Secret (canção de Madonna)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Secret"
Single de Madonna
do álbum Bedtime Stories
Lado B "Let Down Your Guard" (GB)
Lançamento 27 de Setembro, 1994
Formato(s) CD, Cassette, 7"
Gravação abril-junho1994
(Nova Iorque, Nova Iorque)
(Atlanta, Geórgia)
[1]
Gênero(s) Pop, R&B
Duração 5:03 (album version)
4:28 (radio edit)
Gravadora(s) Maverick Records, Sire,
Warner Bros.
Composição Madonna, Dallas Austin, Shep Pettibone
Produção Madonna, Dallas Austin
Cronologia de singles de Madonna
Último
Último
"I'll Remember"
(1994)
"Take a Bow"
(1994)
Próximo
Próximo

"Secret" (em inglês: Segredo) é uma canção de Madonna lançada em Setembro de 1994 como primeiro single do álbum Bedtime Stories.

A canção[editar | editar código-fonte]

A primeira versão de "Secret" chamava-se "Something's Coming Over Me" e foi escrita por Shep Pettibone, produtor do disco Erotica. Ajudada por Dallas Austin, Madonna reescreveu a canção dando-lhe a forma pela qual ela é hoje conhecida. O livreto do álbum "Bedtime Stories" não apresenta Pettibone como co-autor, mas a página oficial de Madonna o faz. Esta versão original nunca foi lançada comercialmente.

"Secret" representou o regresso de Madonna após a era sexual e controversa do disco Erotica e do livro "SEX". É uma balada enigmática, uma vez que Madonna refere que a pessoa de quem gosta possui um segredo, não revelando qual é.

"Secret" foi interpretada por Madonna na "Drowned World Tour" de 2001, tendo Madonna dedicado o tema a todos os que a inspiraram ao longo da sua carreira. A canção foi interpretada com a projecção de um video no qual se mostravam pessoas de várias culturas e religiões e vários momento no ciclo da vida de uma pessoa.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe de "Secret" foi dirigido pela fotógrafa Melodie McDaniel, tendo sido gravado no Harlem, bairro de Nova Iorque associado à cultura afro-americana.

Filmado completamente a preto e branco, o videoclipe reproduz o clima de mistério da canção. Nele Madonna surge como uma cantora que intepreta "Secret" num clube, sendo a actuação intercalada com cenas do Harlem e dos seus personagens.

Esses personagens surgem quando Madonna percorre as ruas do bairro, encontrando-se entre eles um travesti infeliz, prostitutas e um cafetão (proxeneta em Portugal) cruel.

A meio do videoclipe Madonna recebe uma espécie de "baptismo" e ressurge mais feliz após tirar um fardo que a oprimia. Segundo interpretações de fãs, o "segredo" seria a dependência na heroína (devido à maquilhagem usada por Madonna) ou um filho secreto (dado que final surge uma criança).

Mas logo depois entenderíamos o verdadeiro motivo da música, quando Madonna se refere ao misterioso segredo,ela fala sobre seu namorado ser um travesti. Por isso a filmagem de um travesti se arrumando em um corredor no início do clipe.

"Secret" recebeu também uma versão videoclipe "remix", um dos mais populares da carreira da Madonna, o Dan-O-Rama Mix, que usa o remix “Junior`s Luscious Single Mix”. Este videoclipe foi bastante exibido pela MTV dos Estados Unidos.

Formatos do single[editar | editar código-fonte]

O single foi lançado em vinil 12” e 7”, cd e fita cassete com variações nas capas americanas e européias. No Reino Unido o single trouxe um dos raros lados B da Madonna, a música “Let Down Your Guard” sobra das gravações do “Bedtime Stories”.

Faixas do maxi-single americano:

1. Secret (Edit)

2. Secret (Junior`s Luscious Single Mix)

3. Secret (Junior`s Luscious Club Mix)

4. Secret (Junior`s Sound Factory Mix)

5. Secret (Some Bizarre Mix)

6. Secret (Allstar Mix)

Faixas do single do Reino Unido:

1. Secret (Edit)

2. Let Down Your Guard (Rough Mix Edit)

3. Secret (Instrumental)

4. Secret (LP Version)

Referências

  1. (12 de abril de 1994) "Peach Buzz: Talk of Our Town: Producer has project with Madonna" (em inglês). The Atlanta Journal and The Atlanta Constitution p. C/2. Cox Enterprises. Página visitada em 05 defevereiro de 2014.