Holanda do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização da Holanda do Norte nos Países Baixos
Portal A Wikipédia possui o
Portal dos Países Baixos

A Holanda do Norte (em neerlandês Noord-Holland) é uma província dos Países Baixos, situada no Noroeste do país. A capital provincial é a cidade de Haarlem e a capital neerlandesa, Amesterdão, também está localizada na província da Holanda do Norte.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A Holanda do Norte é uma península que se adentra no mar do Norte. Mais da metade do território da província é coberto pelo mar (por meio de pôlderes) e encontra-se fisicamente abaixo do nível do mar. A ilha de Texel faz parte da Holanda do Norte.

História[editar | editar código-fonte]

As províncias da Holanda do Norte e Holanda do Sul nasceram em 1840 da divisão da antiga província da Holanda. Em 1940 cedeu as ilhas de Vlieland e Terschelling à província da Frísia. Em 1950, a antiga ilha de Urk foi concedida à província de Overijssel. Na época das Províncias Unidas, a província da Holanda recebia o nome de província da Holanda e Frísia Ocidental, em referência à conquista dessa parte da Frísia na Idade Média. O brasão da Holanda do Norte ainda consiste nas armas da Holanda e Frísia combinadas.

Municípios[editar | editar código-fonte]

A Holanda do Norte está dividida em 58 municípios (janeiro de 2011). Após a dissolução das Antilhas Neerlandesas, em 2010, foi proposta aos três municípios neerlandeses caribenhos (Bonaire, Saba e Santo Eustáquio) sua anexação à província. A proposta não foi aceita nem rejeitada.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outras cidades importante são Hilversum, Alkmaar, Zaandam e Hoorn.

Localidades[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre a geografia dos Países Baixos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.