Jessica Alba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jessica Alba
Jessica Alba
Alba no TechCrunch Disrupt New York de 2016
Nome completo Jessica Marie Alba
Nascimento 28 de abril de 1981 (42 anos)
Pomona, Califórnia
Estados Unidos
Nacionalidade norte-americana
Fortuna US$340 milhões[1] (Maio 2016)
Progenitores Mãe: Catherine Jensen
Pai: Mark Alba
Cônjuge Cash Warren (c. 2008)
Filho(a)(s) 3
Educação Atlantic Theater Company
Ocupação atrizempresáriamodelo
Período de atividade 1994—presente

Jessica Marie Alba (Pomona, 28 de abril de 1981) é uma atriz, empresária e modelo americana. Ela é conhecida pelas atuações em Dark Angel, Sin City, Quarteto Fantástico, Honey - No Ritmo do Seus Sonhos, Into the Blue, Good Luck Chuck e The Eye.[2]

Sua inovação na tela grande foi em Honey (2003). Ela logo se estabeleceu como atriz de Hollywood e estrelou inúmeros sucessos de bilheteria ao longo de sua carreira, incluindo Quarteto Fantástico (2005), Quarteto Fantástico: Ascensão do Surfista Prateado (2007), Good Luck Chuck (2007), The Eye (2008), Dia dos Namorados (2010), Little Fockers (2010) e Mecânico: Ressurreição (2016) [3]. Ela é colaboradora frequente do diretor Robert Rodriguez, tendo atuado em Sin City (2005), Machete (2010),Spy Kids: Todo o Tempo do Mundo (2011), Machete Kills (2013) e Sin City: A Dame to Kill For (2014). Desde 2019, Alba estrela a série de crimes de ação Spectrum L.A.'s Finest.

A Alba foi co-fundadora da The Honest Company, uma empresa de bens de consumo que vende produtos para bebês, pessoais e domésticos [4]. Revistas como Men's Health, Vanity Fair e FHM a incluíram em suas listas das mulheres mais bonitas do mundo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jessica Alba nasceu em 28 de abril de 1981, em Pomona, Califórnia. Ainda na infância, mudou-se com a família para Biloxi, no Mississippi, três anos depois para Del Rio no Texas, até fixarem residência novamente no sul da Califórnia. Seu pai, Mark Alba, é descendente de mexicanos e foi oficial da Força Aérea Americana. Sua mãe, Cathy Alba, é descendente de franco-canadenses e dinamarqueses. Ela tem um irmão mais novo chamado Joshua. Alba se formou na Claremont High School aos 16 anos, e posteriormente frequentou a Atlantic Theatre Company.

Alba manifestou interesse em atuar desde os cinco anos de idade. Em 1992, Alba, com 11 anos, convenceu sua mãe a levá-la para uma competição de atuação em Beverly Hills, onde o grande prêmio era aulas de atuação com grandes profissionais do ramo. Alba ganhou as aulas de atuação e um agente assinou com ela nove meses depois.

O início da vida de Alba foi marcado por uma multidão de doenças físicas. Durante a infância, sofria de pulmões parcialmente colapsados duas vezes, pneumonia quatro a cinco vezes por ano, além de um apêndice rompido e um cisto tonsilar. Ela também tem asma desde criança. Alba ficou isolada de outras crianças na escola, porque ela estava no hospital com tanta frequência devido a suas doenças que ninguém a conhecia o suficiente para fazer amizade com ela. Ela disse que a mudança frequente de sua família também contribuiu para seu isolamento de seus colegas. Alba se formou na Claremont High School aos 16 anos, e posteriormente ela participou da Atlantic Theatre Company [5].

Sequestro

Em 1995, no meio das filmagens de Flipper, foi sequestrada e ficou nas mãos dos criminosos por 14 horas. Ela foi encontrada amarrada no porta malas de um carro. O caso nunca foi solucionado pela polícia norte-americana.[6]

Carreira[editar | editar código-fonte]

1992-1999: Início[editar | editar código-fonte]

Alba em 2007.

Alba manifestou interesse em atuar a partir dos cinco anos de idade. Em 1992, Alba, de 11 anos, convenceu sua mãe a levá-la para uma competição de atuação em Beverly Hills, onde o grande prêmio eram aulas de atuação gratuitas. Alba ganhou o grande prêmio e teve suas primeiras lições de atuação. Um agente assinou Alba nove meses depois. Sua primeira aparição no cinema foi um pequeno papel no longa de 1994, Camp Nowhere. Ela foi originalmente contratada por duas semanas, mas seu papel se transformou em um emprego de dois meses quando uma das atrizes de destaque desistiu [7].

Alba apareceu em dois comerciais de televisão nacionais para Nintendo e JC Penney quando criança. Mais tarde, ela apareceu em vários filmes independentes. Ela estreou na televisão em 1994, com um papel recorrente como Jessica vaidosa em três episódios da série de comédia da Nickelodeon, O Mundo Secreto de Alex Mack. Ela então interpretou o papel de Maya nas duas primeiras temporadas da série de televisão Flipper. Sob a tutela de sua mãe salva-vidas, Alba aprendeu a nadar antes que ela pudesse andar, e ela era uma mergulhadora certificada pela PADI, habilidades que foram utilizadas no programa, filmado na Austrália [8].

Em 1998, ela apareceu como Melissa Hauer em um episódio da primeira temporada do drama criminal de Steven Bochco, Brooklyn South, como Leanne em dois episódios de Beverly Hills, 90210, e como Layla em um episódio de Love Boat: The Next Wave [9]. Em 1999, ela apareceu no comédia de Randy Quaid, PUNKS. Depois que Alba se formou no colegial, ela estudou atuação com William H. Macy e sua esposa, Felicity Huffman, na Atlantic Theatre Company, que foi desenvolvida pelo dramaturgo e diretor de cinema vencedor do prêmio Macy e Pulitzer ,David Mamet [10]. Alba ganhou maior destaque em Hollywood em 1999, depois de aparecer como membro de um grupo esnobe do ensino médio, atormentando um editor inseguro na comédia romântica Never Been Kissed, ao lado de Drew Barrymore, e como a protagonista feminina do filme. pouco visto filme de terror de comédia Idle Hands, ao lado de Devon Sawa [3].

2000-2006: reconhecimento mundial[editar | editar código-fonte]

Alba na pré-estreia de Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado em Londres.

Sua grande chance veio quando James Cameron escolheu Alba de um grupo de mais de mil candidatos ao papel do super soldado geneticamente modificado, Max Guevara, na série de televisão de ficção científica Dark Angel, da FOX [11]. A série durou duas temporadas até 2002 e recebeu elogios da crítica Alba, uma indicação ao Globo de Ouro, o Teen Choice Award de Melhor Atriz e Saturn Award de Melhor Atriz [12]. Seu papel foi citado como personagem feminista e é considerado um símbolo do empoderamento feminino. Escrevendo para Universidade de Melbourne, Bronwen Auty, considerou Max o "herói feminista moderno arquetípico - uma jovem com poderes para usar seu corpo ativamente para alcançar objetivos", citando a recusa de Max em usar armas de fogo e, em vez disso, usando artes marciais e conhecimento como armas, contribuindo para isso [13]. Em 2004, Max foi classificado no número 17 em TV Guide " lista das "25 maiores Sci-Fi Legends" s [14]. Seu papel em Dark Angel levou a partes significativas nos filmes, ela teve seu grande sucesso nas telas em 2003, quando atuou como aspirante a dançarina-coreógrafa em Honey [15].

Em seguida, Alba interpretou a exótica dançarina Nancy Callahan, como parte de um longo elenco, no filme de antologia criminal neo-noir Sin City (2005), escrito, produzido e dirigido por Robert Rodriguez e Frank Miller. É baseado na novela gráfica de Miller com o mesmo nome [16]. Ela nunca tinha ouvido falar sobre o romance antes de seu envolvimento com o filme, mas estava ansiosa para trabalhar com Rodriguez [17]. O filme foi um amor crítico e arrecadou US $ 158,8 milhões. Ela recebeu um MTV Movie Award por mais sexy desempenho [18].

Alba retratou a Mulher Invisível da Marvel Comics em Fantastic Four (também 2005), ao lado de Ioan Gruffudd, Chris Evans, Michael Chiklis e Julian McMahon [19]. O Guardian, em sua crítica ao filme, observou: "Tanto feministas quanto não feministas devem absorver o paradoxo mais perturbador do Quarteto Fantástico: ter sido admitido na história com base em sua beleza, a superpotência de [Alba]. é ser invisível " [20]. O filme foi um sucesso comercial, apesar das críticas negativas, arrecadando US $ 333,5 milhões em todo o mundo. No MTV Movie Awards de 2006, ganhou indicações para Melhor Herói e Melhor Equipe na Tela. Seu último filme de 2005 foi o thriller Into the Blue, no qual Alba interpretou, ao lado de Paul Walker, metade de um casal que se vê em apuros com um traficante depois de encontrar a carga ilícita de um avião afundado. O filme teve retornos moderados nas bilheterias, com um faturamento bruto de US $ 44,4 milhões em todo o mundo [21]. Ela organizou o MTV Movie Awards de 2006 e realizou esboços de spoofing dos filmes King Kong, Mission: Impossible III e The Da Vinci Code [22].

2007–2010: Comédias românticas[editar | editar código-fonte]

Alba em uma triagem para The Eye (2008).

Alba reprisou seu papel em Quarteto Fantástico: A Ascensão do Surfista Prateado, lançado em junho de 2007. Segundo Alba, a direção de Tim Story durante uma cena emocional quase a fez parar de atuar. "[Ele me disse] 'Parece muito real. Parece muito doloroso. Você pode ser mais bonita quando chora? Chora muito, Jessica.' Ele era como, 'Não faça isso com o seu rosto. Apenas aplique as coisas. Podemos fazer as lágrimas chegarem.' "Segundo Alba, essa experiência a encheu de dúvidas:" E então tudo me fez pensar : Não sou bom o suficiente? Meus instintos e emoções não são bons o suficiente? As pessoas as odeiam tanto que não querem que eu seja uma pessoa? Não posso ser uma pessoa no meu trabalho? apenas disse: "Foda-se. Eu não me importo mais com esse negócio".O filme arrecadou US $ 290 milhões em todo o mundo [23].

Em Good Luck Chuck (também em 2007), Alba retratou o interesse amoroso de um dentista mulherengo. Ela posou para uma das Good Luck Chuck " teatrais cartazes s parodiando o famoso Rolling Stone cobertura fotografada por Annie Leibovitz com John Lennon e Yoko Ono em poses semelhantes. Embora o filme tenha sido bastante criticado pela crítica, ele faturou quase US $ 60 milhões após seu lançamento [24]. Seu terceiro veículo estrelado em 2007 foi o thriller psicológico Awake, representando a namorada de um bilionário que está prestes a fazer um transplante de coração [25]. As críticas eram mornas, mas Roger Ebert elogiou seu desempenho, e orçou em cerca de US $ 8 milhões, o filme faturou US $ 32,7 milhões [26]. Em 2007, ela também fez uma aparição não creditada como ela mesma na comédia Knocked Up e estrelou como amante em um segmento do filme independente de antologia The Ten. Ela ganhou duas indicações ao prêmio Razzie de pior atriz e pior casal de telas, por todos os seus papéis principais em 2007 [27].

Jessica Alba em 2010.

Em fevereiro de 2008, ela organizou a Academy of Motion Picture Arts and Sciences [28]. Alba fez sua transição de atuação para o gênero de terror no filme The Eye, um remake do original de Hong Kong, no qual obteve o papel de uma violinista clássica de sucesso que recebe um transplante de olho que lhe permite ver o mundo sobrenatural. Embora o filme não tenha sido bem recebido pelos críticos, sua própria performance recebeu críticas mistas [29]. Ela ganhou uma Teen Choice e uma indicação ao Razzie Award de pior atriz (compartilhada com O Guru do Amor) [30]. Em 2008, ela também interpretou uma vendedora na comédia romântica independente Meet Bill, ao lado de Logan Lerman e Elizabeth Banks, e estrelou a comédia The Love Guru, como uma mulher que herda o time de hóquei do Toronto Maple Leafs, ao lado de Mike Myers e Justin Timberlake [31]. Mick LaSalle, do San Francisco Chronicle, notando que estava "proeminentemente" no filme, sentiu que "finalmente parece relaxada diante das câmeras". O Love Guru foi um fracasso crítico e comercial [32].

Embora Alba não tenha lançado nenhum filme em 2009, cinco filmes de alto nível lançados ao longo de 2010 a apresentaram em papéis significativos. Seu primeiro papel no ano foi o de uma prostituta em The Killer Inside Me, uma adaptação do livro de mesmo nome, ao lado de Kate Hudson e Casey Affleck, que estreou no Festival de Cinema de Sundance a reações polarizadas dos críticos [33][34]. Seu próximo filme foi a comédia romântica Dia dos Namorados, na qual ela interpretou a namorada de uma florista como parte de um longo elenco formado por Jessica Biel, Bradley Cooper, Taylor Lautner e Julia Roberts, entre outros. Apesar das críticas negativas, o filme foi um sucesso comercial, com um faturamento mundial de US $ 216,5 milhões [35]. No filme de ação Machete, Alba se reuniu com o diretor Robert Rodriguez, assumindo o papel de um oficial de imigração dividido entre fazer cumprir a lei e fazer o que é popular aos olhos de sua família. A Machete faturou mais de US $ 44 milhões em todo o mundo [36].

O drama An Invisible Sign of My Own, que Alba filmou no final de 2008, estreou no Hamptons Film Festival. Nele, ela retratou uma jovem dolorosamente retirada [37]. Seu último filme de 2010 foi a comédia Little Fockers, na qual ela interpretou um representante extrovertido de drogas, reunindo-se com Robert De Niro, que também estava em Machete. Apesar das críticas negativas dos críticos, o filme arrecadou mais de US $ 310 milhões em todo o mundo. Por todos os seus papéis em 2010, ela recebeu um prêmio Razzie de pior atriz coadjuvante [38].

2011 – presente: Ação e filmes independentes[editar | editar código-fonte]

Jessica Alba para Vogue em 2019.

Em 2011, Alba trabalhou pela terceira vez com Robert Rodriguez no filme Spy Kids: All the Time in the World, retratando um espião aposentado que é chamado de volta à ação. Para se relacionar com seus novos enteados, ela os convida [39]. O filme empalideceu nas bilheterias em comparação aos filmes anteriores da franquia, mas ainda foi um sucesso moderado, arrecadando US $ 85 milhões em todo o mundo. Alba apareceu em seguida com Adam Scott, Richard Jenkins, Jane Lynch, Mary Elizabeth Winstead e Catherine O'Hara na comédia ACOD (2013), retratando o que o Washington Post descreveu como um "filho do divórcio", com quem o personagem de Scott "quase trai" a namorada [40]. O crítico do ScreenRant Ben Kendrick escreveu: "[Winstead] e [Alba] também entregam suas contribuições - embora os dois personagens sejam projetados principalmente para serem espelhos para Carter examinar sua própria vida e escolhas" [41]. ACOD recebeu uma série teatral limitada na América do Norte [42]. Em 2013, Alba também fez sua estréia como dubladora no filme de animação moderadamente bem-sucedido Escape from Planet Earth [43].

Alba trabalhou mais uma vez com o diretor Rodriguez em duas sequências de filmes. Ela reprisou seu papel de Oficial de Imigração, em uma aparição não creditada, em Machete Kills (2013), que fracassou com críticos e audiências, e seu papel muito maior da stripper Nancy Callahan, buscando vingar seu falecido protetor, em Sin City: A Dame to Kill For, lançado em agosto de 2014, em 2D e 3D. Ao contrário do primeiro filme, A Dame to Kill For foi um fracasso comercial, arrecadando US $ 39 milhões contra seu orçamento de produção de US $ 65 milhões e recebeu críticas mistas de críticos de cinema. Variety sentiu que era uma "tentativa tardia e manca de transformar o personagem de Alba de uma figura explorada em uma figura com poderes" [44]. Em seguida, ela assumiu o papel de artista de cabaré no drama Dear Eleanor (2014), a namorada atlética de um professor de inglês bem-sucedido e respeitado na comédia romântica Some Kind of Beautiful (2014), recepcionista da uma empresa de limusine no thriller Stretch (também em 2014), traficante de armas na comédia policial Barely Lethal (2015) e a de um documentarista no filme de terror The Veil (2016); todos os filmes foram lançados para execuções teatrais limitadas e VOD [45][46].

No filme de ação Mecânico: Ressurreição (2016), ao lado de Jason Statham, Alba interpretou a namorada de um assassino aposentado. Ela fez Krav Maga para entrar em forma para o filme, e foi atraída pela força que seu personagem exibiu, comentando: "Eu acho que para esses tipos de filme você não costuma ver o tipo de chute romântico feminino Quero dizer, geralmente ela está sendo salva pelo cara, e é bom que eu chegue à mesa com uma força e um coração de verdade" [47]. O filme faturou US $ 125,7 milhões em todo o mundo [48].

Outros empreendimentos[editar | editar código-fonte]

Caridade e política[editar | editar código-fonte]

Jessica Alba em 2009.

Alba posou para uma campanha publicitária impressa com tema de escravidão da Declare Yourself, uma campanha que incentivava o registro de eleitores entre os jovens nas eleições presidenciais de 2008 nos Estados Unidos. Os anúncios, fotografados por Mark Liddell, apresentam Alba embrulhada e amordaçada com fita preta, e chamaram a atenção da mídia nacional [49]. Alba disse sobre os anúncios que "isso não me assustou nem um pouco". Alba também disse: "Eu acho importante que os jovens estejam cientes da necessidade que temos neste país de torná-los mais ativos politicamente ... As pessoas respondem a coisas que são chocantes" [50].

Alba endossou e apoiou o candidato presidencial democrata Barack Obama durante a temporada primária de 2008 [51]. Ela também endossou a campanha de Hillary Clinton para presidente.

Em junho de 2009, enquanto filmava The Killer Inside Me em Oklahoma City, Alba estava envolvida em uma polêmica com os moradores quando colou pôsteres de tubarões na cidade [52]. Alba disse que estava tentando chamar a atenção para a população decrescente de grandes tubarões brancos. Os meios de comunicação especularam que Alba seria perseguida e acusada de vandalismo [53]. Em 16 de junho de 2009, a polícia de Oklahoma City disse que não processaria criminalmente a Alba, porque nenhum dos proprietários queria persegui-la [54]. Alba pediu desculpas em uma declaração à revista People e disse que lamentava suas ações. Mais tarde, ela doou uma quantia não revelada em dinheiro (mais de US $ 500) para a United Way, cujo outdoor ela ocultara com um dos pôsteres de tubarão [49][55].

Em 2011, a Alba participou de um esforço de lobby de dois dias em Washington DC em apoio à Lei de Produtos Químicos Seguros, uma revisão da Lei de Controle de Substâncias Tóxicas de 1976 [56]. Alba retornou ao Capitol Hill em 2015 para fazer lobby com os parlamentares, uma vez que mais uma vez debateu um substituto para a Lei de Controle de Substâncias de 1976. Ela também tem sido uma forte defensora dos direitos dos gays e, em 27 de junho de 2013, expressou sua satisfação com a decisão da Suprema Corte de derrubar o DOMA em sua conta do Twitter. Ela twittou "#equality #love" [57].

O trabalho de caridade de Alba incluiu a participação de Clothes Off Our Back, Habitat for Humanity, Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas, Projeto HOME, RADD, Revlon Run/Walk for Women, Aldeias Infantis SOS, Soles4Souls, Step Up e Baby2Baby [58]. Alba é uma embaixadora do movimento 1Goal para fornecer educação às crianças na África. Ela também serviu como embaixadora "anjo" da Baby2Baby, doando e ajudando a distribuir itens como fraldas e roupas para as famílias em Los Angeles [59]. Em 2015, Alba e The Honest Company patrocinaram um laboratório no Hospital Mount Sinai, em Nova York. O laboratório foi anunciado como uma sala especializada projetada para impedir a entrada de poeira e partículas, onde uma equipe de epidemiologistas pesquisaria as ligações entre produtos químicos domésticos e autismo [60].

Imagem pública[editar | editar código-fonte]

Jessica Alba no San Diego Comic Con International em 2014.

Jessica Alba tem recebido atenção por sua aparência ao longo dos anos e foi incluída em várias listas de publicações das celebridades mais atraentes da época. Alba foi incluído na lista Hot 100 da Maxim Magazine várias vezes entre 2001 e 2014 [61]. Sobre isso, ela disse: "Eu tenho que me esforçar para usar a sexualidade em meu proveito, enquanto guia as pessoas a pensar da maneira que eu quero" [62]. Em 2002, Alba foi votada como a quinta estrela mais sexy do sexo feminino em uma pesquisa no Hollywood.com [63]. Em 2005, ela foi nomeada como uma das Pessoas 50 A maioria das Pessoas bonitas da revista, e também apareceu mais tarde na lista mais bonita da revista 100, em 2007 [64]. Alba também foi nomeada como parte das listas de mulheres mais sexy da FHM.

Alba foi nomeada entre as "25 celebridades mais sexy" da Playboy em 2006 e apareceu na capa da revista naquele ano [65]. Alba esteve envolvida em litígios contra a Playboy por usar sua imagem nesta capa (de uma foto promocional de Into the Blue) sem o seu consentimento, que ela afirma ter dado a impressão de que ela foi destaque na edição em um "nude" pictórico". No entanto, mais tarde, ela desistiu da ação depois de receber um pedido de desculpas pessoal do proprietário da Playboy, Hugh Hefner, que concordou em fazer doações para duas instituições de caridade apoiadas pela Alba [66]. Também em 2006, os leitores do AskMen.com votaram a Alba nº 1 em 99 mulheres mais desejáveis ​​".Em 2007, Alba foi classificada como número 4 nas "100 estrelas mais sexy de cinema" da Empire Magazine [67]. Ambos GQ e In Style teve Alba em suas capas Junho de 2008 [68]. Alba apareceu no calendário de Campari de 2009, com fotos de sua pose. Campari imprimiu 9.999 cópias do calendário [69]. Em 2011, ela foi nomeada uma das "100 Mulheres mais Gostosas de Todos os Tempos" pela Saúde Masculina [70].

Em 2010, surgiram relatos de que uma menina chinesa de 21 anos estava buscando cirurgia plástica para se parecer com Alba, a fim de reconquistar um ex-namorado; a estrela falou contra a necessidade percebida de mudar a aparência de alguém por amor [71].

Alba comentou sobre seus medos de ser considerada uma gatinha sexual com base na maior parte das peças oferecidas a ela. Em uma entrevista, Alba disse que queria ser levada a sério como atriz, mas acreditava que precisava fazer filmes nos quais de outra forma não estaria interessada em construir sua carreira, afirmando que, eventualmente, esperava ser mais seletiva em seus projetos de cinema [72].

Alba foi citada dizendo que não fará nudez para um papel [73]. Ela teve a opção de aparecer nua na Sin City pelos diretores do filme, Frank Miller e Robert Rodriguez, mas recusou a oferta, dizendo: "Eu não faço nudez. Simplesmente não. Talvez isso me faça uma atriz ruim. Talvez eu não seja contratada em algumas coisas. Mas tenho muita ansiedade" [74]. Ela comentou sobre uma sessão de GQ na qual estava com pouca roupa: "Eles não queriam que eu usasse a calcinha da avó, mas eu disse: 'Se vou ficar de topless, preciso usar a calcinha da avó" [75].

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Jessica Alba em 2012.

Alba foi criada como católica ao longo de sua adolescência, mas deixou a igreja porque sentiu que estava sendo julgada por sua aparência [76].

Alba também tinha objeções às condenações da Igreja sobre sexo antes do casamento e homossexualidade, e o que ela via como falta de fortes modelos femininos na Bíblia , explicando "Eu pensei que era um bom guia, mas certamente não era assim que eu estava indo". viver minha vida". Sua "devoção religiosa começou a diminuir" aos 15 anos de idade, quando ela atuou como adolescente com gonorréia na garganta em um episódio de 1996 da série de televisão Chicago Hope. Seus amigos na igreja reagiram negativamente ao seu papel, fazendo-a perder a fé na igreja. No entanto, ela afirmou que ainda mantém sua crença em Deus, apesar de deixar a igreja [77].

Durante as filmagens de Dark Angel, em janeiro de 2000, Alba iniciou um relacionamento de três anos com seu colega Michael Weatherly. Weatherly propôs namoro a Alba em seu aniversário de 20 anos, que ela aceitou. Em agosto de 2003, Alba e Weatherly anunciaram que haviam encerrado seu relacionamento. Em julho de 2007, Alba falou sobre o rompimento, dizendo: "Eu não sei por que fiquei noiva. Eu era virgem. Ele era 12 anos mais velho que eu. Pensei que ele soubesse melhor. Meus pais não eram são felizes. Eles são realmente religiosos. Eles acreditam que Deus não permitiria que a Bíblia fosse escrita se não fosse o que eles deveriam acreditar. Eu sou completamente diferente." [78].

Alba conheceu Cash Warren, filho do ator Michael Warren, durante as filmagens de Quarteto Fantástico em 2004 [79]. O casal se casou em Los Angeles em maio de 2008 [80]. Eles têm três filhos: Honor Marie Warren nascida em 7 de junho de 2008 [81], Haven Garner Warren, nascida em 13 de agosto de 2011 [82], e um filho Hayes Alba nascido em 31 de dezembro de 2017 [83]. As primeiras fotos de sua filha mais velha, que aparecem na edição de julho de 2008 da revista OK! revista, supostamente rendeu à Alba US $ 1,5 milhão [84].

Em 2014, Alba apareceu na série genealógica de Henry Louis Gates, Finding Your Roots, onde sua linhagem remonta à antiga civilização maia [85]. A pesquisa do programa indicou que seu sobrenome não era herdado de um espanhol, já que a linha paterna direta de seu pai (Y-DNA) era o Haplogroup Q-M3, sendo de origem indígena. A linha matrilinear de seu pai (mtDNA) era judia e revelou que o advogado Alan Dershowitz é um parente genético dela. A mistura global da Alba era de 72,7% na Europa, 22,5% no Leste Asiático e Nativo Americano, 2% na África Subsaariana, 0,3% Oriente Médio e Norte da África, 0,1% do sul da Ásia e 2,4% "No Match".

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Título em Português Papel Notas
1994 Camp Nowhere br: Férias em Alto Astral
pt: Campo de Férias
Gail
1995 Venus Rising Eve Jovem
1999 P.U.N.K.S. Samantha Swoboda
Never Been Kissed br / pt: Nunca fui Beijada Kirsten Liosis
Idle Hands br: A Mão Assassina
pt: As Mãos do Diabo
Molly
2000 Paranoid br: A Casa do Mal Chloe
2003 The Sleeping Dictionary br: O Dicionário de Cama
pt: A Linguagem do Amor
Selima
Honey br: Honey - No Ritmo do Seus Sonhos
pt: Honey
Honey Daniels
2005 Sin City br / pt: Sin City - A Cidade do Pecado Nancy Callahan
Quarteto Fantástico br / pt: Quarteto Fantástico Sue Storm / Mulher Invisível
Into the Blue br: Mergulho Radical
pt: Profundo Azul
Sam
2007 The Ten br / pt: Os Novos Dez Mandamentos Liz Anne Blazer
Knocked Up br: Ligeiramente Grávidos
pt: Um Azar do Caraças
ele mesma
Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer br / pt: Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado Sue Storm / Mulher Invisível
Good Luck Chuck br: Maldita Sorte
pt: Elas Não Me Largam
Cam Wexler
Meet Bill br / pt: O Meu Nome é Bill Lucy
Awake br: Awake - A Vida Por Um Fio
pt: Acordado
Sam Lockwood Lançamento:[86]
2008 The Eye br: O Olho do Mal
pt: O Olho
Sydney Wells
The Love Guru br / pt: O Guru do Amor Jane Bullard Lançamento: 20 de outubro de 2008 (Brasil)[87]
2010 The Killer Inside Me br: O Assassino em Mim Joyce Lakeland Lançamento: 18 de junho de 2010 (EUA)[88]
Valentine's Day[89][90] br: Idas e Vindas do Amor
pt: Dia dos Namorados
Morely Clarkson Lançamento:[91]
Machete br / pt: Machete Sartana Rivera Lançamento:[92]
  • EUA: 3 de setembro de 2010
  • Brasil: 24 de setembro de 2010
  • Portugal: 25 de setembro de 2010
An Invisible Sign br: Matemática do Amor Mona Gray Lançamento: 7 de outubro de 2010 (EUA)[93]
Little Fockers br: Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família
pt: Não Há Família Pior!
Andi Garcia Lançamento:[94]
  • EUA: 22 de dezembro de 2010
  • Brasil: 7 de janeiro de 2011
2011 Spy Kids: All the Time in the World pt: Pequenos Espiões: Todo o Tempo do Mundo Marissa Cortez Wilson
2013 A.C.O.D. br: Filhos do Divórcio Michelle
Escape from Planet Earth br: A Fuga do Planeta Terra
pt: Fuga do Planeta Terra
Lena (voz)
Machete Kills br / pt: Machete ataca novamente Sartana Rivera Lançamento:[95]
  • EUA: 13 de setembro de 2013
2014 Sin City: A Dame to Kill For br: Sin City: A Dama Fatal Nancy Callahan
Stretch Charlie
Some Kind of Beautiful br: Ensina-me o Amor Kate
2015 Barely Lethal br: Escola de Espiões Victoria Knox
Entourage br: Entourage: Fama e Amizade Ela mesma
2016 The Veil br: A Seita Maggie Price
Dear Eleanor br: Minha Querida Primeira-Dama Daisy
Mechanic: Resurrection br: Assassino a Preço Fixo 2: A Ressurreição Gina
2017 El Camino Christmas br: O Caminho do Natal Beth Flowers
2019 Killers Anonymous Jade

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Título em Português Papel Notas
1994 The Secret World of Alex Mack Jessica 3 episódios
1995-1997 Flipper Maya Graham
1996 ABC Afterschool Special Christy Episódio: "Too Soon for Jeff"
Chicago Hope Florie Hernandez Episódio: "Sexual Perversity in Chicago Hope" (2ª temporada)
1998 Beverly Hills, 90210 br: Barrados no Baile Leanne 2 episódios
Love Boat: The Next Wave Layla Episódio: "Remember?"
2000-2002 Dark Angel br: Dark Angel
pt: Anjo Negro
Max Guevara/X5-452 Personagem Principal
2003 MADtv Jessica Simpson Episódio 5, Temporada 9
2004 Entourage br: Entourage: Fama e Amizade

pt: Entourage - Vidas em Hollywood

Ela Mesma Episódio: "The Review"
2009 The Office br: The Office
pt: O Escritório
Sophie Episódio: "Stress Relief" (5ª temporada)
2010 Project Runway Ela Mesma / Jurada Episódio: "Sew Much Pressure"
2015 RuPaul's Drag Race Ela Mesma / Jurada Episódio: "Spoof! (There It Is)"
2019 L.A.'s Finest Detective Lieutenant Nancy McKenna Personagem Principal

Referências

  1. «Jessica Alba». Forbes 
  2. «Jessica Alba» (em inglês). IMDb. Consultado em 22 de maio de 2010 
  3. a b «Look at me». The Age (em inglês). 22 de junho de 2007. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  4. «Jessica Alba Launches The Honest Company – Moms & Babies – Moms & Babies - People.com». web.archive.org. 21 de março de 2012. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  5. «Jessica Alba». PEOPLE.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  6. 10 famosos que foram sequestrados Observatório do Cinema: edição 9/02/2018 - acessado em março de 2018
  7. «Jessica Alba Goes To 'Sin City'». www.cbsnews.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  8. web.archive.org https://web.archive.org/web/20081219185343/http://iworks.factiva.com/du/iworksarticledisplay.aspx?napc=v&acc=DAISTA0020051018e1ag0008j. Consultado em 18 de janeiro de 2020  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  9. «Love Boat: The Next Wave | TV Guide». TVGuide.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  10. «Alumni». Atlantic Acting School (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  11. «James Cameron's Dark Angel premieres tonight». EW.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  12. Dark Angel - IMDb, consultado em 18 de janeiro de 2020 
  13. «School of Art History, Cinema, Classics and Archaeology». web.archive.org. 18 de junho de 2005. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  14. «Top 200 Sexiest Characters In Sci-Fi | GamesRadar». web.archive.org. 17 de outubro de 2015. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  15. «USATODAY.com - Jessica Alba flows like 'Honey'». usatoday30.usatoday.com. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  16. «'American Pop'... Matters: Ron Thompson, the Illustrated Man Unsung». PopMatters (em inglês). 1 de agosto de 2012. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  17. «Jessica Alba Interview: Sin City». www.radiofree.com. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  18. «2. Jessica Alba Slideshow Girls on Maxim.com». web.archive.org. 5 de junho de 2008. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  19. LaSalle, Mick (8 de julho de 2005). «MOVIE REVIEWS / She throws force fields. The others fly, turn rubbery and become rocklike. Fantastic? What else do they do?». SFGate. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  20. Bradshaw, Peter (22 de julho de 2005). «Fantastic Four». The Guardian (em inglês). ISSN 0261-3077 
  21. «Into the Blue». Box Office Mojo. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  22. «MTV - MTV Movie & TV Awards 2019 MTV & TV Awards». MTV. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  23. «Fantastic 4: Rise of the Silver Surfer». Box Office Mojo. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  24. «Good Luck Chuck (2007) - Financial Information». The Numbers. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  25. «Jessica Alba & Hayden Christensen (Awake)- Interview | Movie Trailers and Videos». Tribute (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  26. «Awake». Box Office Mojo. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  27. «Jessica Alba». IMDb. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  28. «KESQ.com Palm Springs, Coachella Valley - Weather, News, Sports: Jessica Alba dazzles self-professed nerds as academy hands out science and tech Oscars». web.archive.org. 5 de junho de 2008. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  29. The Eye (2008) (em inglês), consultado em 18 de janeiro de 2020 
  30. «Cameron Diaz, Jessica Alba and Eva Mendes Nominated for Razzie Awards». LATINA (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  31. «Mike Myers, Jessica Alba introduce 'The Love Guru' at ShoWest». EW.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  32. «UK Weekend Cinema Box Office Chart 1st August 2008 | 25thframe». www.25thframe.co.uk (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  33. Miska, Brad (18 de novembro de 2008). «'Killer Inside Me' Finds New Director and Cast». Bloody Disgusting! (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  34. Renner, Brian D. «Everything You Need to Know About The Killer Inside Me Movie (2010): Jul. 11, 2010 - added the Blu-ray release date of September 28, 2010». Movie Insider (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  35. «Valentine's Day». Box Office Mojo. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  36. «Machete». Box Office Mojo. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  37. «Hamptons International Film Festival » Blog Archive » HIFF 2010 Program Announced!». web.archive.org. 24 de setembro de 2010. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  38. «'Sex And The City 2' Ladies Named Worst Actresses Of The Year!». HuffPost (em inglês). 27 de fevereiro de 2011. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  39. Radish, Christina (15 de agosto de 2011). «Jessica Alba Interview SPY KIDS: ALL THE TIME IN THE WORLD». Collider (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  40. O'Sullivan, Michael (10 de outubro de 2013). «'A.C.O.D.' movie review». Washington Post (em inglês). ISSN 0190-8286 
  41. «A.C.O.D. Review». ScreenRant (em inglês). 18 de outubro de 2013. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  42. «A.C.O.D.». Box Office Mojo. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  43. «Sarah Jessica Parker, Jessica Alba Join 'Escape from Planet Earth'». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  44. Chang, Justin; Chang, Justin (20 de agosto de 2014). «Film Review: 'Frank Miller's Sin City: A Dame to Kill For'». Variety (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  45. «Boulder County gets its close-up with 'Dear Eleanor' debut». Boulder Daily Camera (em inglês). 7 de maio de 2016. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  46. Lincoln, Ross A.; Lincoln, Ross A. (17 de julho de 2015). «'Some Kind Of Beautiful' Trailer – Pierce Brosnan's Charming Mid Life Crisis». Deadline (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  47. «Jessica Alba Talks Mechanic: Resurrection Role & Jason Statham». ScreenRant (em inglês). 28 de agosto de 2016. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  48. «Mechanic: Resurrection». Box Office Mojo. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  49. a b «Entertainment News, Celebrity News, Celebrity Gossip | E! News». E! Online (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  50. «Jessica Alba's 'Shocking' Ad for Declare Yourself». PEOPLE.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  51. «Jessica Alba, Ryan Phillippe support Obama in new will.i.am video | TopNews». www.topnews.in. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  52. Dillon, Nancy. «Jessica Alba 'sorry' for shark posters». nydailynews.com. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  53. «Oklahoma City police probe Alba link to vandalism at The Insider». web.archive.org. 13 de junho de 2009. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  54. «Jessica Alba Won't Face Vandalism Charges for Her Shark Crusade». PEOPLE.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  55. «Jessica Alba donates to United Way of Central Oklahoma | BAM's Blog». archive.ph. 12 de julho de 2012. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  56. PATRICK GAVIN. «Jessica Alba on the Hill - PATRICK GAVIN | POLITICO CLICK». www.politico.com. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  57. Fusaro, Kim. «40 Celebrities Who Support Marriage Equality». Glamour (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  58. wpengine. «Home Page». Baby2Baby (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  59. «How Jessica Alba, Kate Hudson and More Stars Are Helping L.A. Moms». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  60. O'Connor, Clare. «Jessica Alba's Honest Co. Funding Research On Chemical Link To Autism». Forbes (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  61. «34 Jessica Alba 2008 Hot 100 Slideshow Girls on Maxim.com». web.archive.org. 10 de janeiro de 2009. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  62. «Jessica Alba Biography : People.com». web.archive.org. 10 de março de 2008. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  63. Staff, Hollywood com (14 de fevereiro de 2002). «Hollywood's Sexiest Stars 2002 Poll Results!». Hollywood.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  64. «PEOPLE's 50 Most Beautiful People». PEOPLE.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  65. «13 celebs who said 'no way' to Playboy». www.cnn.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  66. «Playboy Apologizes to Jessica Alba». PEOPLE.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  67. «Empire Magazine 100 Sexiest Movie Stars Ever; Angelina Jolie Named Sexiest Movie Star Ever - PopCrunch». web.archive.org. 25 de setembro de 2017. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  68. «June 2007 - Product Finder - Products - In Style». web.archive.org. 22 de fevereiro de 2008. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  69. «PHOTOS: Jessica Alba Bares Body After Baby for Calendar». PEOPLE.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  70. Health, The Editors of Men's (22 de novembro de 2013). «The 100 Hottest Women of All Time». Men's Health (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  71. «Jessica Alba Makeover (Photos) - Plastic Surgery to Look Like Actress». National Ledger (em inglês). 7 de fevereiro de 2010. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  72. Stern, Marlow (18 de agosto de 2014). «Jessica Alba on 'Sin City,' Typecasting, and How Homophobia Pushed Her Away From the Church» (em inglês) 
  73. Celebrity (12 de outubro de 2006). «Sorry Boys, Jessica Alba Won't Get Naked». POPSUGAR Celebrity (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  74. «ELLE Magazine - Jessica Alba». web.archive.org. 7 de novembro de 2006. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  75. «Alba Turns Her Back On Christian Pals Who Made Her Feel Ashamed». Contactmusic.com. 23 de março de 2005. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  76. «WebCite query result». www.webcitation.org. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  77. «Glamour's October Cover Girl — Dark Angel Jessica Alba Reveals Her Obsessions, Love, and God — p.256; October issue on newsstands Sept. 11, 2001 | Business Wire | Find Articles at BNET.com». web.archive.org. 28 de maio de 2008. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  78. «Jessica Alba's Parental Relationship Was Strained By Engagement - Starpulse News Blog». web.archive.org. 13 de julho de 2007. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  79. «Jessica Alba Engaged!». PEOPLE.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  80. «BREAKING: Jessica Alba Married! | A Socialite's Life». web.archive.org. 27 de maio de 2008. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  81. «Jessica Alba Gets Married to Cash Warren!». PEOPLE.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  82. «Jessica Alba Gives Birth to Daughter Haven Garner!». Us Weekly (em inglês). 15 de agosto de 2011. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  83. «Jessica Alba and Cash Warren Welcome Son Hayes - See His Adorable First Photos». PEOPLE.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  84. «Top Ten Most Expensive Baby Photos | Access Hollywood - Celebrity News, Photos & Videos». web.archive.org. 23 de julho de 2010. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  85. «'Finding Your Roots' fills the gaps of the family tree». MNN - Mother Nature Network (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  86. «Awake (2007)» (em inglês). IMDb. Consultado em 16 de junho de 2008 
  87. «The Love Guru (2008)» (em inglês). IMDb. Consultado em 16 de junho de 2008 
  88. «Release dates for The Killer Inside Me» (em inglês). IMDb. Consultado em 22 de maio de 2010 
  89. «Valentine's Day já conta com Jessica Alba no elenco, e tem estréia prevista para dia 12 de fevereiro de 2010 no EUA». Consultado em 11 de agosto de 2009. Arquivado do original em 4 de dezembro de 2009 
  90. «Jessica Alba is in the cast of Valentine's day (Release Date: February 12, 2010)» (em inglês). ComingSoon.net. Consultado em 22 de maio de 2010 
  91. «Release dates for Valentine's Day» (em inglês). IMDb. Consultado em 22 de maio de 2010 
  92. «Release dates for Machete» (em inglês). IMDb. Consultado em 9 de janeiro de 2011 
  93. «Release dates for An Invisible Sign» (em inglês). IMDb. Consultado em 9 de janeiro de 2011 
  94. «Release dates for Little Fockers» (em inglês). IMDb. Consultado em 9 de janeiro de 2011 
  95. «Release dates for Machete» (em inglês). IMDb. Consultado em 30 de outubro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons