União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.


IUCN
Sede da IUCN na Suíça
Fundação 5 de outubro de 1948 (66 anos)
Tipo Organização internacional
Sede Gland, Suíça
Filiação Flag of UNESCO.svg UNESCO
Diretor-geral Julia Marton-Lefèvre
Empregados Cerca de 1.000
Sítio oficial www.iucn.org

A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN ou International Union for Conservation of Nature em inglês) é uma organização internacional dedicada à conservação dos recursos naturais.

Fundada em 1948, sua sede está localizada em Gland, Suíça. A IUCN reúne 84 nações, 112 agências de governo, 735 ONGs e milhares de especialistas e cientistas de 181 países, estando entre as pricipais organizações ambientais do mundo.[1]

A missão da IUCN é influenciar, encorajar e assistir sociedades em todo o mundo na conservação da integridade e biodiversidade da natureza, e assegurar que todo e qualquer uso dos recursos naturais seja equitativo e ecologicamente sustentável.

Categorias de manejo de áreas protegidas da IUCN[editar | editar código-fonte]

Estas são as Categorias de áreas de Manejo Protegido que existem:

Área de terra e/ou mar que possui algum ecossistema, aspecto e/ou tipo geológico ou fisiológico, importante ou representativo, disponível primariamente para pesquisa científica e/ou monitoramento ambiental.
Grande área de terra e/ou mar não modificada ou pouco modificada, que mantém seus caráter e influência naturais, sem habitação permanente ou significativa, a qual é protegida e manejada de modo a preservar sua condição natural.
Área natural de terra e/ou mar, destinada a:
  1. proteger a integridade ecológica de um ou mais ecossistemas para a geração atual e as futuras;
  2. excluir a exploração ou ocupação inimiga dos propósitos indicados para a área;
  3. fornecer uma base para oportunidades espirituais, científicas, educacionais, recreativas e de visita, que devem ser todas ambiental e culturalmente compatíveis.
Área contendo uma, ou mais, características natural/cultural que é de valor significativo ou único devido a sua raridade, qualidades representativa ou estética, ou significância cultural inerente.
Área de terra e/ou mar sujeita a intervenção ativa com o propósito de manejo para garantir a manutenção de habitats e/ou satisfazer as necessidades de determinadas espécies .
Área de terra ligada à costa e mar, onde a interação entre pessoas e natureza ao longo do tempo produziu uma área de caráter distinto com valor estético, ecológico e/ou cultural significativo, geralmente com grande diversidade biológica. Salvaguardar a integridade desta interação tradicional é vital para a proteção, manutenção e evolução de tal área.
Área que contém predominantemente sistemas naturais não modificados, manejada para garantir proteção e manutenção a longo prazo da diversidade biológica, embora suprindo ao mesmo tempo um fluxo sustentável de produtos naturais e serviços para satisfazer as necessidades da comunidade.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]