The Heroes of Olympus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Heroes of Olympus
'Os Heróis do Olimpo (BR)
Heroes-of-olympus.png

Logo oficial da série
Livros
O Herói Perdido
O Filho de Netuno
A Marca de Atena
A Casa de Hades
Autor Rick Riordan
Tradutor Brasil Rodigo Peixoto
Brasil Raquel Zampil
Ilustrador John Rocco
Idioma original Estados Unidos Inglês
Editora Brasil Intrínseca
Portugal Casa das Letras
Estados Unidos Disney Hyperion
Reino Unido Puffin Books
País  Estados Unidos
Gênero Fantasia
Aventura
Mitologia greco-romana

The Heroes of Olympus (no Brasil, Os Hérois do Olimpo) é uma série literária composta por cinco livros de aventura e fantasia, baseada na mitologia greco-romana e escrita por Rick Riordan. É continuação da série Percy Jackson & the Olympians, escrita pelo mesmo autor.[1]

A série narra as aventuras de sete semideuses em sua corrida contra o tempo para impedir o despertar da deusa da terra, Gaia. O primeiro romance, The Lost Hero, continua a história de The Last Olympian (quinto livro de Percy Jackson & the Olympians), partindo 6 meses após os acontecimentos do último livro.

Semideuses vivendo secretamente na era moderna são apresentados em ambas as séries, em sua luta contra os deuses e os titãs, como fizeram no passado. Os Heróis do Olimpo apresenta, além de gregos, semideuses romanos: crianças filhas dos deuses romanos, que estão separados de seus homólogos gregos. Estes dois grupos de semideuses — gregos e romanos — são inimigos devido a uma estátua, que foi roubada de Atena; assim, os dois grupos se mantiveram separados durante séculos, mas devem se unir para parar o principal antagonista da série, Gaia, que quer ressurgir a fim de obter o controle sobre o mundo. Percy Jackson, o protagonista da série anterior, é mais uma vez um dos personagens principais. Percy Jackson e Annabeth Chase (protagonistas da série Percy Jackson) retornam como personagens principais, e outros personagens, como Thalia Grace e Nico di Angelo, voltam como personagens secundários.

Dos cinco livros da série, quatro foram lançados — O Herói Perdido em 2010, O Filho de Netuno em 2011, A Marca de Atena em 2012 e A Casa de Hades — lançado em 08 de outubro de 2013 (no Brasil e nos EUA). O quinto — O Sangue do Olimpo — será lançado em outubro de 2014.

Alguns dos segmentos nos livros são baseados em informações do livro The Golden Fleece and the Heroes Who Lived Before Achilles, de Padraic Colum[2] .

Enredo[editar | editar código-fonte]

O enredo da série, gira em torno do encontro entre os semideuses romanos (do Acampamento Júpiter) e semideuses gregos (do Acampamento Meio-Sangue).

A série é estruturada de forma que seja contada de três pontos de vistas de três personagens diferentes. No primeiro livro, estes pontos de vista, são dos personagens Jason, Piper e Leo. No segundo livro, Percy Jackson aparece pela primeira vez na série, porém agora no Acampamento Júpiter, com Frank Zhang e Hazel Levesque. Em A Marca de Atena, temos o foco em Annabeth Chase, Leo Valdez e Piper McLean. Neste livro, temos finalmente o encontro entre gregos e romanos.[3]

A Profecia dos Sete / Nova Grande Profecia[editar | editar código-fonte]

O enredo de Os Heróis do Olimpo gira em torno de uma profecia, que é citada em O Último Olimpiano (último livro da série Percy Jackson):

The Heroes of Olympus Sete meio-sangues responderão ao chamado,

Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.

The Heroes of Olympus

 — A Nova Grande Profecia, profetizada pelo Oráculo.[3] .

O Herói Perdido (2010)[editar | editar código-fonte]

É o primeiro livro da série. Lançado nos Estados Unidos em 12 de outubro de 2010, O Herói Perdido conta a história de três semideuses — Jason Grace, Piper McLean e Leo Valdez —, que saem em uma missão em busca de libertar a deusa Hera (Juno, na Mitologia Romana). No Brasil, foi publicado pela Editora Intrínseca e lançado em 20 de maio de 2011.

O Filho de Netuno (2011)[editar | editar código-fonte]

É o segundo livro da série. Lançado nos Estados Unidos em 04 de outubro de 2011, O Filho de Netuno marca o retorno do semideus Percy Jackson, desta vez, no Acampamento Júpiter e com novos amigos — Frank Zhang e Hazel Levesque. Após perder a memória, Percy acorda na Califórnia, se lembrando apenas de sua namorada Annabeth, e é aceito pela versão romana do Acampamento Meio-Sangue: o Acampamento Júpiter. No Brasil, o livro foi publicado pela Editora Intrínseca em 07 de maio de 2012.

A Marca de Atena (2012)[editar | editar código-fonte]

É o terceiro livro da série, tendo sido lançado nos Estados Unidos no dia 02 de Outubro de 2012. Em O Filho de Netuno, Percy Jackson retornou à história. Agora, em A Marca de Atena, é a vez de Annabeth Chase voltar à ação, e ainda, com um papel essencial a desempenhar na história — só ela poderá manter a paz entre Gregos e Romanos. O livro foi lançado no Brasil pela Editora Intrínseca em 02 de maio de 2013.

A Casa de Hades (2013)[editar | editar código-fonte]

É o quarto livro da série. Lançado no Brasil e nos Estados Unidos no dia 08 de outubro de 2013. Depois que Percy Jackson e Annabeth Chase caem no Tártaro, um lugar praticamente impossível de sair e onde encontrarão grandes dificuldades para sobreviver. Enquanto isso, os outros cinco semideuses vão em busca de fechar as Portas da Morte do mundo mortal.

O Sangue do Olimpo (2014)[editar | editar código-fonte]

é o quinto e último livro da série. Será lançado nos Estados Unidos no dia 07 de outubro de 2014, sem data de lançamento definda para o Brasil. Gaia está prestes a se reerguer. O crepúsculo eterno dos deuses se aproxima, e toda a esperança do mundo é depositada nas mãos dos sete semideuses que navegam a bordo do Argo II rumo à Atenas, onde os nascidos da terra os aguardam prontos para a mais perigosa luta que eles enfrentarão. Todos sabem que uma horda tenebrosa de inimigos aguarda a chegada do navio, e que a morte de alguns deles é quase certa, mas sabiam que voltar atrás não era uma opção. Mas para acordar, Gaia precisa do sangue de um casal de semideuses, o Sangue do Olimpo, e nenhum deles está disposto a ajudá-la a se reerguer.

Livros complementares[editar | editar código-fonte]

Os Diários do Semideus (2012)[editar | editar código-fonte]

Lançado em 14 de janeiro de 2012, The Demigod Diaries é uma coleção de pequenas histórias associadas à série. É similar a The Demigod Files, contendo novas histórias, entrevistas com os personagens, ilustrações, jogos e quizes. As quatro histórias apresentadas no livro, incluem aventuras de Luke Castellan e Thalia Grace antes dos acontecimentos de Percy Jackson & the Olympians e experiências de Jason, Piper e Leo no Acampamento Meio-Sangue, ocorridas entre os acontecimentos de The Lost Hero e The Son of Neptune.[4]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

A lista de protagonistas, tem seu núcleo nos sete semideuses da Nova Grande Profecia:

  • Percy Jackson - Semideus grego, filho de Poseidon (Deus dos Mares e Terremotos). Percy é o protagonista de Percy Jackson & the Olympians, e volta como um dos 7 personagens principais em The Heroes of Olympus. Em O Filho de Netuno, Percy chega ao Acampamento Júpiter — um acampamento de semideuses romanos — sem memória, mas lembrando apenas de alguém chamada Annabeth. Depois de carregar Juno (forma romana de Hera) através do pequeno Tibre (rio que corre através do Acampamento Júpiter), ele perde a "Maldição de Aquiles" — que havia adquirido em O Último Olimpiano . Percy parte em uma missão com Hazel e Frank e, no decorrer do livro, ele recupera sua memória, após beber o sangue da Górgona Euríale. Percy tem uma espada, Anaklusmos (Contracorrente em grego Antigo, e tem a habilidade de controlar a água, além de não se afogar e não se molhar.
  • Jason Grace - Semideus romano, filho de Júpiter (Deus dos Céus e Rei dos Deuses). Jason é o irmão mais novo de Thalia Grace. Ele vem do Acampamento Júpiter — uma versão romana do Acampamento Meio-Sangue— Ele tem uma moeda de ouro imperial, com o rosto de um homem em louros (Júlio César) num lado e um machado de batalha no outro, que se transforma numa espada feita de ouro imperial, ou numa lança do mesmo material, dependendo do arremesso. Jason pode manipular o ar. Jason pulou o Grand Canyon para salvar Piper, de quem ele gosta muito, mostrando sua coragem e lealdade aos seus amigos. Ele e Percy parecem compartilhar esse defeito fatal (lealdade pessoal). Assim como Percy, ele conseguiu destruir sozinho um titã muito poderoso.
  • Annabeth Chase - Semideusa grega, filha de Atena (Deusa da Sabedoria). Annabeth é namorada de Percy. Por ser filha de Atena, a deusa da sabedoria, Annabeth é muito inteligente, hábil em arquitetura e em estratégia de batalha. Tem a mesma idade de Percy. Como item mágico, Annabeth tem um boné azul marinho dos Yankees que a permite ficar invisível. Ela é a protagonista do terceiro livro da série (A Marca de Atena), onde tem um papel de imensa importância: ela tem que manter a paz entre Gregos e Romanos.
  • Leo Valdez - Semideus grego, filho de Hefesto (Deus do Fogo e das Forjas). Leo é o melhor amigo de Jason. Ele é muito travesso. Ele também gosta de construir coisas e está constantemente ocupado com ferramentas. Ele é um manipulador do fogo (imune ao fogo e também pode convocá-lo), o primeiro em muitos anos. Ele se torna líder do chalé de Hefesto depois de sua missão e demonstra feição a todas suas criações, principalmente seu dragão Festus. Leo é amigo fiel de Jason e Piper, apesar de dizer, às vezes, que não se dá muito bem com formas de vida orgânicas, como seu pai.
  • Piper McLean - Semideusa grega, filha de Afrodite (Deusa do Amor e da Beleza). Quando Jason troca de lugar com Percy, e aparece no ônibus de mãos dadas com ela, Piper acredita que é namorada de Jason. Mais tarde, ela descobre que tudo foi truque da Névoa. Ela acompanha Jason e Leo nas suas aventuras. Piper tem o poder de induzir sua vontade aos outros, encantando-os para fazerem sua vontade, truque poderoso que pode encantar, além de humanos ou semideuses, alguns monstros. Também pode falar francês, que é a língua do amor, mesmo sem tê-la estudado.
  • Frank Zhang - Semideus romano, filho de Marte (Deus da Guerra). Aparece pela primeira vez quando Percy o salva das irmãs górgonas, no início de O Filho de Netuno. A arma usada por Frank é um arco e flechas de ouro, e seu sobrenome significa "Mestre dos Arcos". Frank tem um dom ancestral, que permite que ele mude de forma, transformando-se em qualquer ser vivo (metamorfose). Quando era pequeno, Hera falou a Frank que ele viveria somente enquanto um pedaço de madeira que estava em sua lareira não queimasse. Frank carrega esse pedaço de madeira consigo para evitar que ele seja destruído e que ele morra.
  • Hazel Levesque - Semideusa romana, filha de Plutão (Deus dos Mortos). Hazel nasceu em 1928 e morreu aos 13 anos em 1941, mas agora, enquanto Tânato estava preso, ela foi ressuscitada por seu meio-irmão, Nico di Angelo, que procurava por sua outra irmã, Bianca di Angelo. Quando Hazel nasceu, sua mãe pediu a Plutão, que lhe desse todas as joias da Terra. Plutão atendeu ao seu desejo, mas isso tornou-se uma maldição. Onde Hazel está, sempre aparecem joias, mas elas trazem azar e sofrimento a qualquer um, além de Hazel, que as toque.
  • Nico di Angelo - Semideus grego, filho de Hades (Deus dos Mortos). Nico não faz parte da Segunda Grande Profecia. É o único filho conhecido de Hades e irmão mais novo da falecida Bianca di Angelo. Nico é meio-irmão de Hazel Levesque, uma filha de contraparte romana Plutão, que é do Acampamento Júpiter. Ele tem o poder de necromancia e é um dos mais poderosos semideuses atualmente. Em A Maldição do Titã , ele desenvolve um rancor contra Percy, pensando que ele propositadamente matou Bianca. Em A Batalha do Labirinto ele aprende a confiar e a não guardar rancor (a falha fatal da maioria dos filhos de Hades) sobre as pessoas. Ele é o único semideus antes da série Heróis do Olimpo a ter participado tanto ao Acampamento Meio- Sangue e ao Acampamento Júpiter, e foi o primeiro grego a saber sobre o Acampamento Júpiter em O Filho de Netuno. Nico visita brevemente Acampamento Júpiter em Filho de Netuno, mas finge não conhecer Percy, e depois de sua visita, tenta localizar e fechar as portas da morte. No processo, ele é puxado para o Tártaro e quase morre, o que permite que as forças de Gaia domine-o. Ele foi encarcerado em Epirus, antes de ser transportado para Roma pelo Ephialtes e Otis, que tenta usá-lo como isca para os outros campistas. Eles, então o salva, e mais tarde ele promete a Percy levar os outros para Epiro, na Grécia, enquanto Annabeth e Percy localizam a entrada para as Portas da Morte no Tártaro.

Referências

  1. Riordan, Rick (20 June 2010). The Lost Hero cover unveiled!. Myth & Mystery. Página visitada em 31 December 2010.
  2. Colum, Padraic. The Golden Fleece and the Heroes Who Lived Before Achilles. [S.l.]: Random House, 2010 (originally published in 1928). 368 p. ISBN 978-0-375-86709-5
  3. a b Riordan, Rick. The Lost Hero. [S.l.]: Disney Hyperion. ISBN 9781423113393 OCLC 526057827 Página visitada em 13 de outubro de 2010.
  4. "The Heroes Of Olympus: The Demigod Diaries" To Be Released This August. LeakyNews (2012-01-01). Página visitada em 2012-11-11.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Os Heróis do Olimpo