Si maior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde junho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Si menor
Si maior
B Major key signature.png
Tonalidade
Relativa Sol sustenido menor
Homónima Si menor
Notas
Si, Dó♯, Ré♯, Mi, Fá♯, Sol♯, Lá♯, Si

Si maior (abreviatura no sistema europeu Si e no sistema americano B) é a tonalidade que consiste na escala maior de si, e contém as notas si (B), dó sustenido (C♯), ré sustenido (D♯), mi (E), fá sustenido (F♯), sol sustenido (G♯), lá sustenido (A♯) e si (B). A sua armadura contém cinco sustenidos. A sua tonalidade relativa é sol sustenido menor, e a sua tonalidade paralela é si menor. É enarmônica de dó bemol maior.

Si mayor escala.png

Usos[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser fácil pensar que si maior é uma escala estranha ou incómoda devido à sua distância a dó maior (como pode verificar-se no círculo de quintas) ou devido ao elevado número de sustenidos que contém, Frédéric Chopin considerava-a como uma das mais fáceis de tocar, argumentando que era mais fácil para os dedos aceder às teclas negras; por isso costumava frequentemente recomendar a sua aprendizagem aos estudantes de piano iniciados, deixando para o final a escala de dó maior por essa razão (a sua ausência de teclas negras tornava-a a mais difícil de tocar com desenvoltura, segundo Chopin).

Composições clássicas em si maior[editar | editar código-fonte]

Outras composições em si maior[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • David Wyn Jones, "The Beginning of the Symphony," capítulo A Guide to the Symphony,"AJP" editado por Robert Layton. Oxford University Press.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.