Neiva (Colômbia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Neiva
—  Cidade  —
Bandeira de Neiva
Bandeira
Brasão de armas de Neiva
Brasão de armas
Neiva está localizado em: Colômbia
Neiva
Localização da cidade de Neiva na Colômbia
2° 59' 55" N 75° 18' 16" O
País  Colômbia
Região Andina
Departamento Huila
Fundação 24 de Maio de 1612 (402 anos)
Administração
 - Prefeito Pedro Hernán Suárez Trujillo (2012-2015-Partido de la U)
Área
 - Total 1,553 km²
Altitude 442 m (1 450 pés)
População
    • Densidade 217,4/km2 
 - Estimativa (2012,DANE) 337 559 habitantes
Gentílico: "Neivano"
Fuso horário -5 (UTC)
Código postal 410001-410018
Sítio alcaldianeiva.gov.co

Neiva é uma cidade no sul da Colômbia, capital do departamento de Huila, com uma população aproximada de 350 mil habitantes.Está localizada entre a cordilheira oriental e central, numa planície sobre a margen oriental do río Magdalena, no vale do mesmo nome cruzada pelo río Las Ceibas e rio del Oro. Sua extensão territorial de 1533 km², sua altura de 442 metros acima do nível do mar e sua temperatura promédio de 27,7°C.

Como capital do departamento, Neiva, alberga as sedes da Governacão do Huila, a Assembléia Departamental, o Tribunal Administrativo do Huila, a Promotoria Geral, a Contraloría Departamental, a Procuradoria Regional, a Direção de Impostos e Aduanas Nacionais, a área metropolitana, a subregião norte, a Corparação Regional Autônoma do Alto Magdalena e outras instituições e organismos do Estado, assim como a Universidade Sulcolombiana, a Caixa de Compensação Familiar do Huila, a Câmara de Comércio, além disso, é a sede de empresas oficiais, como as departamentais Electrohuila; e as municipais Empresas Públicas de Neiva. é sede episcopal da Diocese de Neiva.

Sua área metropolitana possui uma economia muito dinâmica baseada no turismo ecológico, gastronomía, indústria e comercio. É uma das regiões metropolitanas colombianas ainda não oficiais, mas existente de fato no norte do departamento do Huila. Seus municípios satélites são Rivera, Palermo,Tello, Baraya, Aipe, Villavieja e Campoalegre. Tem 489.314 habitantes.

"Neiva, Capital Bambuquera da América" e "Neiva, Capital do Río Magdalena" são uns do seus apelativos.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Colômbia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.