Jason Grace

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Jason Grace
Morada Acampamento Meio-Sangue Long Island, New York/ Túnel Caldecott, Berkeley Hills , Original do Acampamento Júpiter
Nascimento 1 de Julho
Idade 16
Espécie Semideus
(Meio-Sangue)
Especialidade(s) Espada e lança
Família Grace
Sra. Grace (Mãe)
Thalia Grace (Irmã)
Olimpianos

Júpiter (pai)
Thalia Grace (irmã)
Apolo e Hércules, e outros semideuses (irmãos)
Minerva e Diana, e outras deusas (irmãs)
Mãe não nomeada (falecida)
Juno (madrasta)
Percy Jackson (primo)
Argo, Minos e Baco (meio-irmãos)
Nico di Angelo (primo)

Criado por Rick Riordan
Gênero(s) Masculino
Primeira aparição O Herói Perdido
Última aparição O Sangue do Olimpo

Jason Grace é um personagem da série de livros Os Heróis do Olimpo, sequência de série Percy Jackson e Os Olimpianos, ambas criadas pelo autor Rick Riordan. Jason aparece primeiramente em O Herói Perdido, o primeiro livro da série, como um garoto de quinze anos, que sofre de amnésia. Ele encontra Piper, que diz ser sua namorada, e Leo Valdez, que diz ser seu melhor amigo, em um ônibus escolar indo a uma excursão ao Grand Canyon. Jason, Piper e Leo tomam o conhecimento de que são semideuses (ou meio-sangues) depois de ser atacados por um grupo de espíritos da tempestade. Eles são levados para o Acampamento Meio-Sangue, um santuário para semideuses gregos. Depois de liberar um raio através de sua espada, ele descobre que é um filho de Júpiter, a forma romana de Zeus, o rei dos deuses.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Jason é um semideus romano filho do deus Júpiter com a mortal Sra. Grace, uma atriz de televisão não-famosa. Ele nasceu sete anos depois de Thalia Grace, a qual é filha de Zeus forma grega de Júpiter. Hera, a esposa de Zeus, ficou furiosa com o nascimento de Jason, porque não era permitido que dois semideuses de diferentes raças (um grego e outro romano) nascessem na mesma família. Sendo filhos de Zeus/Júpiter, eles poderiam atrair mais monstros do que os outros semideuses além de serem considerados incrivelmente poderosos. Para acalmar sua raiva, Zeus deu a Jason o mesmo nome do herói grego Jason (Jasão em português), que era o mortal preferido de Hera. Isso fez com que Hera se tornasse a patrona de Jason. Quando Jason tinha dois anos, sua mãe lhe deu a Hera, como uma oferta de paz. Ele foi encontrado pela loba Lupa, a treinadora dos semideuses romanos, os quais devem se provarem, ou Lupa os daria de alimento para sua matilha. No Acampamento Romano, ele foi treinado em disciplina e conquista. Ele carrega uma tatuagem que ele vagamente relembra ter sido queimada, a qual possui doze linhas retas com uma águia e as letras SPQR, que é a sigla para Senatus Populusque Romanus (Do latim significa O Senado e o Povo Romano). Jason é o pretor da 5° Coorte, junto com Reyna e é também o líder do Acampamento Romano (Assim como Percy Jackson é o líder dos Gregos) e ele descreve os campistas romanos como "mais guerreiros" do que os campistas do Acampamento Meio-Sangue. Depois dele combater o titã Crio na Batalha do Monte Ótris, a memória de Jason foi roubada por Hera e ele é enviado para a Escola da Vida Selvagem para encontrar Piper e Leo, os semideuses gregos filhos de Afrodite e Hefesto, respectivamente. Hera na verdade fez uma troca de lideres: Jason Grace (O Líder Romano foi para o Acampamento Grego) e Percy Jackson (O Líder Grego, foi para o Acampamento Romano), isso para que os Gregos e os Romanos aprendam um sobre os outros e se tornem aliados para que a nova grande profecia que mistura sete meio-sangues (Uns Gregos e outros Romanos) e eles possam derrotar Gaia e os Gigantes.

Nos Livros[editar | editar código-fonte]

O Herói Perdido[editar | editar código-fonte]

Em O Herói Perdido, Jason possui quinze anos. Ele acorda em um ônibus escolar cheio de estudantes deliquentes, segurando a mão de Piper, que diz ser sua namorada, e sentado ao lado de Leo, que diz ser seu melhor amigo. Jason não se lembra quem são eles, como ele foi para nessa escola ou quem ele é. O Treinador Gleeson Hedge conta a Jason que ele jamais o viu na escola e que ele está manipulando a névoa para fazer com que todos acreditem que o conhecem. O Treinador também revela que Jason, Piper e Leo são semideuses e que um grupo está chegando para levar Piper e Leo para um acampamento junto com um pacote de "desconhecidos especiais".

Durante a excursão dos estudantes delinquentes para o Grand Canyon, Jason e seus amigos são atacados por espíritos da tempestade, chamados Ventus. A campista sênior Annabeth Chase, filha de Atena, e Butch, filho de Íris, evacuam o trio para o Acampamento Meio-Sangue, onde Jason se sente apreensivo, como se ele não pertencesse a esse lugar. No encontro entre todos os campistas em volta da fogueira, ele é reclamado como sendo um filho de Júpiter, a forma Romana de Zeus. Ao mesmo tempo, Rachel Elizabeth Dare, o Oráculo de Delfos, dá a Jason a profecia. Jason embarca em uma missão junto com Piper e Leo para salvar Hera do gigante Porfírio.

Em sua missão, Jason encontra Medeia, Ciclopes, Midas, os Ventus, e gigantes. Ele também se encontra com sua irmã Thalia Grace. Quando retorna ao acampamento, ele conta aos semideuses que ele pertence ao Acampamento Romano, e que a falta de Percy Jackson está relacionada a isso.

Em O Herói Perdido, Jason começa a juntar as partes de sua memória perdida. Ele descobre que pode falar latim fluentemente e usa os termos romanos ao invés dos termos gregos. Ele começa a lembrar de sua irmã Thalia depois que ele vê uma foto dela no chalé de Zeus, no Acampamento Meio-Sangue e se encontra com ela em sua viagem para o oeste. Enquanto ele está lutando com Porfírio, ele conta para o gigante que é "filho de Roma, cônsul dos semideuses e pretor da Primeira Legião" e mostra ao gigante sua tatuagem. No final de O Herói Perdido, ele lembra de sua participação na Segunda Guerra dos Titãs; ele era o comandante da batalha no Monte Ótris, onde ele combateu Crio e derrubou o trono negro de Cronos junto com vários outros meio-sangues romanos. Ele percebe que Hera o enviou para o Acampamento Meio-Sangue e Percy Jackson para o Acampamento Romano, ou seja, Hera fez uma troca de heróis para poder se defenderem de Gaia. Jason também recorda as faces de seus amigos: Dakota, Gwendolyn, Hazel, Bobby e Reyna. Ele sente que havia algo mais entre ele e Reyna antes de ele conhecer Piper.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

Aparência[editar | editar código-fonte]

Jason é bonito, com um cabelo curto louro, brilhantes olhos azuis, e uma bonita cicatriz no canto do seu lábio superior (ele tentou comer um grampeador quando tinha dois anos). Ele é alto e tem um corpo atlético, com braços musculosos e bronzeados. Tem uma tatuagem no braço que ele vagamente lembra em O Herói Perdido, de ter sido queimada, a qual possui doze linhas retas com uma águia e as letras SPQR. Jason não lembra onde ele conseguiu essas marcas, mas ele acredita que já nasceu com isso na pele.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Jason é educado, dedicado, bom lutador, tranquilo, inteligente, bastante carismático com um torto senso de humor. Ele é um líder natural que sempre protege os seus amigos, mesmo que arrisque sua própria vida. Embora ele tenha sentimentos por Piper, ele tem medo de já estar romanticamente envolvido com uma garota do seu passado, chamada Reyna.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Como todos os semideuses, Jason possui TDAH e dislexia. Como Jason é filho de Zeus em sua forma romana, Júpiter, ele fala latim fluentemente e chama os espíritos e os deuses pelos seus nomes romanos.

Por ser um filho de Júpiter, Jason pode controlar trovões e ventos. Ele pode voar e manipular rajadas de ar (um dom que sua irmã Thalia Grace ainda não desenvolveu, devido ao seu medo de altura) e ele pode suportar descargas elétricas e conduzir eletricidade pelo seu corpo. Jason também pode convocar rajadas de trovões de sua arma, embora o uso de muita energia possa fazê-lo desmaiar. Jason é um experiente lutador que foi treinado para combate. Ele pode empunhar a espada e a lança e ele mantém a si próprio contra oponentes grandes e fortes.

Possessões[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, Jason empunhava uma moeda que poderia mudar para uma espada de dois gumes ou uma lança, dependendo se a moeda desembarcou cara ou coroa. Uma parte do dracma tinha uma imagem de um machado com as palavra "IVLIVS" (Julius), que em latim significa "Júlio"; o outro lado possui um retrato de Júlio Cesar, imperador de Roma. O gigante Encélado destruiu sua moeda em batalha. Depois de Jason e seus amigos resgatarem Hera de Porfírio, a deusa deu a Jason um gládio para substituir a sua antiga arma perdida.

Romance[editar | editar código-fonte]

  • Piper (filha de Afrodite): Quando Jason apareceu no ônibus escolar de Wilderness, ele estava segurando as mãos de Piper. A névoa engana Piper para que ele acreditasse que fosse o namorado de Jason por vários meses. No final de O Herói Perdido,Piper e Jason roubam alguns sentimentos um pelo outro. Em a Marca de Atena apos ter passado alguns meses juntos no Acampamento Meio Sangue ele acaba deixando o seu possivel passado com Reyna e começa a namorar com Piper, inclusive quando eles chegam para buscar Percy no acampamento Jupiter os dois ja tinham começado a namorar a um certo tempo
  • Reyna: Jason lembra de Reyna no final de O Herói Perdido, mas ele não conseguia se lembrar do que sentia exatamente por ela. Isso faz dele inquieto sobre seus sentimentos por Piper.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Assim como Annabeth chama Percy de "Cabeça de Alga", Piper chama Jason de "Sparky".
  • É confirmado que Jason, assim como Piper e Leo, é um dos sete heróis da Grande Profecia dita por Rachel Elizabeth Dare no final de Percy Jackson e Os Olimpianos, Livro Cinco: O Último Olimpiano.
  • Jason e Thalia são irmãos com uma única diferença, Jason é filho de Júpiter, o rei dos deuses em forma romana e Thalia é filha de Zeus, o rei dos deuses em forma grega.
  • Jason é o único filho vivo semideus dos três grandes que não tem cabelo escuro.
  • Jason é o único semideus até agora já visto que sobreviveu após ver a forma divina de um deus, como ele viu de Hera.
  • Tanto Jason quanto Percy tem nomes em homenagem a Heróis Gregos, como Perseus (Percy), é Perseu em inglês e Jason, é Jasão em inglês
  • Jason e Percy foram forçados a trocar de Acampamento, como eles são vistos como os líderes do seu Acampamento (os campistas mais respeitados), a Deusa Hera roubou suas memórias e colocou cada um no Acampamento do outro, Jason foi para o Acampamento Meio-sangue (grego) (o de Percy Jackson) e Percy foi para o Acampamento Júpiter (romano) (o de Jason Grace). Hera fez isso na esperança de que eles venham a compreender uns aos outros e juntar os romanos com os gregos na batalha contra Gaia e seu exército de gigantes.
  • Percy recupera sua memória mais rapidamente que Jason e ainda conseguia se lembrar de Annabeth, enquanto Jason só conseguia se lembrar de sua irmã Thalia que ele não via a anos.
  • Jason é um dos poucos semideuses que conseguem lutar tanto quanto com uma lança quanto com uma espada.
  • Em O Filho de Netuno, mostra-se que Jason faz tanta falta no Acampamento Júpiter quanto Percy no Acampamento Meio-Sangue.
  • Quando Jason chegou no Acampamento Júpiter, a Quinta Coorte era motivo de zoação pelas outras, e, quando ele virou pretor, as esperanças para todos da Coorte cresceram.
  • Jason, quando perde a memória, "acorda" já com seus amigos no ônibus escolar, já Percy acorda na casa de Lupa e tem que sobreviver por meses sem amigos e sendo perseguido pelas Górgonas, por ter mandado Medusa para o Tártaro.
  • Em O Filho de Netuno, quando Percy questiona Reyna se ela e Jason tinham um relacionamento romântico, ela nega.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]