Paulo Henrique Ganso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Paulo Henrique Ganso
Paulo Henrique Ganso
Informações pessoais
Nome completo Paulo Henrique Chagas de Lima
Data de nasc. 12 de outubro de 1989 (22 anos)
Local de nasc. Ananindeua (PA), Brasil
Altura 1,82 m[1]
Peso 78 kg[1]
Canhoto
Apelido Ganso, Maestro
Informações profissionais
Clube atual Brasil Santos
Número 10
Posição Meia
Clubes de juventude
19962004
2005
20052008
Brasil Tuna Luso
Brasil Paysandu
Brasil Santos
Clubes profissionais2
Anos Clubes Jogos (golos)
2008 Brasil Santos 0124 000(27)
Seleção nacional3
2009
2010
Brasil Brasil Sub-20
Brasil Brasil
0007 0000(1)
0007 0000(0)


2 Partidas e gols totais pelo
clube, atualizados até 6 de Novembro de 2011.
3 Partidas e gols da seleção nacional estão atualizados
até 5 de Setembro de 2011.

Paulo Henrique Chagas de Lima, conhecido como Paulo Henrique Ganso ou simplesmente Ganso (Ananindeua, 12 de outubro de 1989), é um futebolista brasileiro que atua como meia. Atualmente, joga pelo Santos.

Índice

Carreira

Santos

Categorias de base

Paulo Henrique chegou ao Futebol Clube do Porto em 2012, trazido pelo ídolo Carlos em uma transferencia de 900 mil. Antes disso, jogou no futebol de salão da Tuna Luso Brasileira,[2] dos 7 aos 15 anos, e, em seguida, nas categorias de base do Paysandu.[3]

O meia começou a destacar-se em 2007. Após uma lesão que o afastou dos gramados por seis meses, Paulo Henrique disputou a final do Campeonato Paulista Sub-20.

Já apontado como uma das grandes revelações do futebol brasileiro, foi o camisa 10 do Santos na decepcionante campanha da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2008. Na ocasião, a equipe, uma das favoritas a conquista do título, foi eliminada na disputa por pênaltis pelo Internacional, nas quartas-de-final. Na época, o jornal italiano La Gazzetta dello Sport já citava Paulo Henrique como uma das possíveis grandes revelações desta Copinha.[4] As boas atuações e os dois gols no torneio o credenciaram a uma vaga no plantel principal da equipe santista.

2008

Em 23 de janeiro de 2008, renovou seu vínculo com o clube por cinco anos,[5] sendo promovido à equipe profissional.[6] Estreou em 17 de fevereiro, contra o Rio Preto pelo Campeonato Paulista de 2008. A má-fase enfrentada pela equipe santista no campeonato afetou o desempenho do atleta. Em quatro jogos, nenhum gol e nenhuma boa atuação.

No Campeonato Brasileiro de 2008, Paulo Henrique pouco foi notado. A fraca campanha da equipe, constantemente brigando contra a despromoção, impossibilitou boas exibições do meia, que esteve em campo em apenas três jogos, sem nenhum gol marcado.

2009

Sob a promessa de novas oportunidades na equipe principal do Santos, o meia permaneceu na baixada santista para a disputa do Campeonato Paulista 2009. Na partida contra o Guarani, sob o comando do treinador interino Serginho Chulapa, finalmente apresentou-se ao futebol brasileiro por meio de um lindo gol, que selou a vitória santista por 3x1. As constantes más apresentações do meia Lúcio Flávio rapidamente proporcionaram ao jovem jogador uma chance entre os titulares da equipe. Mostrando um futebol técnico e maduro, Paulo Henrique participou de quinze partidas, conquistando com o Santos Futebol Clube o vice-campeonato.

O Campeonato Brasileiro de 2009, inseriu de vez o meia-armador no cenário futebolístico brasileiro. As boas atuações do meia motivaram a diretoria santista a renovação de seu contrato, estipulado em 137 milhões de reais e válido até julho de 2014. Apesar da campanha mediana da equipe(12º colocação) e de ter perdido dois pênaltis no jogo Flamengo 1x0 Santos, foi indicado pela CBF ao prêmio de Revelação do campeonato, perdendo a disputa para o atacante Fernandinho, do Barueri. Realizou ao todo 31 jogos, no Brasileirão 2009. Marcou 8 gols (3º artilheiro da equipe) e deu 4 assistências. Foi ainda o 2º maior ladrão de bolas da equipe, com 45 desarmes.

2010

No ano de 2010, foi campeão do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil sendo eleito o craque da competição com o Santos. Com a boa fase do Santos, o meia esteve em evidência na mídia devido a suas excelentes participações no desenvolver das partidas e recebendo diversos elogios da crítica esportiva e muitos o considerando melhor que Neymar. Ao lado de Neymar, foi um dos mais assediados do futebol brasileiro nesse ano, chegando à Seleção Brasileira. Com a 10, atuou na vitória sobre os Estados Unidos, no dia 10 de agosto de 2010. Foi apontado como o novo "maestro" dessa nova geração dirigida pelo técnico Mano Menezes, mas em uma partida contra o Grêmio, realizada em 25 de agosto no Estádio Olímpico, sofreu uma entorse no joelho esquerdo que ocasionou a ruptura do ligamento cruzado posterior.[7] A previsão para recuperação foi de seis meses, retornando a jogar futebol somente no ano de 2011.[7]

Nessa temporada, Ganso jogou 41 partidas, deu 15 assistências e marcou 13 gols.[8][9]

2011

Ganso, Neymar e Lucas Moura em encontro com a presidente Dilma Rousseff.

Em 2011, após quase sete meses sem jogar, Ganso reestreou contra o Botafogo-SP pelo Campeonato Paulista, no dia 12 de março. Mesmo após tanto tempo parado devido a uma cirurgia no joelho, o camisa 10 santista teve importante participação no primeiro gol e marcou o segundo na vitória por 2x1 do Santos. A equipe santista foi novamente campeã paulista, como no ano anterior, vencendo o Corinthians na final. No jogo de ida contra os corintianos, em 8 de maio, Paulo Henrique sofreu mais uma lesão, não tão grave quanto a última.

A estreia de Ganso pela Copa Libertadores da América foi contra o time do Colo-Colo, do Chile, onde o Santos foi derrotado por 3x2 mesmo tendo iniciado o jogo vencendo com um belo gol de falta de Elano com menos de quinze minutos de bola rolando, neste jogo Ganso foi titular por quase toda a partida. Porém, após a já citada lesão contra o Corinthians, perdeu boa parte da campanha do Santos rumo à final da Copa Libertadores da América de 2011, retornando apenas em 22 de junho, no segundo jogo da final contra o Peñarol, do Uruguai. No jogo, Ganso foi afetado pelo longo tempo sem jogar, mas participou da jogada do primeiro gol, marcado por Neymar, ajudando o Santos a vencer por 2x1 e sagrar-se campeão do torneio após 48 anos. Na estréia do Santos pelo Mundial de Clubes da FIFA, Ganso deu o passe para o gol de Neymar, abrindo o placar no jogo que terminaria 3x1 para o Santos, o colocando na final com o Barcelona.

Seleção Brasileira

Sub-20

Paulo Henrique foi o camisa 11 do Brasil na disputa do Mundial Sub-20 de 2009, realizado no Egito. A equipe conquistou o vice-campeonato, sendo derrotado por Gana na final,[10] em disputa por pênaltis, após o 0x0 no tempo normal. O meia do Santos marcou um gol no torneio, contra a Austrália, na fase de grupos, e apesar de não ter sido um dos principais destaques como se previra que seria devido à sua boa temporada, foi útil ao time e titular durante toda a campanha brasileira.

Fora da Copa do Mundo

Em grande fase no Santos, houve a expectativa que Ganso fosse chamado para disputar a Copa do Mundo de 2010, porém ficou apenas na lista dos sete jogadores que só entrariam na competição se algum dos 23 chamados não pudesse ir à África do Sul por motivos de força maior. Assim como Paulo Henrique, todos os outros sete jogadores não foram chamados, pois não houve nenhum tipo de contra tempo com os 23 da lista principal.

Primeira convocação e Copa América

Sua primeira convocação aconteceu no dia 26 de julho de 2010, para amistoso contra os Estados Unidos, que foi realizado em 10 de agosto. Na ocasião, foi chamado pelo técnico Mano Menezes, em um projeto de renovação da Seleção para a partida contra os Estados Unidos.[11] Paulo Henrique ficou fora das listas seguintes por conta de duas lesões: a primeira, sofrida em 25 de agosto de 2010, o afastou por seis meses, e a segunda, menos grave, sofrida em 8 de maio de 2011, quase lhe retirou da Copa América de 2011. No entanto, Mano o convocou mesmo assim, uma decisão arriscada para muitos especialistas.[12]

A expectativa era grande, já que este seria o primeiro torneio oficial disputado pela talentosa dupla Ganso e Neymar. No torneio, porém, Paulo Henrique teve atuações muito abaixo do seu potencial, talvez por estar retornando de lesão, e foi criticado. O Brasil terminou precocemente eliminado nas quartas-de-final, contra o Paraguai. Após um empate em 0-0 que persistiu até o final da prorrogação, os brasileiros desperdiçaram todas as cobranças na disputa por pênaltis, erraram 4 de 5 e, foram derrotados por 2-0 nos pênaltis. Ganso havia sido substituído ainda durante a partida.[13]

Polêmicas

  • Em 2 de abril de 2010, juntamente com outros jogadores evangélicos do Santos como Neymar e Robinho, Ganso se recusou a distribuir ovos de páscoa em um gesto de caridade para uma instituição espírita de Santos, chamada “Mensageiros da Luz”, alegando razões religiosas;[14]
  • Em 2 de maio de 2010, na decisão do Campeonato Paulista de 2010, Ganso se recusou a obedecer à uma ordem direta de substituição de Dorival Junior e permaneceu em campo até o final.[15]
  • Em 10 de junho de 2010, em uma entrevista concedida à jornalista Sonia Racy, do jornal O Estado de São Paulo, Ganso disse que "graças a Deus" não tem gay no Santos.[16] A declaração foi considerada homofóbica por ONGs do movimento LGBT.[17] Devido à repercussão negativa, Ganso, em nota oficial, pediu desculpas:
Cquote1.svg Em atenção aos protestos por conta de uma declaração que eu teria proferido para a coluna da jornalista Sonia Racy, no jornal "O Estado de SP", de que "graças a Deus não há homossexuais no Santos FC", gostaria de expressar meu pedido de desculpas a toda a comunidade LGBT.

Sinceramente, não recordo ter usado a expressão "graças a Deus", mas apenas respondido à pergunta sobre se haveria gays no elenco santista, até porque não tenho preconceitos de qualquer tipo e respeito a individualidade das pessoas, certo de que, com esta postura, estarei sendo também respeitado em minha individualidade.

A todos que se sentiram feridos com minha declaração, peço desculpas novamente e reafirmo que o mal-entendido é fruto de uma falha de comunicação, da qual vou tirar importantes ensinamentos para minha vida.

Atenciosamente Paulo Henrique Lima

Cquote2.svg
Paulo Henrique Ganso, sobre sua declaração considerada homofóbica ao jornal O Estado de São Paulo[18]

Estatísticas

Até 14 de dezembro de 2011.

Clube

Clube Temporada Campeonato
nacional
Copa
nacional
Competições
continentais¹
Campeonato
estadual
Outros² Total
Jogos Gols Assist. Jogos Gols Assist. Jogos Gols Assist. Jogos Gols Assist. Jogos Gols Assist. Jogos Gols Assist.
Brasil Santos 2008 3 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 7 0 0
2009 31 8 6 4 0 0 11 2 0 0 0 0 46 10 6
2010 11 0 2 10 2 3 2 0 0 20 11 8 1 0 0 44 13 13
2011 12 2 0 7 1 2 9 2 0 0 0 0 28 5 2
Total na carreira 57 10 8 14 2 3 9 1 2 44 15 8 1 0 0 125 28 21

¹Em competições continentais, incluindo jogos e gols da Copa Libertadores e Copa Sul-Americana.
²Em outros, incluindo jogos e gols em amistosos e na Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Seleção Brasileira

Sub-20

Ano
Jogos Gols
2009 7 1
Total 7 1

Seleção principal

Ano
Jogos Gols
2010 1 0
2011 5 0
Total 6 0

Títulos

Santos

Prêmios individuais

Referências

  1. a b Perfil no site do Santos.
  2. PH Ganso assume que jogou na base da Tuna Luso (17 de março de 2010).
  3. Foto do meia Santista Paulo Henrique Ganso, da época em que jogava nas divisões de base do Paysandu (março de 2010).
  4. Sucessor de Giovanni chama atenção. Globo Esporte.com (12/01/2008).
  5. Paulo Henrique assina contrato por cinco anos. Site oficial do Santos (23/01/2008).
  6. Menino da Vila quer seguir passos do ídolo. Globo Esporte.com (24/01/2008).
  7. a b [http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2010/08/26/exame-aponta-lesao-ligamentar-ganso-para-por-6-meses-e-compromete-libertadores.jhtm Ganso rompe ligamento do joelho, para por 6 meses e volta na Libertadores
  8. Ganso: o maestro da terceira geração (em português). GloboEsporte.com. Página visitada em 3 de maio de 2010.
  9. Romário vê Ganso com mais chances de ir à Copa que Neymar (em português). GloboEsporte.com. Página visitada em 3 de maio de 2010.
  10. Nos pênaltis, Gana se vinga de 1993 e conquista título em cima do Brasil. Globo Esporte.com (16/10/09).
  11. Com Neymar e Ganso, Mano convoca a seleção pela primeira vez. GloboEsporte.com (26 de julho de 2010). Página visitada em 29 de outubro de 2010.
  12. Mano inclui Ganso e Pato na lista dos convocados para a Copa América. GloboEsporte.com (8 de junho de 2011). Página visitada em 8 de junho de 2011.
  13. Brasil dá vexame nos pênaltis, erra 4 cobranças e é eliminado pelo Paraguai. GloboEsporte.com (17 de julho de 2011). Página visitada em 21 de julho de 2011.
  14. Estádio 97. estadio97.uol.com.br. Página visitada em 15 de fevereiro de 2011.
  15. [1]
  16. “Um dia estarei na Copa”
  17. http://www.institutoadediversidade.com.br/homofobia/homofobia-no-futebol/
  18. Após declaração homofóbica, jogador Ganso pede desulpa. http://acapa.virgula.uol.com.br.

Ligações externas

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas