David Lee Roth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Lee Roth
David Lee Roth Smashbox 2008.jpg
Informação geral
Também conhecido(a) como Diamond Dave
Nascimento 10 de Outubro de 1954 (59 anos)
Origem Bloomington, Indiana
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hard rock
Instrumento(s) Voz, Violão
Período em atividade 1974 – atualmente
Afiliação(ões) Van Halen, Steve Vai, Billy Sheehan Jason Becker
Página oficial www.DavidLeeRoth.com

David Lee Roth, também conhecido como Diamond Dave (Bloomington, 10 de outubro de 1954), é um vocalista de rock que se tornou conhecido por seu trabalho no Van Halen. Filho de Nathan Roth, um proeminente oftalmologista judeu, David foi morar em Pasadena (Califórnia, Estados Unidos) na adolescência após morar em Swampscott (Massachusetts, Estados Unidos). Manny Roth, tio de David, é proprietário de um influente clube noturno em Nova York. Os avós de David são imigrantes de Portugal e da Ucrânia que vieram morar no estado de Indiana.

As características mais marcantes de David são suas performances acrobáticas, com golpes de artes marciais, sua voz e seu senso de humor.

Após o Van Halen[editar | editar código-fonte]

Em abril de 1985 David saiu do Van Halen, embora algumas fontes digam que na verdade ele foi mandado embora da banda. Segundo foi dito, as maiores discordâncias vinham de David com Eddie Van Halen, já que Eddie queria incorporar ao som da banda teclados, sintetizadores e baladas. Em sua autobiografia lançada em 1988, Crazy From the Heat, David caracterizou a música do Van Halen logo antes da sua partida como "tediosa". Dizem que David queria gravar um álbum rapidamente e logo depois sair em turnê, e então lançar um filme, Crazy From the Heat, mas seus companheiros de banda estavam apáticos, letárgicos e afundados em drogas. David também não gostou da participação de Eddie na música Beat It, gravada por Michael Jackson em 1983. Eddie nunca contou a David que iria participar da gravação, por medo de que David tentasse impedi-lo. As razões exatas pelas quais David deixou a banda continuam não-totalmente esclarecidas. Desde 1985, David e seus antigos companheiros de banda isolaram-se.

A maior formação[editar | editar código-fonte]

No final de 1985 David montou uma banda considerada por muitos uma das maiores formações de todos os tempos, composta pelo guitarrista Steve Vai, o baixista Billy Sheehan e o baterista Gregg Bissonette. David ainda chamou Ted Templeman, produtor do Van Halen, para produzir o álbum de estréia da banda. Eat 'Em and Smile foi o retorno de David ao hard rock, e com um considerável sucesso comercial. A turnê desse álbum foi uma das mais bem-sucedidas de 1986.

No início de 1988 David lançou Skyscraper, um álbum mais experimental e com um som mais pop, contando ainda com a mesma line-up do álbum anterior: Vai, Sheehan e Bissonette, mas desta vez produzido por Roth e Vai ao invés de Templeman. Embora esse álbum contenha a música solo mais famosa de David, Just Like Paradise, ele não teve uma resposta tão boa quando Eat 'Em and Smile.

Em 1991, David lançou A Little Ain't Enough, um álbum básico de hard rock, produzido por Bob Rock, que ganhou o status dourado da RIAA. O guitarrista-prodígio Jason Becker, então com 20 anos de idade, participou das gravações do álbum, mas foi diagnosticado com a Doença de Lou Gehrig pouco tempo depois do início da turnê, e foi substituído por Joe Holmes. O palco da turnê de A Little Ain't Enough tinha um par de pernas infláveis gigantes, posicionadas em um "ângulo aberto", vestindo meias rasgadas. Os gostos musicais mudaram bastante em meados de 1991 com a chegada da música grunge, fazendo com que a turnê de David não tivesse tanto sucesso como no passado,

Em 2007, David volta à Van Halen para realizar turnê após 20 anos de separação.[1]

Em janeiro de 2012, Van Halen anuncia nova turnê e novo CD/DVD intitulado A Different Kind Of Truth com 13 faixas inéditas e um DVD acústico contendo os clássicos da banda. O cd marca a volta de David nos vocais da banda em um albúm de estúdio o que não acontece desde o lendário 1984. O lançamento está previsto para fevereiro de 2012.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O nome do disco lançado pelo Van Halen em 1988, OU812, é uma resposta ao primeiro disco de Roth (OU812 é lido como "oh, you ate one too?").
  • A música de David Yankee Rose aparece no jogo de eletrônico GTA Vice City em uma das rádios que são executadas nos veículos da cidade. É possível escutá-la na rádio V-Rock.
  • A música de David Lee Roth e Stevie Vai Yankee Rose aparece também no jogo de vídeogame Rumble Roses regravada por uma banda de mulheres.
  • A atriz pornô espanhola Avy Lee Roth afirma ser sua filha.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com o Van Halen[editar | editar código-fonte]

Álbum Ano
Van Halen 1978
Van Halen II 1979
Women and Children First 1980
Fair Warning 1981
Diver Down 1982
MCMLXXXIV 1984
A Different Kind Of Truth 2012

Solo[editar | editar código-fonte]

Álbum Ano
Crazy from the Heat (EP) 1985
Eat 'Em and Smile 1986
Skyscraper 1988
A Little Ain't Enough 1991
Your Filthy Little Mouth 1994
The Best 1997
DLR Band 1998
Diamond Dave 2003
Strummin' With The Devil 2006

Referências

  1. Reuters (13/08/2007). Van Halen e David Lee Roth se reúnem para turnê após 20 anos. Página visitada em 10/05/2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: David Lee Roth