Marc Jacobs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Marc Jacobs.

Marc Jacobs (9 de abril de 1963, Nova Iorque, EUA) é um estilista de moda norte-americano, graduado pela Escola de Arte e Estilo de Nova Iorque em 1981.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Aos 24 anos, Marc Jacobs já tinha se o tornado o mais jovem a ganhar o prêmio CFDA Perry Ellis para novos talentos, um ano após sua primeira coleção para a própria grife. Ele ganhou mais sete prêmios que Jacobs do Council of Fashion Designers of America.[1] Marc Jacobs tornou-se conhecido no mundo da moda no fim dos anos 80, ao desenhar e apresentar uma coleção em estilo "grunge" – baseada no novo tipo de som e indumentária que vinha da cidade de Seattle, na costa-oeste, onde grupos de rock como Nirvana e Soundgarden e meninos com bermudas até o meio dos joelhos revolucionavam os costumes locais e os difundiam para todo o país - para a tradicional marca Perry Ellis, da qual era diretor de estilo, sendo imediatamente demitido.

Marc by Marc Jacobs em Porto.

Apoiado por nomes importantes da moda, como Anna Wintour, a editora-chefe da revista Vogue, que abriu suas páginas para suas criações, Jacobs conseguiu proeminência sozinho no mercado, recebendo diversos prêmios de conselhos de moda no começo dos anos 1990. Trabalhou por 16 anos no comando de criação artística da marca Louis Vuitton, se despediu da marca em 2013.[2] É conhecido como um estilista que não segue as tendências universais da moda de cada estação, como em sua coleção de 2004/2005, quando, ignorando o estilo safári seguido por outros grandes nomes do mercado, fez sua coleção baseada num estilo completamente feminino com seus modelos desfilando entre 450 000 rosas na passarela.

Referências