População em idade ativa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de População em Idade Ativa)
Ir para: navegação, pesquisa

População em Idade Ativa (PIA) é uma classificação etária que compreende o conjunto de todas as pessoas teoricamente aptas a exercer uma atividade econômica.

Definição[editar | editar código-fonte]

A População em Idade Ativa (PIA) é composta pela soma das Pessoas Economicamente Ativas (PEA) e das Pessoas Não-economicamente Ativas (PNEA).


PIA=PEA + PNEA


Sendo que População Economicamente Ativa (PEA) compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada; PNEA são as pessoas não-economicamente ativas que não podem ser classificadas nem como empregadas nem como desempregadas. Como por exemplo, pessoas que não possuem e nem estão procurando trabalho.

Idade limite[editar | editar código-fonte]

O limite de idade para uma pessoa ser considerada em idade ativa pode variar entre os países ou mesmo entre diferentes órgãos ou pesquisas dentro de um mesmo país. Em alguns casos o limite é 10 anos e em outros é 14 anos. O conjunto de pessoas fora da idade ativa (por possuírem menos de 10 anos ou menos de 14 anos de idade, dependendo da pesquisa) é chamado de População em Idade Economicamente Não-Ativa (PINA).

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui diferentes conceituações de população considerada como em idade ativa. que variam de acordo com a pesquisa. Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) a idade limite mínima para definir as pessoas em idade de trabalhar inclui as pessoas de 10 anos ou mais e na PNAD Contínua essa data limite é de 14 anos.[1]

Dessa forma a PNAD passou a calcular a Taxa de desemprego no Brasil para uma PIA composta por toda população com 15 ou anos de idade[2]

A importância de continuar pesquisando a participação de crianças (no caso da idade limite de 10 anos) deve-se ao fato de que apesar da proibição legal, o trabalho infantil ainda é praticado no Brasil.[3]

Referências

  1. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Notas Metodológicas. Vol. 1. Rio de Janeiro: IBGE, 2014. Acesso em 9 de julho de 2015.
  2. AMORIM, D.; DANTAS, F.; THOMÉ, C.; WERNECK, F. IBGE muda faixa etária da população em idade ativa na Pnad 2011. Estadão, 21 de setembro de 2012. Acesso em 10 de julho de 2015.
  3. Portal MEC - PNAD - Tabela 3 – Pessoas de 10 Anos de Idade ou Mais, Economicamente Ativas e Ocupadas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]