The Kane Chronicles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Kane Chronicles
As Crônicas dos Kane (BR)
Kane-Chronicles.png

Logo oficial da série
Livros
Originais:
A Pirâmide Vermelha
O Trono de Fogo
A Sombra da Serpente
Complementares:
Guia de Sobrevivência
Autor Rick Riordan
Título original Estados Unidos Inglês
Tradutor Débora Isidoro
Ilustrador John Rocco
Idioma original Inglês
Publicado entre 2010 a 2012
Editora Estados Unidos Disney Hyperion
Brasil Intrínseca
País Estados Unidos
Gênero Fantasia, Aventura, Mitologia Egípcia

The Kane Chronicles (no Brasil: As Crônicas dos Kane) é uma série de livros de aventura e fantasia escrita por Rick Riordan (Mesmo autor das Séries best-sellers Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo). Com o enredo situado nos Estados Unidos e na Inglaterra, os livros são predominantemente baseados na Mitologia Egípcia. A série foi originalmente planejada como uma trilogia.[1]

Os protagonistas da série são Sadie Kane e Carter Kane, que também narram a história.[2] Ambos descobrem que são descendentes de dois faraós, Narmer e Ramsés, o Grande. Eles aprendem que os seres lendários da Mitologia Egípcia sempre existiram, como os magos, deuses e monstros.

Livros[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A Pirâmide Vermelha[editar | editar código-fonte]

A Pirâmide Vermelha real, localizada no Egito

A Pirâmide Vermelha é o primeiro livro da série As Crônicas dos Kane. Foi lançado originalmente no dia 04 de maio de 2010[3] nos Estados Unidos pela Disney Hyperion.

O primeiro livro da série, introduz a história dos personagens principais. Um deles é Carter Kane, que desde a morte da mãe, seis anos atrás, viaja o mundo com o pai, o egiptólogo Dr. Julius Kane. Ele não frequenta a escola e seus pertences cabem em uma única mala. Enquanto isso, sua irmã mais nova, a outra personagem principal, Sadie Kane, é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e uma vida “normal”. E ele, o que ela mais deseja: conviver com o pai. Depois de tanto tempo separados, os irmãos não tinham praticamente mais nada em comum. Até que na noite de Natal, em uma visita ao British Museum, o pai faz uma estranha promessa: tudo voltará a ser como antes. Mas seu plano dá errado, e os irmãos acabam assistindo ao momento em que um personagem misterioso desaparece com o egiptólogo e provoca uma explosão magnífica. Para salvar o pai, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada, na qual descobrem que os deuses do Egito Antigo foram despertados e algo terrível está para acontecer – e que tudo isso está relacionado com uma ligação ancestral entre os Kane e a Casa da Vida, ordem secreta que existe desde a época dos faraós. Primeiro volume da série As Crônicas dos Kane, A Pirâmide Vermelha leva aos leitores à aventura, o mistério e o irresistível humor já característicos dos livros de Rick Riordan, autor da bem-sucedida série Percy Jackson & os Olimpianos. Os capítulos narrados ora por Carter, ora por Sadie, dão à história o tom ao mesmo tempo engraçado e comovente da rivalidade e das provocações entre os irmãos, que mal se conhecem no início da saga, mas, quem sabe, ainda serão grandes companheiros.

O Trono de Fogo[editar | editar código-fonte]

O Trono de Fogo é o segundo livro da série. Foi lançado originalmente no dia 03 de maio de 2011 nos Estados Unidos[4] pela editora Disney Hyperion.

Os deuses do Egito Antigo foram libertados, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklin, local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, está se erguendo, e em poucos dias o mundo terá um final trágico. Para terem alguma chance de derrotar as forças do caos, precisarão da ajuda de , o deus sol. Despertá-lo não será fácil: nenhum mago jamais conseguiu. Carter e Sadie terão de rodar o mundo em busca das três partes do Livro de Rá, para só então começarem a decifrar seus encantamentos. E, é claro, ninguém faz ideia de onde está o deus.

A Sombra da Serpente[editar | editar código-fonte]

A Sombra da Serpente é o terceiro e último livro da série As Crônicas dos Kane. Foi lançado originalmente no dia 01 de maio de 2012 pela Disney Hyperion.

Apesar de seus melhores esforços, Carter e Sadie Kane parecem não conseguir abater Apófis, a cobra do caos. Agora Apófis está ameaçando mergulhar o mundo na escuridão eterna, e os Kane se deparam com a tarefa impossível de destruí-lo de uma vez por todas. Infelizmente, os magos da Casa da Vida estão à beira de uma guerra civil, os deuses estão divididos, e os jovens iniciados da Casa do Brooklyn lutam quase sozinhos contra as forças do caos. A única esperança dos Kane é um feitiço antigo que pode transformar a própria sombra da serpente em uma arma, mas a magia esteve perdida por um milênio. Para achar a resposta que precisam, os Kane devem contar com um fantasma assassino de um mago poderoso que pode ser capaz de levá-los à sombra da serpente… ou pode levá-los à morte nas profundezas do Mundo Inferior.

Nada menos que o mundo mortal está em risco quando a família Kane cumpre seu destino nessa conclusão eletrizante de As Crônicas dos Kane.

Livros complementares[editar | editar código-fonte]

As Crônicas dos Kane: Guia de Sobrevivência[editar | editar código-fonte]

Guia de Sobrevivência é um livro complementar à série As Crônicas dos Kane. Foi lançado originalmente no dia 20 de março de 2012 pela Disney Hyperion.

Os fãs de As Crônicas dos Kane vão adorar essa cartilha deslumbrante de pessoas, lugares, deuses e criaturas encontradas na série de Rick Riordan no primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times. Com lenticulares de dar orgulho, uma pirâmide de cartas fácil de montar e diagramas e mapas coloridos, esse guia de luxo ricamente ilustrado ensina os leitores a compilar mensagens secretas, ler hieróglifos e recitar antigos feitiços mágicos. Apresentando informações e extras suficientes para satisfazer seguidores ávidos e igualmente egiptólogos prestes a nascer, esse guia vai lançar um feitiço nos leitores de todas as idades.

Precedentes[editar | editar código-fonte]

Rick Riordan, também escreveu a série best-seller Percy Jackson e os Olimpianos

Sobre o motivo de ter escolhido o Egito como tema de sua série, o autor declarou:

O Egito é um assunto fascinante. Quando eu era professor, esse era o único tema que meus alunos achavam tão legal quanto a Grécia, e é um assunto pouco explorado em livros infanto-juvenis. Alguns fãs me perguntaram se eu escreveria um livro sobre isso, e eu gostei da ideia, foi um ótimo desafio. Os deuses do Egito são parecidos com os da Grécia, mas são mais exóticos e difíceis de definir. Tive de fazer uma pesquisa extensa, mas ao mesmo tempo me senti bem por fazer algo que não havia sido feito antes. Espero que os livros despertem o interesse das crianças para a mitologia egípcia. Alguns leitores já me disseram que gostam mais da série nova do que de Percy Jackson.[5] [6]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Carter Kane - O irmão mais velho de Sadie, viajou com seu pai todos os dias, mas após ver seu pai quebrar a Pedra de Roseta e libertar cinco deuses egípcios, ele vira o hospedeiro de Hórus, o Deus dos Céus). Carter é muito inteligente e é apaixonado por Zia Rashid.
  • Sadie Kane - Irmã mais nova de Carter, Sadie morou com seus avós após a morte da sua mãe, e depois de seu pai, Em A Pirâmide Vermelha, Dr. Julius Kane, quebrar a Pedra de Roseta, Sadie passou a ser a hospedeira de Ísis, a Deusa da Maternidade, e ainda tem uma conexão com ela. Sadie tem grandes poderes com a magia, sabe ler hieróglifos e tem o raro dom da adivinhação. Gosta de Anúbis, Deus dos Funerais, mas em O Trono de Fogo, ela conhece Walt, um jovem mago que veio para a Casa do Brooklin, para ajudá-los a deter Apófis e fica indecisa entre ele e Anúbis.
  • Zia Rashid - É uma maga, treinada no Primeiro Nomo, e consegue manipular o fogo além de ter várias habilidades com a magia. É orfã, pois Apófis destruiu o vilarejo em que ela vivia quando criança, deixando Zia como única sobrevivente. Carter é apaixonado por ela. Na noite em que o Dr. Julius Kane, pai de Carter e Sadie, explodiu a Pedra de Roseta, liberando deuses, a Deusa dos Rios, Néftis escolheu Zia como hospedeira.
  • Amós Kane - Irmão do Dr. Julius Kane e tio de Sadie e Carter Kane. No Segundo Livro se torna o Sacerdote-leitor Chefe da Casa da Vida após a morte do até então no cargo, Michel Desjardins.
  • Michel Desjardins - Sacerdote-leitor Chefe. Cometeu suicídio, afim de execrar Apófis.
  • Vladimir Menshikov - Líder do Décimo Oitavo Nomo (São Pertersburgo - Rússia). No livro A Pirâmide Vermelha e em O Trono de Fogo, Menshikov é um traidor da Casa da Vida, tanto é que tenta libertar Apófis de sua prisão nas profundezas do Duat.
  • Walt - Um mago que aparece no livro O Trono de Fogo, é um sau, produtor de amuletos mágicos, e no início não havia escolhido seu deus patrono, o que ia seguir, porém ao longo de A Sombra da Serpente é descoberto que ele segue o caminho de Anúbis, Deus dos funerais, e se funde com ele. Descende da família de Akhenaton e sofre da mesma maldição do Rei Tut.
  • Ruby Kane - A mãe de Carter e de Sadie, Ruby, era uma antropóloga britânica especialista em investigação de DNA antigo. Morreu em um acidente misterioso, quando as crianças eram bem novas, e o Dr. Julius jamais contou a elas detalhes sobre o ocorrido. A verdade pode ser pior do que os dois irmãos imaginam, e eles terão de descobrir o segredo da morte da mãe se quiserem continuar vivos.

Divindades Egípcias[editar | editar código-fonte]

  • Anúbis - Deus dos funerais e da morte.
  • Apófis - Líder do Caos, Seu maior inimigo é (Líder da Ordem), por quem foi preso em uma cadeia mágica formada pro diversos escaravelhos junto com a deusa Bastet para lutarem eternamente, para assim o Caos nunca conseguir se erguer.
  • Babi - deus dos babuínos.
  • Bastet - É a deusa dos gatos, depois do Julius Kane, pai de Carter e Sadie, e sua mulher salva-lá da agulha de cleopatra, ela passou a ser o gatinho de Sadie, Muffin, para protege-lá, e ajudou Sadie e Carter em sua missão.
  • Bes - É o deus dos Anões , aparece no segundo livro da série , O Trono de Fogo a pedido de sua amiga , a deusa Bastet para proteger e ajudar os irmãos Kane em busca dos papiros .No final da história , acaba tendo seu ren(parte da alma) devorado pelo deus Khonsu por causa de uma aposta, após perder uma peça em um jogo de Senet.
  • Geb - deus da terra, esposo de Nut.
  • Hórus - É o deus dos céus e se hospeda em Carter Kane, após o Dr. Julius Kane (Pai de Carter e Sadie Kane) o liberar com os outros 4 deuses (Seth, Osíris, Ísis, Néftis) da pedra de Roseta.
  • Ísis - É a deusa da magia e se hospeda em Sadie Kane, após o Dr. Julius Kane (Pai de Carter e Sadie Kane) a liberar com os outros 4 deuses (Seth, Osíris, Hórus, Néftis) da pedra de Roseta.
  • Néftis - É a deusa do rios e se hospeda em Zia Rashid após o Dr. Julius Kane (Pai de Carter e Sadie Kane) a liberar com os outros 4 deuses (Seth , Osíris , Ísis , Hórus) da pedra de Roseta.
  • Osíris - É o deus dos mortos e Senhor do Reino dos Mortos e se hospeda no Dr. Julius Kane , após ele o liberar com os outros 4 deuses (Seth , Hórus , Ísis , Néftis) da pedra de Roseta.
  • - Líder da Ordem, Seu maior inimigo é Apófis (Lider do Caos) e tem como braço direito a deusa Bastet.
  • Seth - É o deus do mal e dos desertos , no primeiro livro , ele tenta construir a Pirâmide Vermelha , mas é impedido pelos Kane.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Em 2011, foi confirmado por Rick Riordan que a série As Crônicas dos Kane ganharia sua edição Graphic Novel, assim como a série Percy Jackson & os Olimpianos. A adaptação do livro A Pirâmide Vermelha foi lançada em 02 de outubro de 2012, nos Estados Unidos. No Brasil, a Editora Intrínseca — responsável pelos lançamentos de Riordan no país — não se pronunciou a respeito do lançamento do livro.

Referências

  1. Riordan Sets His Sights on Egypt (em inglês). PublishersWeekly (05-11-2009). Página visitada em 12-10-2010.
  2. Título não preenchido, favor adicionar (em português). Folha de S. Paulo (05-11-2009). Página visitada em 21-12-2010.
  3. Book Buzz: What's new on the list and in publishing (em inglês). USA Today (28-01-2010). Página visitada em 12-10-2010.
  4. The Throne of Fire (em inglês). RickRiordan.com. Página visitada em 26-01-2011.
  5. Rick Riordan: “Os deuses gregos são super-heróis” (em português). Época (28-01-2010). Página visitada em 12-10-2010.
  6. Springen, Karen (November 11, 2009). Riordan Sets His Sights on Egypt. www.publishersweekly.com. Página visitada em 20 February 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]