Ilha de Clipperton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa da Ilha de Clipperton
Localização da Ilha de Clipperton

A Ilha de Clipperton (em francês: Île Clipperton e, às vezes, Île de la Passion) é um atol de coral desabitado (7 km²) ao norte do Oceano Pacífico, situado a 1 300 km a sudoeste do México, a 10° 18' N 109° 13' O.

É uma possessão de França administrada a partir da Polinésia Francesa por um alto comissário da República Francesa; a sua defesa é de responsabilidade desse país.

Apesar de 115 espécies de peixes terem sido identificadas nas águas territoriais da Ilha de Clipperton, a única atividade económica é a pesca do atum. Não existe nenhum outro recurso natural.

Ela está separada cerca de 965 km da Ponta de Tejupan na Baía de Mancanilla, México, o local terrestre mais próximo desta ilha. A ilha tem a forma de um anel e no seu interior está coberta por uma lagoa. A lagoa tem água acidificada no fundo e é estagnada. O Rochedo de Clipperton, com 21 m de altitude, é o ponto mais alto da ilha.

Esta ilha tem um clima tropical, com temperaturas médias de 20–32 °C. A estação das chuvas ocorre entre Maio e Outubro, e a ilha está sujeita a tempestades tropicais. As águas oceânicas em redor da ilha são quentes com corrente de oeste.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polinésia Francesa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.