Annie Leibovitz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Annie Leibovitz.

Anna-Lou (Annie) Leibovitz (Westport, Connecticut, 2 de outubro de 1949) é uma fotógrafa estadunidense que se notabilizou por realizar retratos, e cuja marca é a colaboração íntima entre a retratista e seu retratado.

Leibovitz começou a interessar-se por fotografia após uma viagem de visita a sua família, que estava a viver nas Filipinas. Durante alguns anos ela continuou a desenvolver as suas aptidões ao mesmo tempo em que teve diversas ocupações, inclusive na época em que viveu num kibbutz, em Israel, em 1969.

De volta aos Estados Unidos, em 1970, começou a trabalhar na revista Rolling Stone. Em 1973, ela foi nomeada chefe de fotografia da revista, tendo permanecido até 1983. O seu estilo de fotografar as celebridades ajudou a definir o visual da revista.

Publicou seis livros de fotografias: Photographs, Photographs 1970-1990, American Olympians, Women, American Music e A Photographer’s Life 1990-2005.

Leibovitz assumiu uma relação com a escritora Susan Sontag, de quem esteve sempre próxima nos últimos anos de vida.[1] Atualmente Leibovitz tem trabalhado com artistas como por exemplo Vanessa Hudgens e Zac Efron, para o projeto "Disney Dream Portrait" um projeto da Disney Word

Alguns dos seus projetos mais conhecidos são:

Fotografias famosas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Susan Sontag (2006-09-10). On Self. The New York Times Magazine. Página visitada em 2008-02-23.