Crissiumal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Crissiumal
"Cidade sorriso"
Bandeira de Crissiumal
Brasão de Crissiumal
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 28 de fevereiro
Fundação 18 de dezembro de 1954 (60 anos)
Gentílico crissiumalense
CEP 98640-000
Prefeito(a) Walter Luiz Heck (PSB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Crissiumal
Localização de Crissiumal no Rio Grande do Sul
Crissiumal está localizado em: Brasil
Crissiumal
Localização de Crissiumal no Brasil
27° 30' 00" S 54° 06' 03" O27° 30' 00" S 54° 06' 03" O
Unidade federativa  Rio Grande do Sul
Mesorregião Noroeste Rio-grandense IBGE/2008 [1]
Microrregião Três Passos IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Doutor Maurício Cardoso, Horizontina, Humaitá, Nova Candelária, Tiradentes do Sul, Três Passos e El Soberbio Argentina
Distância até a capital 496 km
Características geográficas
Área 362,151 km² [2]
População 14 085 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 38,89 hab./km²
Altitude 400[4] m
Clima Temperado
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,786 alto PNUD/2000 [5]
PIB R$ 152 771,828 mil IBGE/2008[6]
PIB per capita R$ 10 106,63 IBGE/2008[6]
Página oficial

Crissiumal[nota 1] é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. É conhecida como a capital gaúcha das agroindústrias[7] . É a 122ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e a 2133ª do Brasil[8] .

História[editar | editar código-fonte]

A área onde se encontra Crissiumal foi um dos últimos espaços a ser ocupado pelo homem branco no Rio Grande do Sul[9] . Inicialmente a região era ocupada por índios de diversas etnias[9] . No final do século XIX tomou impulso, por meio da remoção de entraves burocráticos e a criação de mecanismos legais e logísticos de incentivo, a colonização do norte e noroeste do Rio Grande do Sul[9] . Como as terras das "colônias velhas" já se encontravam ocupadas e o crescimento populacional exigia a abertura de novas fronteiras para os filhos dos colonos e para os novos imigrantes, vários projetos de colonização foram implantados no final do século XIX e início do século XX permitindo a migração rumo à região norte[9] . Surgiu assim em 1890 a "Colônia Ijuí" composta por imigrantes recém chegados da Europa, descendentes de colonos da colônias velhas e povos nativos[9] . Mais próximo a Crissiumal os colonos se estabeleceram na "Colônia Militar do Alto Uruguai" que mais tarde, em 1944, formaria ao município de Três Passos[9] . A partir do ano de 1930 inicia-se a chegada dos primeiros imigrantes de diversas etnias, com predominância de alemães e italianos.

O nome Crissiumal se originou de uma taquara (criciúma), planta muito abundante no município até os dias de hoje. Pela Lei Estadual nº 2553, de 18 de dezembro de 1954, foi criado o município de Crissiumal, cuja instalação ocorreu no dia 28 de fevereiro de 1955, pelo desmembramento de Três Passos.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude 27º29'59" sul e a uma longitude 54º06'04" oeste, estando a uma altitude de 400 metros. É delimitado a leste por Três Passos, ao sul por Humaitá e Nova Candelária, a oeste por Horizontina e Doutor Maurício Cardoso, e ao norte pela República Argentina e Tiradentes do Sul[10] [4] .

Topografia[editar | editar código-fonte]

O relevo apresenta-se desde suavemente ondulado até fortemente ondulado a montanhoso[11] , sendo mais acidentado nas áreas próximas aos rios Uruguai, Buricá, Lajeado Grande e seus afluentes[4] . No leito desses cursos podem ser encontradas áreas relativamente planas, mas pouco extensas[4] . A menor altitude no município é de aproximadamente 120 metros, sutiada a oeste, na foz do rio Buricá, e a maior altitude ocorre no oeste, próximo a linha divisória com o município de Humaitá onde chega a atingir 472 metros. A altitude da sede é de 400 metros[4] . O solo é derivado de rochas ígneas básicas da Formação Serra Geral, tendo o basalto como substrato[11] .

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Os principais rios são os rios Uruguai, Buricá, Lajeado Grande e Reúno[10] , além de outros cursos d'água de menor porte que recebem a denominação de lajeados, dentre eles o Principal, Caçador, Mirim, Teimoso, Fazenda e Nass[4] .

Meio Ambiente[editar | editar código-fonte]

O município se encontra na região agroecológica do Alto Vale do Rio Uruguai e sub-região de Três Passos[4] . A vegetação pertence a floresta estacional decidual[4] [11] . Apresenta elevada porcentagem de espécies exclusivas da floresta subtropical, número relativamente pequeno de espécies arbóreas altas e quase ausência de epífetas[11] . Atualmente, a formação florestal encontra-se fragmentada em pequenas parcelas esparsas entre lavouras, principalmente as de milho, trigo e soja. As espécias da flora mais abundantes pertencem as famílias Leguminosae, Boraginaceae, Sapindaceae e Rutaceae[11] . A vegetação ocupa de 10 a 20% da área do município, sendo que o restante é ocupado por lavouras anuais e pastagens[4] .

Existem algumas áres remanescentes de mata nativa, típicas da floresta subtropical[10] . A fauna é composta por alguns mamíferos, aves de várias espécies, alguns répteis e peixes[10] .

Demografia[editar | editar código-fonte]

A população de Crissiumal em 2010 era de 14085 habitantes, com uma densidade demográfica de 38,89 habitantes por quilômetro quadrado. Segundo o Censo de 2010, 6903 habitantes eram homens e 7171 eram mulheres [12] . Ainda segundo o mesmo censo 43,48% da população era urbana (6124 habitantes viviam na zona urbana e 7960 na zona rural) [12] . A expectativa de vida ao nascer é de 72,99 anos e o coeficiente de mortalidade infantil é de 17,09 por mil nascidos vivos[13] .

O coeficiente de Gini, que mede a desigualdade social, é de 0,39, sendo que 1,00 é o pior número e 0,00 é o melhor.[14] A incidência da pobreza, medida pelo IBGE, é de 17,71%, o limite inferior da incidência de pobreza é de 11,56%, o superior é de 23,87% e a incidência da pobreza subjetiva é de 12,82%.[14]


Política[editar | editar código-fonte]

Em Crissiumal, o Poder Executivo é representado pelo prefeito e gabinete de secretários, em conformidade ao modelo proposto pela Constituição Federal. A Lei Orgânica do Município, porém, preceitua que a administração pública deve conferir à população ferramentas efetivas ao exercício da democracia participativa. O prefeito até 2012 é Sérgio Drumm, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), eleito nas Eleições municipais no Brasil em 2008 e empossado no ano seguinte. Ele obteve 5.529 votos válidos, 57,31% dos votos no primeiro turno.[15]

O Poder Legislativo é constituído à câmara municipal, composta por 9 vereadores[16] eleitos para mandatos de quatro anos (em observância ao disposto no artigo 29 da Constituição, que disciplina um número máximo de 9 para municípios com até quinze mil de habitantes).[17] Cabe à casa elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao Executivo, especialmente o orçamento participativo (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Atualmente (2011) a Câmara é composto por 3 vereadores do PSB, 2 do PP, 1 do PTB, 1 do PMDB, 1 do PDT e 1 do PSD[16] .

Economia[editar | editar código-fonte]

Economia baseada nas pequenas propriedades rurais, que geraram os projetos de Agroindústrias do Pacto Fonte Nova e do Via Lácteo.

Na atividade agropecuária se destaca a produção leiteira. Com uma produção diária de mais de 70.000 litros, Crissiumal é o maior produtor de leite do estado.

Crissiumal conta com o programa municipal de desenvolvimento agroindustrial - Pacto Fonte Nova - que visa transformar as propriedades rurais em verdadeiros empreendimentos, evitando assim ao máximo o êxodo rural e criando oportunidades no interior. Importante polo regional e estadual na produção e criação suína, agricultura, agroindústrias, produção colonial e confecção de melado, mel, rapaduras, cachaça, sucos em polpa, geleias, chimias, produtos embutidos e em conserva. Este programa, que já é reconhecido internacionalmente, foi elogiado por diversas personalidades do Brasil e do mundo.

Destaca-se na indústria moveleira e promove a Expomóveis, com representantes como a Móveis Piratini. Também pela Indústria de Máquinas Para Fabricar Telas de Alambrados - Rodemaq.

Turismo[editar | editar código-fonte]

O município conta com uma rota turística própria chamada Mundo Colonial que passa pelas principais agroindústrias da cidade. Encontra-se também na cidade um dos únicos castelos em estilo medieval do país, pertencente à família Bonotto. Existem também diversas praças e áreas de lazer[7] . O Castelo do Bonotto é uma residência particular, imitando um castelo medieval europeu, construído em pedras e ostentando quatro torres.[18]

Outros pontos turísticos de Crissiumal são a CGH Caa-Yari (localizada no Rio Lajeado Grande), Balneário Amorim, Balneário Três Ilhas, a Costa do Rio Uruguai, Cascata Schiling, Monumento O Pioneiro e a Praça da Matriz.

Estrutura urbana[editar | editar código-fonte]

Educação[editar | editar código-fonte]

A cidade conta com 16 estabelecimentos de ensino fundamental, 7 unidades pré-escolares e 2 escolas de nível médio [12] . Ao total, são 2.812 matrículas e 199 docentes registrados [12] . Existe também na cidade um pólo de Ensino a Distância da Universidade Norte do Paraná. O índice de analfabetismo é de 4,78%[13] .

Saúde[editar | editar código-fonte]

Existem ao todo 7 estabelecimentos de saúde, sendo 4 públicos e 3 privados, com 39 leitos para internação[12] . O fator "saúde" do Idese em 2008 no município foi de 0,887, o 22º maior índice do Rio Grande do Sul[19] . Na cidade se encontra o Hospital de Caridade de Crissiumal, entidade beneficente sem fins lucrativos[20] , atendendo as especialidades de ortopedia/traumatologia, clínica geral, obstetrícia cirúrgica, obstetrícia clínica, pediatria clínica e psiquiatria[20] .

Cultura[editar | editar código-fonte]

A cultura alemã é representada pela ProstFest, que acontece em novembro, e pela EXPOCRIS.

O Grupo Étnico Madre Paulina - GEMP - Escola e Cia. de Dança - divulga o nome do município através da dança participando de festivais em todo o Brasil, sendo premiado diversas vezes no país, na América do Sul e na Europa.[21]

Também na cidade acontece o Kampf Rock Festival que é um evento underground que reúne bandas independentes do gênero rock do Rio Grande do Sul.

Possui em suas veias literárias os escritores José Raimundo Pletsch, Jenair Vicentini, Teresinha Schanke e Vera Pohl.

Esporte[editar | editar código-fonte]

É conhecida também pelo apelido Terra de goleiros devido aos goleiros famosos que nasceram ou passaram a infância na cidade, como Taffarel - que jogou no Tupy de Crissiumal, no Sport Club Internacional, em times italianos (Parma, Reggiana e Juventus) e, no retorno ao Brasil, no Atlético Mineiro, e mais tarde na Seleção Brasileira de Futebol - e Danrlei, nascido na cidade, que foi titular por 10 anos no Grêmio, atualmente deputado federal pelo Rio Grande do Sul. O goleiro Beto, ex- Tupy, era o goleiro reserva no Mundial de Clubes conquistado pelo Grêmio em 1983.

Além de Ademir Strassburger, ex-jogador e ídolo do Tupy de Crissiumal [22] [23] e um dos primeiros técnicos - importante na formação - de Danrlei; o ídolo gremista era chamado carinhosamente por Ademir de "meu guri". Hoje o capitão do Tupy das décadas de 80 e 90 [24] é técnico em Carazinho/RS

Outro crissiumalense em destaque é o ex-jogador e técnico Nestor Simionato, que jogou e treinou o Grêmio, além de dezenas de outros times do interior gaúcho e catarinense.

Nei Maldaner criador do INEMA - o site dos aventureiros, nasceu na cidade. Outro esporte de destaque na cidade é promovido pela Companhia da Trilha, muitos motoqueiros da região se reúnem em Crissiumal para iniciar suas aventuras.

Notas

  1. Nota ortográfica: Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Criciumal. Prescreve-se o uso da letra "C" para palavras de origem tupi. O nome vem do tupi e designa uma família de gramíneas. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada de cresciúmal para crissiumal e finalmente para criciumal.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. a b c d e f g h i Machado; Roberto Tormes. Análise socio econômica e perspectiva de desenvolvimento para produtores de leite no município de Crissiumal - RS. Visitado em 20 de novembro de 2011.
  5. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  6. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.
  7. a b Conheça Crissiumal Prefeitura Municipal de Crissiumal. Visitado em 18 nov. 2011.
  8. Cidade de Crissiumal/RS. População e Estatísticas Estado e Cidades, Rede Social de Estados e Cidades. Visitado em 11 nov. 2011.
  9. a b c d e f Dilson Trennepohl. Impactos ambientais da dinâmica de desenvolvimento da região noroeste colonial do Rio Grande do Sul. Visitado em 18 de novembro de 2011.
  10. a b c d Ministério da Saúde. Diagnóstico Local de Saúde Crissiumal. Visitado em 15 de novembro de 2011.
  11. a b c d e Sandro Vaccaro, Solon Jonas Longhi. Análise fitossociológica de algumas áreas remanescentes da floresta do Alto Uruguai, entre os rios Ijuí e Turvo, no Rio Grande do Sul. Visitado em 19 de novembro de 2011.
  12. a b c d e IBGE Cidades Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Visitado em 12 de novembro de 2011.
  13. a b Crissiumal Fundação de Economia e Estatística (FEE). Visitado em 15 de novembro de 2011.
  14. a b Cidades@ - IBGE (2003). Mapa de Pobreza e Desigualdade - Municípios Brasileiros 2003. Visitado em 15 de novembro de 2011.
  15. iG. Eleições 2008 - Apuração - eleição para prefeito e vereador. Visitado em 14 de novembro de 2011.
  16. a b Vereadores Câmara Municipal de Vereadores de Crissiumal - RS. Visitado em 14 de novembro de 2011.
  17. Constituição da República Federativa do Brasil: Artigo 29 Senado Federal. Visitado em 14 de novembro de 2011.
  18. Crissiumal Férias.tur.br. Visitado em 18 de novembro de 2011.
  19. Indíce de Desenvolvimento Socioeconômico Fundação de Economia e Estatística (FEE). Visitado em 12 de novembro de 2011.
  20. a b CNESNet Ministério da Saúde. Visitado em 15 de novembro de 2011.
  21. Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (2012-11). Mais uma Grande Atração na Mostra de Ciências do CAFW. Visitado em 2013-01-12.
  22. http://ruversports.blogspot.com.br/2010/12/crissiumal-tera-encontro-de-ex-atletas.html
  23. http://www.noroestegaucho.com.br/noticias/1754-esportes-14052012-master-tupy-fc-empatou-com-o-cruzeiro-de-santa-rosa
  24. http://pt.scribd.com/doc/15068082/622-09042009

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Rio Grande do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.