The Blues Brothers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Blues Brothers
BluesBrothers.png
Dan Aykroyd e John Belushi, The Blues Brothers
Informação geral
Origem Nova Iorque, Nova Iorque
País  Estados Unidos
Gênero(s) Blues, blue-eyed soul
Período em atividade 19781982
1988 – presente
Gravadora(s) Atlantic Records
Página oficial www.bluesbrothers.com
Integrantes
Elwood J. Blues
Zee Blues
Banda Blues Brothers:
Steve Cropper
Lou Marini
Ex-integrantes
Jake Blues
Donald "Duck" Dunn
Willie Hall
Tom Malone
Matt Murphy
Paul Shaffer
Murphy Dunne
"Mighty Mack" McTeer
Alan Rubin

The Blues Brothers é uma banda de rhythm and blues norte-americana fundada pelos comediantes Dan Aykroyd e John Belushi em 1978 como parte de um quadro musical no programa Saturday Night Live.[1] Belushi e Aykroyd, respectivamente, Jake e Elwood Blues, eram os vocalistas da banda, que era completa por músicos conhecidos e respeitados. A banda fez sua primeira aparição no dia 22 de abril de 1978, como convidado musical no programa Saturday Night Live.

A banda então começou a ir além da tela da televisão, lançando um álbum, Briefcase Full of Blues (1978), chegando a filmar um longa metragem baseado na própria banda e seus integrantes, intitulado "The Blues Brothers" (1980).[2]

Mesmo com a morte de John Belushi por overdose, em 1982, a banda continuou se apresentando, contando com artistas convidados. A banda original se reagrupou em 1988 para uma turnê mundial e novamente em 1998 para uma sequência do primeiro filme, "Blues Brothers 2000". Eles fazem aparições em festivais musicais de todo o mundo.

Em 31 de agosto de 2011, foi anunciado que Dan Aykroyd e Judith Belushi Pisano estão lançando uma nova série de TV dos Blues Brothers para redes de horário nobre.[3] [4]

História[editar | editar código-fonte]

A origem da banda remonta no final da década de 1960, mais precisamente em 1969: Paul Shaffer, líder da banda que fazia o programa semanal Saturday Night Live, recebeu um telefonema de Marshall Checker, da gravadora Checkers Records, que indicou a ele um grupo muito bom de Chicago, que tocava blues em pequenos clubes locais. A banda era liderada por Jake e Elwood Blues, condinomes de John Belushi e Dan Aykroyd. Os dois fariam parte do programa anos depois e debutaram em 1976, fantasiados de abelha para interpretarem "I'm A King Bee", de Slim Harpo. A popularidade do duo foi crescendo gradativamente, até virarem estrelas de primeiro nível.

Depois, ambos já faziam parte do elenco do humorístico norte-americano e interpretaram dois cantores de blues que dançavam de forma cômica. O visual da dupla foi baseado em vários artistas que fizeram história no blues. A dança e o fato de atuarem em dupla se deve a Sam & Dave. Os chapéus foram influência de John Lee Hooker. O terno surgiu do conceito dos músicos de jazz da década de 1940, que diziam que, para olhar em linha reta, era necessário vestir terno e gravata.

Nessa época, já contavam com músicos respeitados, como o guitarrista Steve Cropper e o baixista Donald "Duck" Dunn, freqüentadores da gravadora Stax Records, um dos berços da música negra norte-americana. Aos poucos, foram acrescendo novos talentos, caso do outro guitarrista, Matt "Guitar" Murphy.

Na apresentação no Saturday Night Live, tocaram a música "Hey Bartender", uma canção dos anos 1950 de Floyd Dixon.

Em junho de 1978, eles abriram os shows do comediante Steve Martin no Universal Amphitheater. O sucesso da apresentação e das músicas dos Blues Brothers, com formato de blues, mas com claras pitadas de rock e jazz, foi tamanho que a dupla foi convidada a gravar um disco.

E, ainda em 1978, era lançado Briefcase Full of Blues e gravado ao vivo, o LP bateu na casa dos 40 mais vendidos, graças às regravações do clássico "Soul Man" e de "Rubber Biscuit". O disco rendeu platina dupla (mais de dois milhões de cópias vendidas) e o topo das paradas dos Estados Unidos.

Embalados pelo sucesso, os Blues Brothers se tornaram protagonistas do filme The Blues Brothers em 1980.

Em 5 de março de 1982, o vocalista e líder da banda, John Belushi faleceu depois de ter uma overdose de cocaína e heroína, aos 33 anos de idade, em uma história até hoje envolta em mistério.

Em 1988, os músicos originais reformaram a banda para uma excursão mundial, com Eddie Floyd nos vocais.

Em 1998, foi lançada a sequência do primeiro filme, Blues Brothers 2000.

Membros da banda[editar | editar código-fonte]

Formação original[editar | editar código-fonte]

Outros membros[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Singles nas paradas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.