Eruption

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Eruption"
Canção de Van Halen
do álbum Van Halen
Lançamento 1978
Gravação 1977
Gênero(s) Heavy metal
Duração 1:42
Gravadora(s) Warner Bros.
Composição Eddie Van Halen
Produção Ted Templeman
Faixas de Van Halen
Runnin' with the Devil
(1)
You Really Got Me
(3)

Eruption é um solo de guitarra feito por Eddie Van Halen. Está presente no álbum Van Halen. É considerado um dos melhores solos da história. Muitos, ao ouvi-lo pela primeira vez, ficam deslumbrados. Por meio desse solo, Eddie popularizou a técnica de duas mãos (tapping), técnica essa que se tornou sua marca registrada. É um solo de alta dificuldade técnica. O uso da alavanca é outra característica marcante de Eddie. Poucos guitarristas influenciaram tanto quanto Eddie Van Halen. Muitos, até os dias atuais, copiam sua forma de tocar.

"Eruption" começa com uma breve introdução, acompanhado com a bateria de Alex Van Halen e o baixo de Michael Anthony. Como já dito, o destaque do solo é o uso do tapping, técnica que foi popularizada pelo próprio Eddie durante a década de 80. Eruption é tocada usando uma Frankenstrat com o pedal MXR Phase 90, além do amplificador Marshall 1959.

Outra característica de Eddie é o uso de timbre com chorus na saturação da guitarra. Interessante também salientar, para os guitarristas, que ele usava Stratocaster com captação dupla, os chamados humbucker, o que não é tão comum em guitarras Strato e sim em modelos Les Paul. Geralmente as Strato usam captação simples (single coil). Visto hoje não existir mais o pedal que Eddie usou, podemos chegar ao som original por meio de pedais especiais ou chorus antes do overdrive. Na época usava-se a saturação dos Marshall e não tinham efeitos loop.

No Guitar Hero: Van Halen é considerada uma das canções mais difíceis do jogo.

Elogios[editar | editar código-fonte]

Publicação País Elogio Ano Rank
Guitar World United States 100 Greatest Guitar Solos 2[1]
Q United Kingdom 100 Greatest Guitar Tracks 2005 29
Rolling Stone United States 100 Greatest Guitar Tracks 2008 6

Referências[editar | editar código-fonte]