Mi menor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mi menor
Mi menor
G Major key signature.png
Tonalidade
Relativa Sol maior
Homónima Mi maior
Notas
Mi, Fá♯, Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi

Mi menor (abreviatura no sistema europeu Mi m e no sistema americano Em) é, na música, a tonalidade que consiste na escala menor baseada na nota mi, com as alturas mi, fá sustenido, sol, , si, , e mi.[1] A sua escala menor harmônica contém um ré sustenido, e sua armadura tem um sustenido, fá (ver abaixo: escalas e tons).

Sua maior relativa é sol maior, e sua maior paralela é mi maior.

As mudanças necessárias para as versões melódicas e harmônicas da escala são escritas com alterações sempre que necessário.

Boa parte do repertório para o violão clássico é em mi menor, na medida em que este é um tom muito característico para o instrumento; na sua afinação padrão, quatro das seis cordas do instrumento fazem parte do acorde tônico. O tom também é extremamente popular no heavy metal, já que permite o uso extensivo na nota mais grave de uma guitarra na afinação padrão, o mi.

Composições clássicas em mi menor[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências