Homologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Homólogo)
Ir para: navegação, pesquisa



Homologia pode ser:

  • Homologia (biologia) - em biologia, estudo das semelhanças entre estruturas de diferentes organismos que possuem a mesma origem embriológica.

O adjetivo homólogo pode ser:

Em genética, dado um par de cromossomas, um deles é homólogo do outro, ou seja, possui a mesma forma e estrutura do outro, contendo genes correspondentes. Neste casos, eles são cromossomas homólogos.

Em química afirma-se que compostos são homólogos quando apresentam estruturas moleculares semelhantes e funções idênticas. Homólogos têm as mesmas fórmulas, com exceção do número de grupos CH2 de átomos de carbono e hidrogênio. Como um exemplo de uma série de homólogos (formando uma série homóloga) pode-se tomar os álcoois: o álcool metílico ou metanol (CH33OH), o álcool etílico ou etanol (C2H5OH), o álcool propílico ou propanol (C3H7OH), o álcool butílico ou butanol (C4H9OH) e o álcool amílico ou pentanol (C5H11OH). Os compostos homólogos têm propriedades químicas semelhantes, como a reatividade e reações com certas substâncias, mas suas propriedades físicas, como o ponto de fusão ou de ebulição mostram uma diferença associada muitas vezes até com o tamanho da molécula.