Rick Riordan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Rick Riordan
Riordan autografando cópias de A Batalha do Labirinto (2008).
Nacionalidade Norte-Americano
Data de nascimento 05 de junho de 1964 (50 anos)
Local de nascimento San Antonio, Texas,  Estados Unidos
Gênero(s) Mitologia, Fantasia, Suspense
Ocupação Escritor, ex-professor
Obra(s) de destaque Percy Jackson & os Olimpianos, As Crônicas dos Kane, Os Heróis do Olimpo, Tres Navarre
Página oficial http://www.rickriordan.com/

Richard Russell Riordan, Jr. (San Antonio, Texas, 5 de junho de 1964), também conhecido simplesmente como Tio Rick, é um escritor norte-americano mais conhecido por escrever a série Percy Jackson & os Olimpianos. Ele também escreveu a série adulta de mistérios Tres Navarre. Ajudou a desenvolver os dez livros da série The 39 Clues e escreveu o primeiro livro da série, O Labirinto dos Ossos. Em 2012, ele completou uma trilogia focada em mitologia egípcia, As Crônicas dos Kane, e já publicou quatro dos cinco livros planejados da série Os Heróis do Olimpo, a continuação da série Percy Jackson, que foca na mitologia romana e grega. Ele também está planejando escrever uma série baseada na mitologia nórdica. Atualmente mora com a mulher e dois filhos em Boston, Massachusetts. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco.

Riordan já é considerado por muitos jovens leitores o maior escritor teen, assim como a autora da série Harry Potter, J. K. Rowling.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Riordan nasceu e cresceu em San Antonio, Texas. Ouvia de seu pai histórias folclóricas do Velho Oeste, e depois se tornou fã de J.R.R. Tolkien. Um professor de inglês, ao saber que seu aluno gostava do escritor inglês, recomendou a Riordan a mitologia nórdica, que em seguida fez Riordan conhecer a mitologia grega. O conhecimento dos mitos acabou permeando toda a carreira do escritor.[1] Riordan formou-se no colégio Alamo Heights High School, e fez o curso superior na Universidade do Texas. Ensinou inglês e estudos sociais durante oito anos no colégio Presidio High School, em São Francisco.

Riordan criou várias séries de livros de sucesso, como o multi-premiado Tres Navarre, uma série de mistério para adultos que conta as aventuras de um detetive particular. A série Percy Jackson & os Olimpianos apresenta um garoto de doze anos de idade, que descobre que é filho do antigo deus grego, Poseidon. Riordan criou a série após esgotar o repertório de mitos gregos que contava para seu filho Haley dormir, e Haley sugerir uma nova série de histórias com os mesmos personagens.[2] Riordan acabou incorporando traços de Haley no protagonista Percy Jackson, como dislexia e TDAH. A série vendeu 20 milhões de livros e rendeu dois filmes adaptando os dois primeiros volumes da série.[1]

Após o sucesso de Percy Jackson, Rick Riordan criou As Crônicas dos Kane, que conta com um moderno panteão egípcio e dois novos protagonistas irmãos. Seu primeiro livro, A Pirâmide Vermelha, foi lançado em 4 de maio de 2010, a continuação, O Trono de Fogo, foi lançado 3 de maio de 2011, e o terceiro e último livro das Crônicas de Kane, A Sombra da Serpente, foi lançado em 1 de maio de 2012.

Riordan também criou uma série que é a continuação para os livros de Percy Jackson, Os Heróis do Olimpo. Seu primeiro livro, O Herói Perdido, foi lançado nos EUA em 12 de outubro de 2010, a sequência, O Filho de Netuno, foi lançado em 4 de outubro de 2011, o terceiro livro da série, A Marca de Atena, foi lançado 2 de outubro de 2012, o quarto livro A Casa de Hades foi lançado em 8 de outubro de 2013.

Riordan expandiu as duas séries simultaneamente, enquanto ele completava a trilogia As Crônicas dos Kane, ele continuava a escrever Os Heróis do Olimpo, uma série composta por cinco livros. Riordan também ajudou a criar a série de livros infantis The 39 Clues, ele foi autor de vários de seus livros, incluindo O Labirinto dos Ossos, que liderou a lista New York Times Best Seller de 28 de setembro de 2008. Riordan planeja publicar uma série baseada na mitologia nórdica em 2015.

A San Diego Comic-Con de 2010 apresentou Riordan como um convidado. Rick Riordan vive em Boston, Massachusetts, com sua esposa e seus dois filhos, Patrick e Haley, que inspirou a série Percy Jackson.

A criação de Percy Jackson[editar | editar código-fonte]

O desenvolvimento, tanto para O Ladrão de Raios quanto para a série como um todo, começou quando Riordan começou a fazer histórias para seu filho Haley, um semideus filho de Hécate que havia recentemente sido diagnosticado com TDAH e dislexia. Seu filho estava estudando mitologia grega, em segundo grau e pediu que seu pai escrevesse histórias de ninar baseadas em mitos gregos. Riordan tinha sido um professor de mitologia grega no ensino fundamental há muitos anos e foi capaz de lembrar-se de histórias o suficiente para agradar o filho. Riordan logo começou a escrever mitos sobre seu filho, em seguida, pediu-lhe que fizesse novos contos, dessa vez usando os mesmos personagens dos mitos gregos e adicionando novos. Assim, Riordan criou o personagem fictício Percy Jackson e fez a história de como ele iria viajar através dos Estados Unidos para recuperar o raio de Zeus.

Rick Riordan Todas as noites, ele [seu filho] me pedia para contar histórias na hora de dormir dos mitos gregos.

E então, eu criei Percy Jackson. Ele tem TDAH e dislexia, e aprende que postas juntas, essas duas condições indicam, sem sombra de dúvida, que ele tem sangue olimpiano, como é dito antes de ele ser filho de Hécate.

Rick Riordan

 — Rick Riordian, Demigods and Monsters

Depois que ele terminou de contar a história para seu filho, ele então pediu que seu pai lhe escrevesse um livro baseado em aventuras de Percy.[3]

Em junho de 1994, Riordan tinha completado seu manuscrito e começou a procurar agentes. Durante esse tempo, ele visitou várias faculdades locais à procura de bons editores até que ele finalmente encontrou um agente.[4] Enquanto ele deixou seu manuscrito com seu agente e editor para revisar, Riordan pediu para alunos do ensino fundamental lerem e darem a sua crítica. Finalmente, ele ganhou a sua aprovação, e com a ajuda dos alunos, surgiu o nome do livro.[4] Em junho de 1997, Riordan assinou com a Bantam Books para preparar o livro para publicação.[5] Em 2004, o livro foi vendido para a Miramax Books por dinheiro suficiente para Riordan deixar o emprego para se concentrar na escrita.[6] Depois que foi lançado em 28 de julho de 2005, vendeu mais de 1,2 milhões de cópias. O livro foi lançado em várias versões, incluindo edições de bolso, capa dura e áudio.[7] [8] [9] Tem sido traduzido para vários idiomas e publicados em todo o mundo.[10]

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Percy Jackson & the Olympians foi comparada com maledicência com outra série juvenil Harry Potter escrita pela britânica J. K. Rowling.

Desde que o primeiro livro da série, O Ladrão de Raios, foi lançado em 2005, o autor vem enfrentando uma série de acusações, principalmente de plágio em relação a outras bem sucedidas séries de livros infanto-juvenis publicadas anteriormente, como Harry Potter. Até mesmo Rick assumiu que o enredo e os personagens de The Lightning Thief se assemelham de forma considerável com os da série da autora britânica J. K. Rowling.

Rick Riordan Parece com Harry, a partir da revelação de que adolescentes em idade de Percy têm poderes que eles nunca souberam e vivem no acampamento de Hogwarts, onde eles aprendem a usar esses poderes com o professor Dumbledore, neste caso, o centauro Quíron, que os ajuda a alcançar seus destinos. Rick Riordan

 — Marshall Fine do The Huffington Post comparando as séries[11] .

As semelhanças mais evidentes é o trio de personagens principais de Riordan, o protagonista Percy Jackson um garoto problemático que é maltratado em casa e que descobre, de uma hora para outra, que suas origens são totalmente diferentes do que ele imaginava e que um futuro de aventuras e emoções o aguarda, assim como o de Harry Potter e seus amigos, Grover um garoto-bode fiel, apesar de medroso e atrapalhado, assim como o personagem Ron Weasley e Annabeth uma garota extremamente inteligente e independente, assim como Hermione Granger.[11] No livro de Riordan, também, o personagem central, Percy, vive boa parte de suas aventuras em um acampamento, exclusivo para "meio-sangues", ou semideuses adolescentes assim como Harry e cia., que vivem aventuras na escola de Hogwarts, criada por Rowling, que é exclusiva para bruxos adolescentes.[11] Em sua jornada, Percy segue conta com os conselhos e com a experiência de Quíron, um lendário centauro, assim como Harry Potter com o professor Dumbledore.[11] O filme da série Percy Jackson & the Olympians foi dirigido por Chris Columbus, que dirigiu dois filmes da série Harry Potter.[11]

Como resposta às acusações, Rick se pronunciou dizendo:

Cquote1.svg Ela [Rowling] estabeleceu o padrão para a nova literatura infanto juvenil, mas Percy e Harry são crianças muito diferentes, que vivem em mundos diferentes. Cquote2.svg
Rick Riordan sobre as acusações de plágio em torno de Percy Jackson e Harry Potter.

Obras[editar | editar código-fonte]

Percy Jackson & os Olimpianos[editar | editar código-fonte]

As Crônicas dos Kane[editar | editar código-fonte]

Os Heróis do Olimpo[editar | editar código-fonte]

The 39 Clues[editar | editar código-fonte]

Rick Riordan é o criador da série The 39 Clues, no entanto, apenas o primeiro e o último livro da série foram escritos por Riordan, sendo que ela é composta pelos seguintes livros:

Tres Navarre[editar | editar código-fonte]

  • Tequila Vermelha
  • Etapa: Mundinho de Dois
  • O Último Rei do Texas
  • O Diabo desceu a Austin
  • Southtown
  • Estrada de Missão
  • Ilha Rebelde

Cold Springs[editar | editar código-fonte]

Cold Springs é o único livro de Rick Riordan que não virou série. Assim como a série Tres Navarre, é um livro adulto de mistério.

Contos[editar | editar código-fonte]

  • O Filho de Sobek (crossovers entre as séries "Percy Jackson e os Olimpianos" e "As Crônicas dos Kane")
  • O Cajado de Serapis (crossovers entre as séries "Percy Jackson e os Olimpianos" e "As Crônicas dos Kane")
  • Percy Jackson e a Cantora de Apolo

Adaptações das obras[editar | editar código-fonte]

Cinematográficas[editar | editar código-fonte]

  • Em 2010, foi lançado o filme Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief — a adaptação cinematográfica de O Ladrão de Raios, o primeiro livro da série escrita por Riordan. O filme foi dirigido por Chris Columbus e o livro foi adaptado a roteiro por Craig Titley. O filme sofreu diversas críticas por ter alterado profundamente a história do livro em pontos que serão importantes para o desenvolvimento da história. No livro, Percy é um adolescente de 12 anos, e isso é importante, pois existe uma profecia sobre um filho de um dos 3 deuses antigos quando chegar aos 16 anos, e é essa profecia que gera o enredo da série. No filme, Percy já tem 16 anos e sabe dirigir, além de logo no começo conhecer seus poderes. Além disso, no filme, há uma lei proibindo os deuses de entrar em contato com seus filhos, o que vai contra até mesmo a mitologia. Os deuses não entram em contato com seus filhos porque eles não são sua prioridade, e também para não afetar demais o seu destino. Percy Jackson não deveria ter nascido porque os 3 grandes fizeram um juramento de não ter mais filhos semideuses, tentando assim controlar a Grande Profecia.Diversos personagens foram suprimidos, e o enredo foi modificado.
  • Um segundo filme — Percy Jackson: Sea of Monsters, baseado no romance também escrito pelo autor — foi lançado em 07 de Agosto de 2013. Desta vez, o diretor do filme é Thor Freudenthal e o romance foi adaptado por Scott Alexander e Larry Karaszewski.O filme também sofreu críticas por se afastar completamente da série. No filme Jackson recebe a Grande Profecia do Oráculo, enquanto no livro ele a lê em um papel por ordem de seu pai apenas às vésperas da Guerra com os Titãs (que já acontecia no reino de Poseidon). No filme existe um Coliseu com Arcos, mas isso jamais aconteceria no livro, pois o acampamento meio sangue não tem qualquer influência romana. Isso é importante porque o encontro entre Roma e Grécia ocorrerá na próxima série de livros. Novamente temos mudança de enredo, como a forma que Percy conhece Tyson e como parte para a missão de recuperar o velocino de Ouro, ou mesmo em como Grover chegou na caverna do Ciclope (que não fica na ilha de Circe, que não é um parque de diversões, mas um SPA). O roteiro original foi mudado profundamente no desfecho do filme, quando Luke consegue reerguer Cronos com o Velocino de Ouro e Percy o mata com um golpe de espada. E isso não faz absolutamente nenhum sentido, porque nenhum humano poderia matar Cronos em sua forma verdadeira, ele foi derrotado por seus próprios erros.
  • A produtora Cajon Valley Productions transformou a série As Crônicas dos Kane em uma série de 5 episódios, que foi transmitida de 27 a 31 de dezembro de 2013. Cada episódio teve duração de sessenta minutos.[12]
  • A Dreamworks obteve os direitos de adaptação da série The 39 Clues. O primeiro filme, baseado no livro O Labirinto dos Ossos, será dirigido por Shawn Levy (conhecido por dirigir o filme Gigantes de Aço).

Novelas gráficas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Escritor dá a mitos nórdicos os problemas do século 21 em trilogia, Folha de S. Paulo
  2. Vivemos uma renascença da literatura feita para crianças
  3. Rick Riordan. Where did you get the idea for Percy Jackson? p. 1. Rick Riordan. Página visitada em 17 de maio de 2009.
  4. a b Rick Riordan. What was your experience getting published? p. 1. Rick Riordan. Página visitada em 5 de maio de 2009.
  5. Rick Riordan. Did you share the Percy Jackson novel with any of your students before it was published? p. 1. Rick Riordan. Página visitada em 17 de maio de 2009.
  6. Motho Rich (1 de setembro 2008). Author of Book Series Sends Kids on a Web Treasure Hunt p. 1. The New York Times. Página visitada em 17 de maio de 2009.
  7. Audiobook Reviews. AudioFileMagazine. Página visitada em 20 de novembro de 2011.
  8. Hyperion: Percy Jackson. Hyperion Books. Página visitada em 8 de junho de 2009.
  9. Jesse Bernstein. IMDB. Página visitada em 26 de fevereiro de 2010.
  10. Chauncey Mabe (14 de maio de 2009). Rick Riordan: Percy Jackson vs. Harry Potter. Sun Sentinel. Página visitada em 18 de maio de 2009.
  11. a b c d e Marshall Fine (12 de fevereiro 2010). Movie review: Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief. The Huffington Post.
  12. The Kane Chronicles - Thank you for being so enthusiastic!. Cajon Valley. Página visitada em 17 de dezembro de 2013.
  13. Percy Jackson em quadrinhos + Entrevista com Rick Riordan. percyjacksonbr.com (30/09/09). Página visitada em 04/10/2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]