazer uma réplica de sua guitarra, incluindo os detalhes de uso. Eddie aceitou e dedicou 2 anos a este trabalho. O resultado foi uma réplica perfeita em cada detalhe, incluindo lascas nos cantos, riscos, queimaduras de cigarros e até mesmo o captador "neck pickup", que não funciona.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Eddie Van Halen


Ícone de esboço Este artigo sobre guitarristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.