Triciclo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Triciclos no município de Araxá.

Um triciclo é um veículo de três rodas. Pode ser motorizado (com duas rodas na frente ou duas atrás, com ou sem cabine) ou por tração humana (como bicicleta de três rodas, ou infantil como as tonquinhas). Existindo dois modelos de triciclo motorizado que se destacam na preferencia dos consumidores, o Renha e o By Cristo.

Desenhos[editar | editar código-fonte]

Triciclos geralmente seguem um dos três formatos a seguir:

Triciclo utilizado geralmente por frequentadores de Moto clubes.
Um triciclo infantil.
Protótipo em formato delta desenvolvido no Brasil.
  • vertical, lembra um veículo de duas rodas (quadro diamante) mas com duas rodas na parte traseira e o condutor montado no quadro. A direção é feita através de um guidão conectado diretamente à roda da frente, como em uma bicicleta.
  • delta, é similar a um vertical, com duas rodas atrás e uma na frente, mas com formato reclinado. Em seu formato comum, uma ou as duas rodas traseiras podem ser tracionadas, enquanto a dianteira é utilizada para controlar a direção do veículo. A direção pode ser feita por um sistema articulado, com alavancas de direção debaixo do assento, ou diretamente na roda dianteira com um guidão;
  • reverso (girino), um formato reclinado com duas rodas guiáveis na frente e uma tracionada atrás. Raramente (por causa do risco de tombar o veículo em movimento), as rodas dianteiras podem ser tracionadas enquanto a traseira é guiada. A direção pode ser através de um sistema articulado e uma haste fixada ao eixo, ou com duas alavancas de direção, cada uma conectada a um tubo de direção (geralmente através de um movimento de direção de bicicleta, com as alavancas agindo como suportes de guidão) e uma haste de fixação entre as abraçadeiras do eixo.

Nem todos os triciclos se enquadram em uma dessas três classes. Alguns triciclos antigos a pedal, por exemplo, utilizavam duas rodas alinhadas de um lado e uma roda maior guiável do outro. Outro formato é um veículo com três rodas alinhadas, com duas rodas guiáveis: uma na frente e outra no meio ou atrás. Não é incomum para triciclos ter rodas traseiras e dianteiras de tamanhos diferentes. Outro formato, ainda, criado por Scott Thomas Post, chamava atenção pelo fato de todas as três rodas serem de tamanhos diferentes. A troca de marchas daria ou tiraria força a cada roda, resultando em diferentes relações de esforço.[1]

Utilização[editar | editar código-fonte]

Os adultos podem achar os triciclos verticais difíceis de pedalar por causa da familiaridade com o contraesterço necessário para equilibrar a bicicleta. A variação na inclinação da estrada é a principal dificuldade a ser superada após o domínio das técnicas básicas no manuseio de triciclos. Os triciclos reclinados são menos afetados pela inclinação e, dependendo da largura da estrada e a posição do ciclista, são capazes de fazer curvas muito rápidas. Alguns triciclos são projetados para se inclinarem nas curvas tanto quanto uma bicicleta, e isso também os tornam mais confortáveis em estradas inclinadas. São chamados de triciclos articulados.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Triciclo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]