Logan Lerman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Logan Lerman
Logan Lerman
Lerman na estreia do filme Fury, em 2014.
Nome completo Logan Wade Lerman
Nascimento 19 de janeiro de 1992 (32 anos)
Beverly Hills, Califórnia
Estados Unidos
Nacionalidade norte-americano
Ocupação Ator, músico
Atividade 2000–presente
Festival de Cannes
Trophée Chopard - Melhor Revelação
2014 - Noé
Outros prêmios
Young Artist Awards
2004 - A Painted House
2005 - Jack & Bobby
2007 - Hoot

Logan Wade Lerman (Beverly Hills, 19 de janeiro de 1992) é um ator norte-americano. Ele é mais reconhecido por interpretar o personagem-título da série de filmes de fantasia e aventura Percy Jackson (filmes) e o personagem Charlie no filme de drama adolescente, As Vantagens de Ser Invisível.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido e criado em Beverly Hills, localizada na Califórnia (Estados Unidos), Logan decidiu que queria ser ator aos dois anos e meio de idade, após assistir a um filme de Jackie Chan.

Em 1996, aos quatro anos, ele já tinha um agente, tendo sido escalado para dois comerciais[1]. A partir daí, começou a trabalhar em filmes e séries de televisão.

Lerman é o melhor amigo do ator Dean Collins, a quem conheceu atuando na série de televisão Jack & Bobby. Em seu tempo livre, os dois produzem curtas-metragens para uma página oficial no YouTube com o nome de conta "monkeynuts1069".

Em 2006, Collins e Lerman formaram uma banda chamada Indigo[1], juntamente com o músico Daniel Pashman; Collins nos vocais, Lerman no teclado e guitarra, e Pashman na bateria. Lerman também toca piano.

Em 2010, ele se formou no ensino secundário pela famosa pública Beverly Hills High School[1]. Lerman é judeu e cresceu em um "ambiente familiar estável". A maioria de seus familiares trabalha na profissão médica. Sua família é proprietária, da clínica de ortopedia e próteses Lerman & Son, que é gerida por seus avós paternos, Mina (Schwartz) e Max Lerman. O negócio familiar foi fundado por seu bisavô, Jacob Lerman, em 1915. Ele manifestou interesse em estar envolvido em "tudo que entra em fazer um filme", incluindo o desejo de escrever, produzir e dirigir.

Em 2010, ele aplicou-se a estudar escrita criativa na Universidade de Nova York, mas adiou o seu comparecimento. Os seus diretores favoritos incluem Wes Anderson, Stanley Kubrick, David Fincher e Peter Bogdanovich, e ele citou Beleza Americana, Clube da Luta e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças entre os seus filmes favoritos.

Família[editar | editar código-fonte]

Ele é filho de Larry Lerman[1] e Lisa Goldman[1]. Ele tem ainda dois irmãos maiores: Lindsey Lerman[1] e Lucas Lerman[1], nascido do mesmo casamento dos seus pais.

Por parte de mãe, tem uma madrasta Marilyn Silver; e duas meio-irmãs Laura Silver e Ashley Silver.

Carreira de ator[editar | editar código-fonte]

Em 2000, com apenas oito anos de idade, fez a sua estreia no cinema no filme O Patriota, interpretando "William Martin", um dos filhos mais novos do personagem de Mel Gibson. No mesmo ano, apareceu em Do Que as Mulheres Gostam, um filme de comédia também estrelado por Mel Gibson; no filme Logan interpretou o personagem de Gibson, "Nick Marshall", quando mais novo.

Em 2001, logo após um pequeno papel no filme Os Garotos da Minha Vida, seguiram-se os filmes The Flannerys e A Painted House, no papel de "Luke Chandler", por esse filme ganhou o prêmio Young Artist Awards de melhor performance em uma produção televisiva.

Em 2003, Logan estreou na série de televisão 10-8: Officers on Duty como "Bobby Justo".

Em 2004, ele interpretou o personagem de Ashton Kutcher, "Evan Treborn", aos sete anos no filme The Butterfly Effect.

Logan Lerman nos bastidores das filmagens do filme Percy Jackson e o Mar de Monstros em 2012.

Também em 2004, veio o seu papel de maior relevo na televisão, na série Jack & Bobby, atuando como protagonista como "Robert (Bobby) McCallister", um adolescente que no futuro viria a ser o presidente dos Estados Unidos da América. A série foi ao ar pela The WB Television Network entre 2004 e 2005, posteriormente foi cancelada, embora Lerman tenha recebido outro Young Artist Awards por seu desempenho. Continuando o seu trabalho no cinema, Lerman apareceu em Hoot, como "Roy Eberhardt", o filme estreou em maio de 2006 e por sua atuação nesse filme ganhou mais um Young Artist Awards, na categoria de melhor performance num longa-metragem. Lerman aparece em Número 23 de 2007, onde atua como "Robin Sparrow", filho do personagem de Jim Carrey, "Walter Sparrow". No mesmo ano fez Os Indomáveis, onde interpreta "William Evans", filho de "Dan Evans" papel estrelado por Christian Bale. Por seu trabalho em Os Indomáveis, Lerman foi novamente nomeado para o Young Artist Awards concorrendo na categoria de melhor performance em um longa-metragem, foi o segundo ano consecutivo em que recebeu uma nomeação nesta categoria, mas desta vez não ganhou.

Em 2008, desempenhou o papel de "The Kid" em Meet Bill, o personagem de Lerman nunca é chamado pelo seu nome.

Ainda em 2009, Lerman aparece no filme de ficção científica Gamer. Ele interpreta "Simon", um adolescente que controla um dos personagens em um jogo de vídeo game. Logan também tem um papel de relevo no filme de comédia My One and Only, interpretando "George Hamilton", um sério aspirante a escritor, que depois que seus pais se separam abruptamente, acompanha a mãe e o irmão em uma viagem através do país, finalmente desembarcando em Hollywood.

Lerman no Festival Internacional de Cinema de Toronto em Setembro de 2012.

Lerman filmou a adaptação da série de livros Percy Jackson e os Olimpianos de Rick Riordan como o protagonista principal Percy Jackson. O primeiro filme da série, intitulado Percy Jackson e o Ladrão de Raios, estreou em fevereiro de 2010, onde atuou ao lado dos outros co-principais Brandon T. Jackson e fez par romântico com Alexandra Daddario.

Em 2011, ele interpretou D'Artagnan na versão contemporânea de Os Três Mosqueteiros, onde foi convidado pelo diretor Paul W.S. Anderson; o filme foi filmado em agosto de 2010 e a sua estreia foi em 14 de outubro de 2011. Lerman teve que colocar extensões no cabelo para interpretar seu personagem. Tendo pouco tempo de férias Logan logo foi escalado para a adaptação cinematográfica de Stephen Chbosky em As Vantagens de Ser Invisível, atuando no papel principal, ficou um tempo trancado e sozinho tentando entrar na cabeça e entender os sentimentos do personagem Charlie, o ator ficou honrado com a escolha já que o livro era um de seus favoritos, o filme também foi protagonizado pela atriz Emma Watson.

Em 2012, Logan também filmou Stuck In Love, onde faz par romântico com a atriz Lily Collins.

Em 2013, ele novamente retornou ao seu papel de Percy Jackson, agora no segundo filme da saga, intitulado Percy Jackson e o Mar de Monstros em 2013, novamente atuando ao lado de Alexandra Daddario (seu par romântico), Brandon T. Jackson e a nova adição Leven Rambin.

Em 2014, atuou como o personagem Cam, um filho de Noé (interpretado por Russell Crowe) no filme Noah, novamente atuando ao lado de Emma Watson.

Em 2017, está escalado para estrelar o filme de drama The Only Living Boy in New York, o próximo trabalho de Seth Gordon, o diretor de Horrible Bosses, neste filme Logan interpretará o personagem Thomas, um adolescente que descobre que seu pai autoritário está tendo um caso extraconjugal e quando ele tenta intervir, acaba também se envolvendo com a amante de seu pai.

Lerman em julho de 2013.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título original Papel
2000 The Patriot William Martin
What Women Want Nick Marshall (novo)
2001 Riding in Cars with Boys Jason (aos 8)
2004 The Butterfly Effect Evan Treborn (aos 7)
2006 Hoot Roy Eberhardt
2007 The Number 23 Robin Sparrow
3:10 to Yuma William Evans
2008 Meet Bill O Garoto
2009 Gamer Simon Silverton
My One and Only George Devereaux
2010 Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief Percy Jackson
2011 The Three Musketeers D'Artagnan
2012 Stuck in Love Louis
The Perks of Being a Wallflower Charlie
2013 Percy Jackson: Sea of Monsters Percy Jackson
2014 Noah Cam
Fury Norman
2016 Indignation Marcus
2017 The Vanishing of Sidney Hall Sidney Hall
2018 Sgt. Stubby: An American Hero Robert Conroy
2019 End of Sentence Sean Fogle
2020 Shirley Fred Nemser
2022 Bullet Train [2]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Episódios
2003 A Painted House Luke Chandler Telefilme
The Flannerys
10-8: Officers on Duty Bobby Justo 1 episódio
2004 - 2005 Jack & Bobby Bobby McCallister 22 episódios
2020 - presente Hunters Jonah Heidelbaum 10 episódios

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Resultado Premiação Categoria Título
2001 Nomeado Young Artist Awards Melhor Elenco em Filme O Patriota
2004 Venceu Young Artist Awards Melhor Performance em Filme para de televisão, Minissérie ou Especial - Ator Jovem Principal A Painted House
2005 Young Artist Awards Melhor Performance em Série de televisão (Comédia ou Drama) - Ator Jovem Principal Jack & Bobby
2007 Young Artist Awards Melhor Performance em Filme - Ator Jovem Principal Os Heróis do Pedaço
2008 Nomeado Young Artist Awards Os Indomáveis
Prémios Screen Actors Guild Performance Marcante de Elenco em Filme
2010 MTV Movie Awards Ator Revelação Percy Jackson e O Ladrão de Raios
MTV Movie Awards Melhor Luta (com Jake Abel)
Teen Choice Awards Ator Revelação
Teen Choice Awards Melhor Luta (com Jake Abel)
2013 MTV Movie Awards Melhor Beijo (com Emma Watson) As Vantagens de Ser Invisível
Venceu Teen Choice Awards Melhor Ator, Drama

Referências

  1. a b c d e f g «Who is Logan Lerman? Everything You Need to Know». www.thefamouspeople.com (em inglês). Consultado em 9 de maio de 2023 
  2. «Logan Lerman Joins Brad Pitt In Sony's Action Pic 'Bullet Train'». Deadline Hollywood. 20 de novembro de 2020. Consultado em 20 de novembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Logan Lerman:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.