Holanda do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Noord-Holland
Holanda do Norte
Bandeira da Holanda do Norte Brasão de armas da Holanda do Norte
Bandeira Brasão
Mapa: Província da Holanda do Norte nos Países BaixosHolanda do SulHolanda do NorteFrísia (província)GroningaDrenteFlevolândiaOverisselGuéldriaUtrechtLimburgoBrabante do NorteZelândia (Países Baixos)
Mapa: Província da Holanda do Norte nos Países Baixos
Capital
Maior cidade
Haarlem
Amesterdão (Amsterdam)
Comissário do Rei Arthur van Dijk (VVD)
Área
 • Água
2 670 km²
  1 421 km²
População
 • Total
 • Densidade

2 762 163  hab. ()
1 000 hab./km²  ()
ISO NL-NH
Website noord-holland.nl
Holanda do Norte

A Holanda do Norte (em neerlandês Noord-Holland) é uma província dos Países Baixos, situada no Noroeste do país. A capital provincial é a cidade de Haarlem e a capital neerlandesa, Amesterdão, também está localizada na província da Holanda do Norte.

História[editar | editar código-fonte]

As províncias da Holanda do Norte e Holanda do Sul nasceram em 1840 da divisão da antiga província da Holanda. Em 1940 cedeu as ilhas de Vlieland e Terschelling à província da Frísia. Em 1950, a antiga ilha de Urk foi concedida à província de Overissel. Na época das Províncias Unidas, a província da Holanda recebia o nome de província da Holanda e Frísia Ocidental, em referência à conquista dessa parte da Frísia na Idade Média. O brasão da Holanda do Norte ainda consiste nas armas da Holanda e Frísia combinadas.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A Holanda do Norte é uma península que se adentra no Mar do Norte. Mais da metade do território da província é coberto pelo mar (por meio de pôlderes) e encontra-se fisicamente abaixo do nível do mar. A ilha de Texel faz parte da Holanda do Norte.

Outras cidades importante são Hilversum, Alkmaar, Zaandam e Hoorn.

Municípios (47)[editar | editar código-fonte]

A Holanda do Norte está dividida em quarenta e sete municípios (2019). Após a dissolução das Antilhas Neerlandesas, em 2010, foi proposta aos três municípios neerlandeses caribenhos (Bonaire, Saba e Santo Eustáquio) sua anexação à província. A proposta não foi aceita nem rejeitada.

Localidades[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Holanda do Norte
Ícone de esboço Este artigo sobre a geografia dos Países Baixos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.