San José (Costa Rica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
San José de Costa Rica
San José
Baixa de San José
Baixa de San José
Bandeira de San José de Costa Rica
Bandeira
Brasão de armas de San José de Costa Rica
Brasão de armas
apelido/alcunha(s) Chepe
San José de Costa Rica está localizado em: Costa Rica
San José de Costa Rica
Localização de San José na Costa Rica
9° 56' N 84° 5' O
País Costa Rica Costa Rica
Província San José Província
Cantão San José
Fundação (do povoamento de Villa Nueva de la Boca del Monte) 1738
Capital desde 16 de maio de 1823
Administração
 - Tipo República Democrática
 - Prefeito Maureen Clarke Clarke (PLN)
Área
 - Cidade 44,62 km²
Altitude 1 175 m (3 855 pés)
População (2011)
 - Cidade 288 054
    • Densidade 6 455,7/km2 
 - Metro 2 350 000
 - Gentílico Josefino/a
Fuso horário CST (UTC-6)
Código postal 10101
Código de área + 506
Sítio www.msj.go.cr

São José[1] (em castelhano San José, nome também usado em português) é a capital e a maior cidade da República da Costa Rica. É também a capital da província com o mesmo nome. Foi fundada em 1738 pelos espanhóis, tornando-se pela primeira vez na nova capital costa-riquense em 1823, após a transferência de Cartago. É a segunda mais recente capital da América Latina, perdendo o título de mais nova para Brasília, em 1960.[2]

Localizada no centro do país, especificamente sobre a meseta intervulcânica chamada Valle Central, São José é o centro político, econômico e social mais importante do território nacional, assim como o eixo principal para o transporte e telecomunicações.

A cidade se localiza a 1 161 m acima do nível do mar, e desfruta de um clima estável ao longo do ano, com uma média de 23 °C e precipitação de 150 mm por mês.[3]

Culturalmente pode considerar-se, quase na sua totalidade, com sendo de influência europeia. Tal deve-se à imigração espanhola a partir de seu descobrimento por parte de Cristóvão Colombo, influência que também os crioulos importaram da França e da Bélgica, de onde geralmente estudava a classe privilegiada do país no século XIX e no princípio do século XX. Isto pode-se ver na distribuição da cidade que cresceu ao redor da atual catedral e mais tarde na arquitetura dos teatros, museus e casas dos habitantes do centro da cidade.

O cantão central de São José foi fundado em 7 de dezembro de 1848. Foi capital da Costa Rica em três ocasiões: em 1822, de 1823 a 1834 e desde 1838 até à atualidade. Trata-se de uma cidade caracterizada por uma mescla de história e modernidade, ainda que a zona central esteja quase desabitada, mantendo-se, no entanto, como o centro laboral costarriquense mais importante, congregando durante o dia mais de um milhão de pessoas. Apesar dos seus problemas, segundo estudos realizados no âmbito de toda a América Latina, São José é uma das cidades mais seguras e menos violentas de toda a região latino-americana. No ano 2006 foi designada Capital Ibero-americana da Cultura.

A área metropolitana de São José compreende vários cantões da província de São José, incluindo o cantão central de São José.

A cidade é ainda sede da Corte Inter-Americana de Direitos Humanos e da Universidade da Costa Rica, e é servida pelo Aeroporto Internacional Juan Santamaría, a 23 km do centro, em Alajuela.

A cidade recebeu o seu nome em honra a São José.

Demografia[editar | editar código-fonte]

O distrito possui uma população urbana de 340.894 habitantes segundo estimativas de 2005. A densidade da população é de 7643 hab./km², e a população feminina representa 52% do total. Em 1950 a população de San José era de 86 900 habitantes.

Hoje, é a principal área metropolitana da Costa Rica. Também concentra grandes pólos industriais, além de metade do comércio e dos serviços do país.

Segurança[editar | editar código-fonte]

A cidade de San Jose é uma das capitais mais seguras da América Latina. A segurança da cidade está a cargo da polícia municipal de San Jose e as Forças Armadas da Costa Rica.

Para 2012, as forças de segurança tiveram um novo orçamento de 75 mil milhões de colones (cerca de US $ 150 milhões), a implementação de melhorias nas reformas de San José de segurança cidadã. Além disso, em março do mesmo ano, o governo chinês doou recursos policiais às forças de segurança, incluindo 150 novos carros de patrulha, também usado em melhorias na segurança da cidade. Posteriormente, para o mês de junho, o país ea cidade reduziram suas taxas de criminalidade. Os índices de criminalidade caíram 12,5 a 9,5 por 100 000 habitantes, Costa Rica continua a ser o único país das Américas reduzir o seu crime durante esse mês.

Distritos[editar | editar código-fonte]

A cidade é dividida em 11 distritos:

  • Catedral
  • El Carmen
  • Hatillo
  • Hospital
  • La Uruca
  • Mata Redonda
  • Merced
  • Pavas
  • San Francisco de Dos Ríos
  • San Sebastián
  • Zapote

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Parceiras[editar | editar código-fonte]

Mantém também parceria através do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)[4] , em busca de cidades sociais e ambientalmente sustentáveis[5] , com as seguintes localidades:[6]

Referências

  1. Serviço das Publicações da União Europeia. Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas Código de Redacção Interinstitucional. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  2. History of San José, Costa Rica, by Spanish Abroad, Inc.
  3. BBC Weather. Average Conditions for San José, Costa Rica
  4. UN-HABITAT - Our Mission (html) (em inglês) UN-HABITAT. Visitado em 5 de maio de 2011.
  5. Urban World (html) (em inglês) UN-HABITAT Review. Visitado em 5 de maio de 2011.
  6. Sustainable Cities Programme (pdf) (em inglês) UN-HABITAT (Junho de 2005). Visitado em 5 de maio de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Costa Rica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.