Os Heróis do Olimpo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The Heroes of Olympus)
Ir para: navegação, pesquisa
The Heroes of Olympus
Os Heróis do Olimpo
Heroes-of-olympus.png

Logo oficial da série
Livros
O Herói Perdido
O Filho de Netuno
A Marca de Atena
A Casa de Hades
Autor Rick Riordan
Tradutor Brasil Rodigo Peixoto
Brasil Raquel Zampil
Portugal Nuno Daun e Lorena
Ilustrador John Rocco
Idioma original Estados Unidos Inglês
Editora Brasil Intrínseca
Portugal Planeta
Estados Unidos Disney Hyperion
País  Estados Unidos
Gênero Fantasia
Aventura
Mitologia greco-romana

The Heroes of Olympus (no Brasil e em Portugal, Os Heróis do Olimpo) é uma série literária composta por cinco livros de aventura e fantasia, baseada na mitologia greco-romana e escrita por Rick Riordan. É continuação da série Percy Jackson & the Olympians, escrita pelo mesmo autor.[1]

A série narra as aventuras de sete semideuses em sua corrida contra o tempo para impedir o despertar da deusa da terra, Gaia. O primeiro romance, The Lost Hero, continua a história de The Last Olympian (quinto livro de Percy Jackson & the Olympians), partindo 6 meses após os acontecimentos do último livro.

Semideuses vivendo secretamente na era moderna são apresentados em ambas as séries, em sua luta contra os deuses e os titãs, como fizeram no passado. Os Heróis do Olimpo apresenta, além de gregos, semideuses romanos: crianças filhas dos deuses romanos, que estão separados de seus homólogos gregos. Estes dois grupos de semideuses — gregos e romanos — são inimigos devido a uma estátua, que foi roubada de Atena; assim, os dois grupos se mantiveram separados durante séculos, mas devem se unir para parar o principal antagonista da série, Gaia, que quer ressurgir a fim de obter o controle sobre o mundo. Percy Jackson, o protagonista da série anterior, é mais uma vez um dos personagens principais. Percy Jackson e Annabeth Chase (protagonistas da série Percy Jackson) retornam como personagens principais, e outros personagens, como Thalia Grace e Nico di Angelo, voltam como personagens secundários.

Dos cinco livros da série, quatro foram lançados — O Herói Perdido em 2010, O Filho de Netuno em 2011, A Marca de Atena em 2012 e A Casa de Hades — lançado em 08 de outubro de 2013 (no Brasil e nos EUA). O quinto — O Sangue do Olimpo — será lançado em 7 outubro de 2014.

Alguns dos segmentos nos livros são baseados em informações do livro The Golden Fleece and the Heroes Who Lived Before Achilles, de Padraic Colum[2] .

Enredo[editar | editar código-fonte]

O enredo da série, gira em torno do encontro entre os semideuses romanos (do Acampamento Júpiter) e semideuses gregos (do Acampamento Meio-Sangue).

A série é estruturada de forma que seja contada de três pontos de vistas de três personagens diferentes. No primeiro livro, estes pontos de vista, são dos personagens Jason, Piper e Leo. No segundo livro, Percy Jackson aparece pela primeira vez na série, porém agora no Acampamento Júpiter, com Frank Zhang e Hazel Levesque. Em A Marca de Atena, temos o foco em Annabeth Chase, Leo Valdez e Piper McLean. Neste livro, temos finalmente o encontro entre gregos e romanos.[3]

A Profecia dos Sete / Nova Grande Profecia[editar | editar código-fonte]

O enredo de Os Heróis do Olimpo gira em torno de uma profecia, que é citada em O Último Olimpiano (último livro da série Percy Jackson):

Os Heróis do Olimpo Sete meio-sangues responderão ao chamado,

Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.

Os Heróis do Olimpo

 — A Nova Grande Profecia, profetizada pelo Oráculo.[3] .

O Herói Perdido (2010)[editar | editar código-fonte]

É o primeiro livro da série. Lançado nos Estados Unidos em 12 de outubro de 2010, O Herói Perdido conta a história de três semideuses — Jason Grace, Piper McLean e Leo Valdez —, que saem em uma missão em busca de libertar a deusa Hera (Juno, na Mitologia Romana). No Brasil, foi publicado pela Editora Intrínseca e lançado em 20 de maio de 2011.

O Filho de Netuno (2011)[editar | editar código-fonte]

É o segundo livro da série. Lançado nos Estados Unidos em 04 de outubro de 2011, O Filho de Netuno marca o retorno do semideus Percy Jackson, desta vez, no Acampamento Júpiter e com novos amigos — Frank Zhang e Hazel Levesque. Após perder a memória, Percy acorda na Califórnia, se lembrando apenas de sua namorada Annabeth, e é aceito pela versão romana do Acampamento Meio-Sangue: o Acampamento Júpiter. No Brasil, o livro foi publicado pela Editora Intrínseca em 07 de maio de 2012.

A Marca de Atena (2012)[editar | editar código-fonte]

É o terceiro livro da série, tendo sido lançado nos Estados Unidos no dia 02 de Outubro de 2012. Em O Filho de Netuno, Percy Jackson retornou à história. Agora, em A Marca de Atena, é a vez de Annabeth Chase voltar à ação, e ainda, com um papel essencial a desempenhar na história — só ela poderá manter a paz entre Gregos e Romanos. O livro foi lançado no Brasil pela Editora Intrínseca em 02 de maio de 2013.

A Casa de Hades (2013)[editar | editar código-fonte]

É o quarto livro da série. Lançado no Brasil e nos Estados Unidos no dia 08 de outubro de 2013. Depois que Percy Jackson e Annabeth Chase caem no Tártaro, um lugar praticamente impossível de sair e onde encontrarão grandes dificuldades para sobreviver. Enquanto isso, os outros cinco semideuses vão em busca de fechar as Portas da Morte do mundo mortal.

O Sangue do Olimpo (2014)[editar | editar código-fonte]

É o quinto e último livro da série. Será lançado nos Estados Unidos no dia 07 de outubro de 2014 e tambem no Brasil. Gaia está prestes a se reerguer. O crepúsculo eterno dos deuses se aproxima, e toda a esperança do mundo é depositada nas mãos dos sete semideuses que navegam a bordo do Argo II rumo à Atenas, onde os nascidos da terra os aguardam prontos para a mais perigosa luta que eles enfrentarão. Todos sabem que uma horda tenebrosa de inimigos aguarda a chegada do navio, e que a morte de alguns deles é quase certa, mas sabiam que voltar atrás não era uma opção. Mas para acordar, Gaia precisa do sangue de um casal de semideuses, o Sangue do Olimpo, e nenhum deles está disposto a ajudá-la a se reerguer.

Livros complementares[editar | editar código-fonte]

Os Diários do Semideus (2012)[editar | editar código-fonte]

Lançado em 14 de janeiro de 2012, The Demigod Diaries é uma coleção de pequenas histórias associadas à série. É similar a The Demigod Files, contendo novas histórias, entrevistas com os personagens, ilustrações, jogos e quizes. As quatro histórias apresentadas no livro, incluem aventuras de Luke Castellan e Thalia Grace antes dos acontecimentos de Percy Jackson & the Olympians e experiências de Jason, Piper e Leo no Acampamento Meio-Sangue, ocorridas entre os acontecimentos de The Lost Hero e The Son of Neptune.[4]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

A lista de protagonistas, tem seu núcleo nos sete semideuses da Nova Grande Profecia:

  • Percy Jackson - Semideus grego, filho de Poseidon (Deus dos Mares e Terremotos). Percy é o protagonista de Percy Jackson & the Olympians, e volta como um dos 7 personagens principais em The Heroes of Olympus. Em O Filho de Netuno, Percy chega ao Acampamento Júpiter — um acampamento de semideuses romanos — sem memória, mas lembrando apenas de alguém chamada Annabeth. Depois de carregar Juno (forma romana de Hera) através do pequeno Tibre (rio que corre através do Acampamento Júpiter), ele perde a "Maldição de Aquiles" — que havia adquirido em O Último Olimpiano . Percy parte em uma missão com Hazel e Frank e, no decorrer do livro, ele recupera sua memória, após beber o sangue da Górgona Euríale. Percy tem uma espada, Anaklusmos (Contracorrente em grego Antigo)e tem a habilidade de controlar a água, além de não se afogar e não se molhar.
  • Jason Grace - Semideus romano, filho de Júpiter (Deus dos Céus e Rei dos Deuses). Jason é o irmão mais novo de Thalia Grace. Ele vem do Acampamento Júpiter — uma versão romana do Acampamento Meio-Sangue— Ele tem uma moeda de ouro imperial, com o rosto de um homem em louros (Júlio César) num lado e um machado de batalha no outro, que se transforma numa espada feita de ouro imperial, ou numa lança do mesmo material, dependendo do arremesso. Jason pode manipular o ar. Jason pulou o Grand Canyon para salvar Piper, de quem ele gosta muito, mostrando sua coragem e lealdade aos seus amigos. Ele e Percy parecem compartilhar esse defeito fatal (lealdade pessoal). Assim como Percy, ele conseguiu destruir sozinho um titã muito poderoso.
  • Annabeth Chase - Semideusa grega, filha de Atena (Deusa da Sabedoria). Annabeth é namorada de Percy. Por ser filha de Atena, a deusa da sabedoria, Annabeth é muito inteligente, hábil em arquitetura e em estratégia de batalha. Tem a mesma idade de Percy. Como item mágico, Annabeth tem um boné azul marinho dos Yankees que a permite ficar invisível. Ela é a protagonista do terceiro livro da série (A Marca de Atena), onde tem um papel de imensa importância: ela tem que manter a paz entre Gregos e Romanos.
  • Leo Valdez - Semideus grego, filho de Hefesto (Deus do Fogo e das Forjas). Leo é o melhor amigo de Jason. Ele é muito travesso. Ele também gosta de construir coisas e está constantemente ocupado com ferramentas. Ele é um manipulador do fogo (imune ao fogo e também pode convocá-lo), o primeiro em muitos anos. Ele se torna líder do chalé de Hefesto depois de sua missão e demonstra feição a todas suas criações, principalmente seu dragão Festus. Leo é amigo fiel de Jason e Piper, apesar de dizer, às vezes, que não se dá muito bem com formas de vida orgânicas, como seu pai.
  • Piper McLean - Semideusa grega, filha de Afrodite (Deusa do Amor e da Beleza). Quando Jason troca de lugar com Percy, e aparece no ônibus de mãos dadas com ela, Piper acredita que é namorada de Jason. Mais tarde, ela descobre que tudo foi truque da Névoa. Ela acompanha Jason e Leo nas suas aventuras. Piper tem o poder de induzir sua vontade aos outros, encantando-os para fazerem sua vontade, truque poderoso que pode encantar, além de humanos ou semideuses, alguns monstros. Também pode falar francês, que é a língua do amor, mesmo sem tê-la estudado.
  • Frank Zhang - Semideus romano, filho de Marte (Deus da Guerra). Aparece pela primeira vez quando Percy o salva das irmãs górgonas, no início de O Filho de Netuno. A arma usada por Frank é um arco e flechas de ouro, e seu sobrenome significa "Mestre dos Arcos". Frank tem um dom ancestral, que permite que ele mude de forma, transformando-se em qualquer ser vivo (metamorfose). Quando era pequeno, Hera falou a Frank que ele viveria somente enquanto um pedaço de madeira que estava em sua lareira não queimasse. Frank carrega esse pedaço de madeira consigo para evitar que ele seja destruído e que ele morra.
  • Hazel Levesque - Semideusa romana, filha de Plutão (Deus dos Mortos). Hazel nasceu em 1928 e morreu aos 13 anos em 1941, mas agora, enquanto Tânato estava preso, ela foi ressuscitada por seu meio-irmão, Nico di Angelo, que procurava por sua outra irmã, Bianca di Angelo. Quando Hazel nasceu, sua mãe pediu a Plutão, que lhe desse todas as joias da Terra. Plutão atendeu ao seu desejo, mas isso tornou-se uma maldição. Onde Hazel está, sempre aparecem joias, mas elas trazem azar e sofrimento a qualquer um, além de Hazel, que as toque.
  • Nico di Angelo - Semideus grego, filho de Hades (Deus dos Mortos). Nico não faz parte da Segunda Grande Profecia. É o único filho conhecido de Hades e irmão mais novo da falecida Bianca di Angelo. Nico é meio-irmão de Hazel Levesque, uma filha de contraparte romana Plutão, que é do Acampamento Júpiter. Ele tem o poder de necromancia e é um dos mais poderosos semideuses atualmente. Em A Maldição do Titã , ele desenvolve um rancor contra Percy, pensando que ele propositadamente matou Bianca. Em A Batalha do Labirinto ele aprende a confiar e a não guardar rancor (a falha fatal da maioria dos filhos de Hades) sobre as pessoas. Ele é o único semideus antes da série Heróis do Olimpo a ter participado tanto ao Acampamento Meio- Sangue e ao Acampamento Júpiter, e foi o primeiro grego a saber sobre o Acampamento Júpiter em O Filho de Netuno. Nico visita brevemente Acampamento Júpiter em Filho de Netuno, mas finge não conhecer Percy, e depois de sua visita, tenta localizar e fechar as portas da morte. No processo, ele é puxado para o Tártaro e quase morre, o que permite que as forças de Gaia domine-o. Ele foi encarcerado em Epirus, antes de ser transportado para Roma pelo Ephialtes e Otis, que tenta usá-lo como isca para os outros campistas. Eles, então o salva, e mais tarde ele promete a Percy levar os outros para Epiro, na Grécia, enquanto Annabeth e Percy localizam a entrada para as Portas da Morte no Tártaro.

Referências

  1. Riordan, Rick (20 June 2010). The Lost Hero cover unveiled! Myth & Mystery. Página visitada em 31 December 2010.
  2. Colum, Padraic. The Golden Fleece and the Heroes Who Lived Before Achilles. [S.l.]: Random House, 2010 (originally published in 1928). 368 pp. ISBN 978-0-375-86709-5
  3. a b Riordan, Rick. The Lost Hero. [S.l.]: Disney Hyperion. ISBN 9781423113393 OCLC 526057827 Página visitada em 13 de outubro de 2010.
  4. "The Heroes Of Olympus: The Demigod Diaries" To Be Released This August LeakyNews (2012-01-01). Página visitada em 2012-11-11.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Os Heróis do Olimpo