Prorrogação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Prorrogação ou prolongamento é a forma mais comum de se decidir o vencedor em determinadas competições em caso de empate no tempo normal, por meio de um acréscimo ao tempo regulamentar. O termo prorrogação é mais usado no português do Brasil, e o termo prolongamento é mais usado em Portugal, nos PALOP e em Timor-Leste.

No futebol[editar | editar código-fonte]

Diagrama - tempos do futebol.png

Em caso de empate, as equipes devem jogar dois tempos adicionais de 15 minutos cada. Na maioria dos caso, se o jogo continuar empatado ao fim dos dois tempos, ele é então decidido em cobranças de pênaltis.

Gol de ouro[editar | editar código-fonte]

Existe uma variante da prorrogação tradicional, chamada gol de ouro. Caso uma das equipes marque um gol durante a prorrogação, a partida é dada por encerrada e a equipe que marcou o gol vence a partida, sem que seja necessário jogar até o final dos dois tempos, como na prorrogação tradicional.

Gol de prata[editar | editar código-fonte]

Outra variante consiste em anular o segundo tempo adicional caso uma das equipes tenha marcado no primeiro tempo adicional. Diferentemente do gol de ouro, neste caso a partida não é interrompida no minuto do gol, mas sim aos 15 minutos de prorrogação, momento em que se daria a transição do primeiro para o segundo tempo adicional.

No voleibol[editar | editar código-fonte]

Ao final de 4 sets, havendo um empate (2x2) é jogado o set de desempate (o chamado tie break), sendo que esse terminará quando a primeira equipe chegar aos 15 pontos, tendo 2 pontos ou mais de diferença ao oponente, caso isso não aconteça, é jogado até atingir os 2 pontos de diferença.

No basquetebol[editar | editar código-fonte]

São jogados períodos adicionais de 5 minutos até haver um desempate no final de jogo.

No futebol americano[editar | editar código-fonte]

É jogado um quarto adicional de 15 minutos com morte súbita. O primeiro time a marcar um touch down, ganha o jogo, em caso de field goal, o outro time ainda tem a chance de atacar e marcar, em caso de empate ao final do tempo, o jogo é declarado empatado.

No beisebol[editar | editar código-fonte]

Joga-se entradas adicionais até haver um desempate.

No rugby[editar | editar código-fonte]

São 2 tempos de 10 minutos cada, com intervalos de 5 minutos (entre o fim do tempo normal e o primeiro tempo da prorrogação, e entre o primeiro e o segundo tempos da prorrogação). Não há morte súbita na prorrogação, sendo que os 2 tempos de 10 minutos deverão ser disputados até o fim.

No hóquei sobre o gelo[editar | editar código-fonte]

É jogado um período adicional de 5 minutos com morte súbita, o primeiro time a fazer o gol ganha o jogo.

Ver também[editar | editar código-fonte]