One More Chance (canção de Madonna)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"One More Chance"
Single de Madonna
do álbum Something to Remember
Lado B "Verás"
Lançamento 7 de março de 1996
Formato(s) CD, cassete
Gravação Setembro de 1995
Gênero(s) Pop
Duração 4:25
Gravadora(s) Maverick, Warner Bros.
Produção Madonna, David Foster
Cronologia de singles de Madonna
Último
Último
"You'll See"
(1995)
"Love Don't Live Here Anymore"
(1996)
Próximo
Próximo

"One More Chance" é uma canção da cantora americana Madonna, uma das faixas inéditas incluídas na compilação Something to Remember. "One More Chance" foi escrita e produzida por Madonna e David Foster e segundo a cantora, a canção foi inspirada em um momento feliz em sua vida, quando ela deu uma chance a um homem que ela conhecia e ele foi capaz de realizar suas necessidades. Musicalmente, é uma balada pop com uma introdução com violão e várias mudanças de acordes. A canção foi lançada como o segundo single de Something to Remember em 7 de março de 1996 pela Maverick Records, exceto nos Estados Unidos, onde foi lançada a regravção de "Love Don't Live Here Anymore".

"One More Chance" foi bem recebida por críticos musicais de música contemporânea, que a descreveram como "sentimental" e "tocante". Comercialmente, a canção foi um sucesso modesto. No Reino Unido, atingiu o décimo primeiro lugar das tabelas de venda e na Austrália o trigésimo quinto. No entanto, na Itália, estreou na décima posição até ir ao número dois algumas semanas depois. No ano 2000, a canção foi regravada pela dupla mexicana Sentidos Opuestos e acabou sendo nomeada "Hoy que tú no estás" em versão espanhola. Foi incluída no álbum final da dupla Movimiento perpetuo.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

David Foster (foto) escreveu e produziu a canção.

Depois de um período controverso em sua carreira, a vida pessoal de Madonna começou a dominar sua carreira musical. "Ela sabia que era hora de mudar", disse um membro anônimo da sua equipe, que afirmou que ela queria provar que havia mais dela do que o constante cerco da mídia em torno dela.[1] J. Randy Taraborrelli, autor de Madonna: An Intimate Biography, explicou: "Então, Madonna lançou Something to Remember, uma coleção de suas canções de amor lançadas anteriormente, pois ela tinha algo a provar ou simplesmente para cumprir uma obrigação contratual [e] o álbum de quatorze faixas fez um comunicado".[2] Descrita como uma "carta de amor de Madonna para seus fãs e amantes da música", a compilação parecia mostrar seu talento musical, com Madonna comentando "...E estas são apenas minhas baladas".[3] Para o álbum, Madonna regravou a música de Marvin Gaye, "I Want You".[4] Outras duas músicas também foram incluídas, "You'll See" e "One More Chance", escritas e gravadas com David Foster, conhecido por seus trabalhos com vários artistas como Barbra Streisand, Al Jarreau e Earth, Wind & Fire, na terceira semana de setembro de 1995.[4] [5]

Em uma entrevista com a revista Spin, Madonna disse que "One More Chance" foi inspirada em um momento feliz em sua vida, quando ela deu uma chance a um homem que ela conhecia, e ele foi capaz de realizar suas necessidades. Ela reverteu a situação em uma canção. Madonna explicou: "Muitas vezes, em minhas composições, eu vejo coisas que as pessoas dizem para mim e coloco-as na primeira pessoa. Então, foi na verdade algo que foi dito para mim".[6] Enquanto gravava "You'll See" e "One More Chance" para Something to Remember, Madonna preparava-se para começar as gravações para o filme Evita, fazendo treinamentos vocais. Ela disse: "Se você escutar a estas canções, você pode ouvir como eu estava tentando absorver e utilizar o que eu estava aprendendo para a gravação de Evita".[7]

Composição[editar | editar código-fonte]

"One More Chance" (1996)
Uma amostra de "One More Chance", onde o refrão é cantado.

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.

"One More Chance" está situado no compasso de tempo comum, com um andamento de 92 batidas por minuto.[8] É composta na chave de Fá maior, com uma sequência básica de Dó maior7-7-Si7-7 como progressão de acordes, enquanto o piano e a guitarra são utilizados para reproduzir a música de fundo.[8] A potência vocal de Madonna varia entre Sol3 e Si4.[8] "One More Chance" tem uma introdução com violão e várias mudanças de acordes.[9] Liricamente, a música é sobre Madonna tentando recuperar um amor perdido, enquanto seus vocais são mais fracos do que os outros apresentados no álbum e possui uma harmonia com sua voz e guitarra acústica em uma parte.[9] De acordo com a Billboard, a faixa é uma "canção de amor" e evoca o problema anterior de um casamento fracassado de Madonna com Sean Penn.[5]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Análise da crítica[editar | editar código-fonte]

A canção recebeu geralmente resenhas favoráveis de críticos musicais. Enquanto revisava Something to Remember, Ken Tucker da Entertainment Weekly disse que "I Want You", "You'll See" e "One More Chance" "são tentações de consumo que apenas adicionam fascinação [ao álbum]",[10] enquanto o jornalista da Billboard Timothy White considerou as duas últimas "serenatas agridoces".[5] Mark Bego em seu livro Madonna: Blonde Ambition disse que "One More Chance" era "tocante".[11] J. Randy Taraborrelli, autor de Madonna: An Intimate Biography, descreveu a faixa como "sentimental e expansiva".[12]

Recepção comercial[editar | editar código-fonte]

"One More Chance" teve um sucesso modesto nas paradas de sucesso. No Reino Unido, estreou no número 11 em 23 de março de 1996. Ficou apenas quatro semanas na parada.[13] Na Itália, "One More Chance" foi bem-sucedida, estreando na décima posição na FIMI Singles Chart em 6 de abril de 1996.[14] Nas semanas seguintes, a faixa alcançou o pico de número dois na parada, permanecendo por uma semana antes de cair até sair da parada musical.[14] Também alcançou o número 77 na parada de fim de ano.[15] A canção também foi bem-sucedida na Finlândia, onde estreou no número 14, sendo seu pico a décima segunda posição.[16] Na Suécia, "One More Chance" estreou em seu pico de número 39 na semana começando em 29 de março de 1996, e saiu da parada no número 59 quase um mês depois, em 26 de abril de 1996.[17] Na Austrália, a canção estreou no número 43, e na próxima semana subiu oito posições para seu pico de 35 em 31 de março de 1996.[18] Sua última semana na parada australiana foi em 21 de abril de 1996, na posição 44.[18]

Versão cover[editar | editar código-fonte]

No ano 2000, "One More Chance" teve uma versão cover pela dupla mexicana Sentidos Opuestos, levando o nome "Hoy que tú no estás" na língua espanhola. Foi incluída em seu álbum final Movimiento perpetuo.[19]

Desempenho nas paradas de sucesso[editar | editar código-fonte]

Paradas[editar | editar código-fonte]

Créditos[editar | editar código-fonte]

Créditos adaptados do encarte de Something to Remember.[20]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Taraborrelli 2002, p. 251
  2. Taraborrelli 2002, p. 252
  3. Taraborrelli 2002, p. 254
  4. a b Taraborrelli 2002, p. 253
  5. a b c White, Timothy. 'Something' In the Way She Grieves. Billboard pp. 5. Nielsen Business Media, Inc. Página visitada em 8 de agosto de 2010.
  6. Guccione, Jr, Bob (Janeiro de 1996). Live to Tell. Spin pp. 94. Buzz Media. Página visitada em 5 de abril de 2013.
  7. Flick, Larry (26 de outubro de 1996). Radio Embraces Madonna's Evita. Billboard pp. 5. Nielsen Business Media, Inc. Página visitada em 5 de abril de 2013.
  8. a b c Madonna Ciccone - One More Chance Sheet Music. Music Notes. Alfred Music Publishing. Página visitada em 22 de dezembro de 2009.
  9. a b Rooksby 2004, p. 88
  10. Tucker, Ken (30 de setembro de 1995). Something to Remember. Entertainment Weekly. Time Warner. Página visitada em 8 de agosto de 2011.
  11. Bego 2000, p. 298
  12. Taraborrelli 2002, p. 242
  13. a b Top 40 Official UK Singles Archive. Official Charts Company (23 de março de 1996). Página visitada em 2 de abril de 2013.
  14. a b c Madonna: Discografia Italiana. Federation of the Italian Music Industry (1983-1999). Página visitada em 6 de junho de 2010.
  15. a b I singoli più venduti del 1996. Hit Parade Italia. Federation of the Italian Music Industry (31 de dezembro de 1996). Página visitada em 6 de junho de 2012.
  16. a b Madonna - One More Chance. The Official Finnish Charts. Hung Medien. Página visitada em 5 de abril de 2013.
  17. a b Madonna - One More Chance. Sverigetopplistan. Hung Medien. Página visitada em 5 de abril de 2013.
  18. a b c Madonna - One More Chance. ARIA Charts. Hung Medien. Página visitada em 5 de abril de 2013.
  19. (2000) Créditos do álbum Movimiento Perpetuo por Sentidos Opuestos [CD]. Warner Music/EMI.
  20. (1995) Créditos do álbum Something to Remember por Madonna [CD]. Maverick Records/Warner Bros. Records.