The Sea of Monsters

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
The Sea of Monsters
Percy Jackson e o Mar dos Monstros (PT)
O Mar de Monstros (BR)
O Mar de Monstros.jpg
Capa da edição brasileira do livro.
Autor (es) Rick Riordan
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Género Fantasia, aventura, mitologia grega
Série Percy Jackson e os Olimpianos
Ilustrador John Rocco
Arte de capa Christner Kettner
Editora Miramax Books
Lançamento 3 de maio de 2006
Páginas 279
ISBN 0-7868-5686-6
Edição portuguesa
Tradução Dina Antunes
Revisão Rui Augusto
Editora Casa das Letras
Lançamento 2010
Páginas 249
ISBN 978-972-46-1995-8
Edição brasileira
Tradução Ricardo Gouveia
Editora Editora Intrínseca
Lançamento 20 de maio de 2009
Páginas 304
ISBN 9788598078441
Cronologia
Último
Último
O Ladrão de Raios
A Maldição do Titã
Próximo
Próximo

The Sea of Monsters (O Mar de Monstros (título no Brasil) ou Percy Jackson e o Mar dos Monstros (título em Portugal)) é um livro de aventura e fantasia baseado em mitologia grega. É o segundo da série Percy Jackson & os Olimpianos, de Rick Riordan. O Livro narra as aventuras de Percy Jackson, um semideus de treze anos, que junto de seus amigos Annabeth Chase e Tyson, se aventura no Mar de Monstros a fim de salvar seu amigo Grover Underwood do ciclope Polifemo e encontrar o Velocino de Ouro, artefato mágico capaz de fortalecer as fronteiras do Acampamento Meio-Sangue.

The Sea of Monsters foi geralmente bem recebido e foi nomeado para vários prêmios, incluindo o Book Sense Top Ten Summer Pick de 2006[1] e o Mark Twain Award de 2009.[2] Ele vendeu mais de 100.000 cópias no formato paperback[3] e foi lançado em formato audiobook em 6 de setembro de 2006. The Sea of Monsters é seguido por The Titan's Curse, o terceiro dos cinco livros da série.

A adaptação cinematográfica do livro, Percy Jackson: Sea of Monsters, foi lançada em 16 de agosto de 2013 em Portugal

Profecia[editar | editar código-fonte]

Navegarás com guerreiros de osso em navio de ferro,

O que procuras, hás de encontrar, e teu o tornarás,

Mas sem esperanças dirás, minha vida em pedra enterro,

Sem amigos falharás e, voando só, retornarás.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Cquote1.svg Trinta, 31, 75, 12. Cquote2.svg
Coordenadas para a ilha de Polifemo

Percy Jackson espera que o destino lhe reserve muitas aventuras. E sua expectativa é concretizada. Apesar do novo curso na Meriwether School estar ocorrendo normalmente, uma simples partida de queimada acaba em uma batalha campal contra um bando de gigantes ferozes, e o ginásio inteiro do colégio fica incendiado. Annabeth aparece e o leva para o Acampamento Meio-Sangue. Chegando lá, ele tem de enfrentar uma batalha, a demissão de Quíron e as gozações dos outros campistas, depois que Tyson, seu amigo da escola, é revelado como um ciclope, filho de Poseidon e sendo assim, seu meio-irmão.

Depois, ele descobre como salvar o acampamento, usando o Velocino de ouro. Porém Tântalo, o novo diretor de atividades do acampamento, envia Clarisse La Rue à missão. Então, ele encontra-se com Hermes que lhe presenteia com uma garrafa térmica cheia de ventos e três mochilas contendo roupas, dinheiro e vitaminas.

Percy se encontra com Luke, e descobre que ele está por trás do envenenamento da árvore de Thalia e que ele quer o Velocino de Ouro para restaurar a forma física de Cronos que está num sarcófago dourado.

Percy, Annabeth e Tyson partem numa missão, onde navegam pelo Mar de Monstros, que está situado dentro do Triângulo das Bermudas, mas o Birmingham CSS — o navio que Clarisse está usando na missão — é atacado e destruído pelos monstros Caríbdis e Cila. O motor do navio superaquece e explode, e Tyson (que estava na sala de máquinas no momento da explosão) é dado como morto. Percy e Annabeth fogem em uma jangada de madeira, e Annabeth abre a garrafa térmica de ventos, fazendo eles navegarem a alta velocidade. Eles vão para uma ilha próxima, onde eles encontram o "Spa e Resort CC". A proprietária do resort é a feiticeira Circe, enquanto o próprio spa é, na verdade, uma prisão para semideuses masculinos. Circe transforma Percy em um porquinho-da-índia e coloca-o em uma gaiola com outros seis. Annabeth liberta-os e alimenta-os com as vitaminas de Hermes, tornando-os humanos novamente. Os outros seis revelam-se como sendo tripulação do famoso pirata Barba Negra (um semideus filho de Ares).

Percy e Annabeth deixam a ilha de Circe no navio de Barba Negra, o Vingança da Rainha Anne. Quando eles passam pela ilha das sereias, a pedido de Annabeth, ela é amarrada ao mastro do navio para que ela possa ouvir o canto da sereia, que faz a ouvinte ver os seus desejos mais profundos, mas é tão encantador que ela vai ser hipnotizada e tentará alcançar as sereias a todo custo. Ela faz isso, mas eles se esquecem de tirar a faca dela, e ela corta-se e se lança do navio, começando a nadar para a ilha. Percy consegue parar Annabeth, mas quando ele a toca, ele tem uma visão do que a música está fazendo ela ver: Manhattan reconstruída, e Annabeth fazendo um piquenique com seus pais e Luke Castellan.

Eles resgataram Grover (que explica que ele veio para o Mar de Monstros em busca de ) e encontram o Velocino de Ouro, mas Polifemo confronta-os, persegue-os para fora da ilha e afunda o Vingança da Rainha Anne.

Voltando ao acampamento, Quíron tem seu emprego de volta e o velocino de ouro remove o veneno da árvore de Thalia. No entanto, a própria Thalia Grace (semideusa filha de Zeus transformada em árvore quando ela morreu, para impedir que sua alma fosse para o mundo inferior), é revivida. Percy e Quíron percebem que o renascimento de Thalia era o plano de Cronos (cuja consciencia tentava mandar em luke) o tempo todo, e seu retorno poderia afetar a Grande Profecia.[4]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Críticas[editar | editar código-fonte]

"Em uma façanha digna de seus heróis, Riordan tramou uma sequência ainda mais atraente que O ladrão de raios." - Publishers Weekly

"Essa mistura inteligente de mitologia grega com personagens adolescentes contemporâneos, em uma aventura repleta de ação, trará ainda mais leitores para a série de Rick Riordan." - Booklist

"Essa excelente continuação da série deve conquistar uma nova legião de fãs." - Revista Child

"Uma aventura segue-se a outra com um ritmo veloz, e mesmo os leitores que têm apenas conhecimento superficial da Odisseia vão se divertir com esta nova abordagem de conhecidas histórias da Grécia Antiga." - School Library

Capítulos[editar | editar código-fonte]

Cap. Estados Unidos Brasil
1 My best friend shops for a wedding dress Meu melhor amigo vai comprar um vestido de noiva
2 I play dodgeball with canniballs Meu jogo de queimado com canibais
3 We hail the taxt of Eternal Tormente Nós chamamos o táxi da Tormenta Eterna
4 Tyson plays with fire Tyson brinca com fogo
5 I get a new cabin mate Meu novo companheiro de chalé
6 Demon pigeons attack O ataque dos pombos demoníacos
7 I accept gifts from a stranger Eu aceito presentes de um estranho
8 We board the Princess Andromeda Nós embarcamos no Princesa Andrômeda
9 I have the worstt family reunion ever Minha pior reunião de família de todos os tempos
10 We hitch a ride with dead confederates Pegamos uma carona com confederados mortos
11 Clarisse blows everything Clarisse detona tudo
12 We check in to C.C.'s Spa & Resort Nossa estada no Spa & Resort de C.C.
13 Annabeth tries to swim home Annabeth tenta ir nadando para casa
14 We meet the shep of doom Nosso encontro com o carneiro da perdição
15 Nobody gets the Fleece Ninguém consegue o Velocino
16 I go down with the ship Eu afundo com o navio
17 We get a surprise on Miami Beach Uma surpresa nos aguarda em Miami Beach
18 The party ponies invade A invasão dos pôneis de festa
19 The chariot race ends with a bang A corrida de carruagens termina com uma explosão
20 The Fleece works its magic too well A magia do Velocino é boa até demais

Capa[editar | editar código-fonte]

Diferente da capa de O Ladrão de Raios, a capa de O Mar de Monstros representa uma cena única do livro, mas que representa o enredo da história: Percy, Annabeth e Grover fugindo do ciclope malvado, Polifemo, que tem seu olho retratado na capa. Ao fundo, vemos o navio A Vingança da Rainha Ana, que foi adquirido por Percy e Annabeth no Resort de C.C.

Importância na série[editar | editar código-fonte]

Como sequência do primeiro livro, O Mar de Monstros é essencial para a série, mostrando o que ocorre com os três protagonistas de Percy Jackson & os Olimpianos.

No final do livro, uma nova personagem — Thalia Grace, filha de Zeus — surge. Ela se torna uma das personagens principais da saga, nos livros posteriores da série.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Cinematográfica[editar | editar código-fonte]

O segundo filme da série, Percy Jackson: Sea of Monsters, continuação do filme Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief, está em pós-produção pela 20th Century Fox e está programado para ser lançado em 07 de agosto de 2013. A Fox optou por prosseguir com os filmes da série mesmo com a baixa bilheteria do primeiro filme. As filmagens se iniciaram em abril de 2012 em Vancouver, no Canadá e muitos fãs da série de livros estão otimistas para o filme, já que o diretor é novo — Thor Freudenthal —, a atriz que interpreta Annabeth está loira para o segundo filme (assim como na série de livros) e desta vez, o filme parece conter mais elementos do livro, como muitos gostariam.

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

A adaptação em quadrinhos, denominada O Mar de Monstros: Graphic Novel, já está em fase final de produção e será lançada em 02 de julho de 2013 nos Estados Unidos e em 16 de julho de 2013 no Brasil.

Sequência[editar | editar código-fonte]

A sequência, The Titan's Curse, foi lançada em 1 de maio de 2007. Em The Titan's Curse, Percy, Grover, Annabeth e Thalia vão a uma escola para resgatar dois poderosos semideuses.[5] Assim como seus antecessores, este livro foi bem recebido e a crítica em geral, elogiou seu estilo bem-humorado e o enredo da história.[6] [7]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Book awards: BookSense Top Ten Summer Pick. Página visitada em 12 de abril de 2012.
  2. Mark Twain Readers Award. Missouri Association of School Librarians. Página visitada em 14 de janeiro de 2010.
  3. Nawotka, Edward. Son of Poseidon Gaining Strength. Publishers Weekly. Página visitada em 01 de setembro de 2009.
  4. Riordan, Rick. The Sea of Monsters. [S.l.]: Miramax Books, 3 de maio de 2006. OCLC 64664383 ISBN 0-7868-5686-6
  5. Riordan, Rick. The Titan's Curse. [S.l.]: Disney Hyperion, 1 de maio de 2007. OCLC 76863948 ISBN 978-1-4231-0145-1 Página visitada em 27 de setembro de 2009.
  6. Piehl, Norah. The Titan's Curse: Kidsreads. Kidsreads.com.
  7. Ruth, Sheila. The Titan's Curse: Wands and Worlds Book Review.