Newcastle United Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Newcastle United
Newcastle United Logo.png
Nome Newcastle United Football Club
Alcunhas The Magpies
The Toon
Mascote Monty Magpie
Fundação 9 de dezembro de 1892 (121 anos)
Estádio St. James' Park
Capacidade 52.404
Localização Newcastle, Inglaterra
Presidente Inglaterra Mike Ashley
Treinador Inglaterra Alan Pardew
Patrocinador Reino Unido Wonga.com
Material esportivo Alemanha Puma
Competição Inglaterra Premier League
PL 2013–14 10º colocado
Website nufc.co.uk
Kit left arm nufc1415h.png Kit body nufc1415h.png Kit right arm nufc1415h.png
Kit shorts nufc1415h.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm newcastle1415a.png Kit body newcastle1415a.png Kit right arm newcastle1415a.png
Kit shorts nufc1415a.png
Kit socks nufc1415a.png
Uniforme
alternativo
Kit left arm nufc1415t.png Kit body nufc1415t.png Kit right arm nufc1415t.png
Kit shorts nufc1415t.png
Kit socks nufc1415t.png
Uniforme
alternativo
Temporada atual
editar

O Newcastle United Football Club, também conhecido como The Magpies e The Toon, é um clube de futebol inglês, com sede em Newcastle upon Tyne, que disputa a Premier League.

Introdução[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 1892 após a fusão de dois clubes locais: o Newcastle East End Football Club e o West End Newcastle Football Club. Desde a sua fundação, a equipe sempre jogou as suas partidas no St. James' Park.

O clube ganhou por quatro vezes o título nacional, além de seis Copas da Inglaterra e, o mais relevante, a Taça das Cidades com Feiras.

Suas cores tradicionais são o preto e branco em camisolas listadas, com calção e meias pretas. Seus torcedores se autodenominam como o Toon Army.[1] Sua maior rivalidade no futebol é o Sunderland, clássico esse, denominado como Tyne–Wear derby, que é disputado há mais de cem anos.

História[editar | editar código-fonte]

Fundação[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em dezembro de 1892 pela fusão de duas equipes locais Newcastle East End e West End Newcastle, que anteriormente eram rivais na Liga do Norte, mas depois o West End entrou em dificuldades financeiras, e decidiram fundir-se. O negócio incluiu o contrato de arrendamento do estádio do West End St. James' Park "e vários nomes foram sugeridos para o novo clube, incluindo o Newcastle Rangers e Newcastle City, porém escolheram o nome de Newcastle United.

Atingindo o sucesso[editar | editar código-fonte]

O Newcastle United ganhou o Campeonato Inglês, em três ocasiões nas temporadas de 1904-05, 1906-07 e 1908-09. O sucesso do clube continuou em outras competições, tendo chegado a cinco finais da Copa da Inglaterra em sete anos: 1905, 1906, 1908, 1910 e 1911. No entanto ganhou apenas uma delas, a de 1910 vencendo Barnsley, em Goodison Park por 2 a 0. No entanto, havia ainda um determinado ponto baixo durante esse período, a equipe sofreu uma derrota por 9-1 do Sunderland na temporada de 1908-09.

Newcastle competindo contra Woolwich Arsenal em 1906.

Newcastle retornou à final da Copa da Inglaterra em 1924, disputando a final pela a segunda vez no Estádio de Wembley. Eles foram bem sucedidos derrotando o Aston Villa por 2-0 e, portanto, conquistando pela segunda vez a Copa da Inglaterra.

O Newcastle venceu o Campeonato Inglês pela quarta vez em 1927. Com notáveis jogadores durante esse período que incluem o capitão Hughie Gallacher, Neil Harris, Stan Seymour e Frank Hudspeth.

Os anos de glória[editar | editar código-fonte]

Durante a década de 1950, o Newcastle venceu a Copa da Inglaterra em três ocasiões durante um período de cinco anos. Em 1951, eles derrotaram Blackpool 2-0, um ano mais tarde o Arsenal foi derrotado por 1-0 e em 1955 derrotaram o Manchester City por 3-1. O Newcastle ganhou uma grande visibilidade e por conseguinte os seus jogadores: ''Wor Jackie' Milburn e 'Bobby Dazzler' Mitchell, em particular. Outros jogadores do time foram Frank Brennan, Ivor Broadis, Len White e galês Ivor Allchurch.

O velho cavalo de guerra Joe Harvey voltou no pós-guerra para revitalizar Newcastle, foi capitão da equipe e o grande motivo do seu sucesso. Harvey associou-se a Stan Seymour para reconstruir o clube e ganharam a Campeonato Inglês Segunda Divisão em 1965. O Newcastle tornou-se então uma equipe muito imprevisível e inconsistente, sempre capaz de derrotar o melhor, mas nunca conseguiu concretizar todo o seu potencial.

Qualificada para a Europa pela primeira vez em na temporada de 1968-69 surpreendeu a muitos ao vencer a Taça das Cidades com Feiras, (que foi o precursor da Copa da UEFA), batendo o Sporting de Lisboa, Feyenoord, Real Zaragoza e Rangers no caminho, antes de triunfar contra o Újpest da Hungria na final.

Nos anos que se seguiram ao sucesso europeu, Harvey trouxe uma série de artistas talentosos que emocionou a multidão de Newcastle. Jogadores como Jimmy Smith, Tony Green, Hibbitt Terry e, em especial o atacante Malcolm Macdonald. Apelidado de 'Supermac', Malcolm Macdonald foi uma das figuras mais populares do Newcastle e ainda é mantida em alta consideração pelos torcedores. Ele era um goleador impressionante, que levou o Newcastle a duas decisão, em 1974 e 1976, contra o Liverpool na Copa da Inglaterra e Manchester City na Copa da Liga Inglesa, mas em cada ocasião de Newcastle não conseguiu se tornar campeão. Um pequeno consolo era voltar para trás nos triunfos na Copa da Texaco em 1974 e 1975.

Declínio[editar | editar código-fonte]

No início da década de 1980, o Newcastle caiu drasticamente e foi definhando até à Segunda Divisão. Gordon Lee Harvey era o novo chefe, mas por sua vez, logo deu lugar a Richard Dinnis e Bill McGarry. Mas foi Arthur Cox, que comandou o Newcastle volta à Primeira Divisão com jogadores como Peter Beardsley, Chris Waddle e o ex-capitão da Inglaterra Kevin Keegan focos da equipe. Com jogadores tais como Jack Charlton, McFaul Willie Smith e Jim, e jogadores como Paul Gascoigne, o Newcastle manteve-se no topo até que o time foi rebaixado mais uma vez, em 1989.

Convulsão Gerencial[editar | editar código-fonte]

A demissão de Keegan foi um choque no início de Janeiro de 1997; causou muito sofrimento e confusão entre os fãs, embora muitos sentiram que tinha sido logo na temporada 1995-96, após a queda da corrida pelo título. Kenny Dalglish foi nomeado seu sucessor, e guiou o clube na Liga. A sorte entretanto mudou rapidamente após grandes perdas em lesões e no mercado de transferências na temporada de 1997-98, o clube terminou em 11.º no campeonato e não conseguiu vencer a Copa da Inglaterra.

Depois da partida de Kenny no início da temporada 1998-99, Ruud Gullit assumiu o comando da equipe. Apesar das contratações feitas jogador, o clube mais uma vez se classificou para a final da FA Cup, mas não conseguiu vencer. Gullit caiu rapidamente em desacordo com o presidente e Freddie Shepherd na temporada seguinte, forçando desculpas públicas pelo Presidente, e negando divergencias com o capitão Alan Shearer. Gullit deixou o clube a 8 jogos da temporada 1999-2000.

O ex-técnico da Inglaterra Bobby Robson foi apontado como o novo treinador. Seu primeiro jogo em casa no comando foi particularmente memorável e impressionante, com uma vitória por 8-0 Sheffield Wednesday. Boas atuações como essas ajudou o clube a garantir a sobrevivência na Premier League, embora na época seguinte a equipe não tenha conseguido se classificar para a Europa. Na temporada 2001-02, o Newcastle conseguiu a qualificação para a Liga dos Campeões depois de terminar em 4 º lugar. Na época seguinte, Robson orientou a equipe a 3º lugar na Premier League, e na fase de grupos da Liga dos Campeões.

A temporada de 2003-04, porém, não foi memorável tendo o clube saído da Liga dos Campeões nas fases de qualificação, caindo de volta para a Taça UEFA na mesma temporada, e apesar de uma fuga impressionante para as meias-finais, não conseguiu ganhar a Copa e terminou em 5.º lugar na Premier League. Na sequência de desentendimentos com os corpos dirigentes e alguns jogadores, a equipe não se qualificou para a Liga dos Campeões. Robson foi despedido.

Graeme Souness foi o seu substituto. A sua nomeação foi motivo de controvérsia entre os fãs em relação ao status de Robson, e houve alguns desentendimentos com o plantel e as altas taxas de transferência dos jogadores, tanto que, em 2004-05 e 2005-06, apesar da assinatura com Michael Owen no valor recorde de £ 17 milhões, não se viu o plantel nos padrões esperados e foi demitido em 2 de fevereiro de 2006. Glenn Roeder veio ocupar o lugar mas numa base temporária. No seu primeiro jogo no comando viu Alan Shearer ultrapassar Jackie Milburn como artilheiro do clube. Roeder foi nomeado treinador em tempo integral no final da temporada seguinte e orientou a equipe do 15º ao 7º lugar em apenas 3 meses e meio. Shearer se aposentou no final da temporada 2005-06, com um total de 206 gols pelo clube. Apesar de ter terminado a temporada de 2005-06, bem, as fortunas de Roeder mudou rapidamente na temporada de 2006-07, segundo o que já foi classificada como a pior lesão para a equipa na história do clube, e deixou o clube por mútuo consentimento, a 6 de maio de 2007.

A era Mike Ashley[editar | editar código-fonte]

Sam Allardyce foi nomeado como sucessor Roeder em 15 de Maio, apesar de fazer um início promissor de temporada, uma perda embaraçoso para o Derby County e exclusão de favoritos fã da linha de partida até vi Allardyce afastar do clube em 9 de janeiro de 2008 por mútuo consentimento, depois de menos de oito meses no cargo. Vendeu as suas acções no final do clube em 7 de Junho de Mike Ashley, e foi substituído por Chris Mort.

Foi confirmado em 16 de Janeiro, Kevin Keegan, que fez uma volta sensacional para Newcastle como gerente, junto veio Dennis Wise como director executivo (Futebol), bem como Tony Jimenez como Vice President e Vetere Jeff como coordenador técnico. A ideia era concluir um continental-estrutura de gestão do estilo de trabalho de apoio de Keegan. Além disso David Williamson foi nomeado Diretor Executivo (operações) em abril de 2008. Mort decidiu renunciar ao cargo de diretor executivo e presidente em junho e foi substituído por Derek Llambias.

Retorno Keegan, inicialmente, não correspondeu às expectativas que o clube e passou 8 jogos sem vitória, foi eliminado na Copa da Inglaterra, mas os jogos restantes da temporada, viu a sorte do clube volta e ganhou o suficiente para garantir resultados sobrevivência da Premier League, terminando em 12º. Em 4 de setembro, Keegan pediu demissão após 232 dias no cargo, afirmando que ele era incapaz de continuar como gerente se o dono nao era capais de controlar o clube.

Em 6 de setembro de 2008 Ashley anunciou que estaria colocando o clube à venda, enquanto que sobre o estado do clube quando ele achou, as limitações financeiras estava sob o seu regime e as mudanças que ele tinha feito para proporcionar uma futuro estável para o clube. No final de dezembro de 2008, Ashley, anunciou que havia fracassado em encontrar um comprador adequado para o clube e retirou a venda.

Entretanto em fevereiro de 2009 Kinnear foi admitido ao hospital na sequência de relatórios de problemas cardíacos e, posteriormente, submetidos a cirurgia cardíaca. Em um movimento surpresa, em abril de 2009, o ex-capitão do clube Alan Shearer tirou licença de seu jogo do papel do apresentador do dia se tornou a gerente interino do clube, numa tentativa para tentar evitar o rebaixamento.

Apesar da nomeação de Shearer, as três equipes do Nordeste Premier League, Newcastle, Sunderland e Middlesbrough, corriam o risco de rebaixamento com um jogo para jogar em 24 de maio de 2009, ameaçando na Premier League pela primeira vez em 16 anos . Newcastle United foi rebaixado ao perder por 1-0 ao Aston Villa.

Depois do rebaixamento, o clube foi posto à venda por um preço de £ 100 milhões. O proprietário Mike Ashley notou que " Tem sido catastróficas para todos. Eu perdi meu dinheiro e eu fiz as decisões terríveis. Agora, quero vendê-lo tão logo eu puder ".

Em 27 de outubro de 2009, Ashley anunciar que o clube já não estava à venda, informando que ele havia sido mal sucedido em encontrar um comprador que poderia produzir a prova de fundos, apesar de reduzir o seu preço pedir até R $ 80 milhões. O clube alegou que Ashley iria continuar a investir dinheiro na redução da dívida financeira do clube e teve as melhores intenções para o clube.

O início da [[temporada de 2009-10 no Campeonato viu o clube começou o Natal com uma vantagem de 8 pontos e um recorde defensivo de apenas 12 gols sofridos em 22 jogos. Manager Chris Hughton foi nomeado Gerente do mês de agosto, setembro e novembro.

Após retornar da Segunda Divisão, o Newcastle reestreou na Premier League perdendo para o Manchester U (3 a 0).[2]

Na temporada 2011-2012,o Newcastle terminou na 5ª posição da Premier League, garantindo vaga em competição europeia, tendo feito uma grande temporada.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Internacionais[editar | editar código-fonte]

(1968-69)
2006

Nacionais[editar | editar código-fonte]

(1904-05, 1906-07, 1908-09, 1926-27)
(1964-65, 1992-93, 2009-10)
(1909-10, 1923-24, 1931-32, 1950-51, 1951-52, 1954-55)
(1909)

Posições no campeonato[editar | editar código-fonte]

Premier League

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Jogador
1 Países Baixos Tim Krul
21 Inglaterra Rob Elliot
Defensores
Jogador Pos.
2 Argentina Fabricio Coloccini Capitão Z
6 Inglaterra Mike Williamson Z
13 França Mapou Yanga-Mbiwa Z
27 Inglaterra Steven Taylor Z
28 Hungria Tamás Kádár Z
TBA Países Baixos Daryl Janmaat LD
3 Itália Davide Santon LE
16 Inglaterra Ryan Taylor LE
19 França Massadio Haïdara LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
7 França Moussa Sissoko V
8 Países Baixos Vurnon Anita V
24 Costa do Marfim Cheick Tioté V
10 França Hatem Ben Arfa M
15 Inglaterra Dan Gosling M
17 França Romain Amalfitano M
18 Argentina Jonás Gutiérrez M
22 França Sylvain Marveaux M
29 Eslovénia Haris Vučkić M
20 Burundi Gael Bigirimana M
25 França Gabriel Obertan M
TBA França Rémy Cabella M
Atacantes
Jogador
9 Senegal Papiss Cissé
11 França Yoan Gouffran
23 Nigéria Shola Ameobi
TBA Argentina Facundo Ferreyra
Comissão técnica
Nome Pos.
Inglaterra Alan Pardew T

Estatísticas e recordes[editar | editar código-fonte]

Mais partidas[editar | editar código-fonte]

Treinadores[editar | editar código-fonte]

Abaixo está a lista de treinadores do Newcastle United desde 1930.

Uniformes[editar | editar código-fonte]

Uniformes atuais[editar | editar código-fonte]

  • 1º - Camisa listrada em preto e branco, calção e meias pretas;
  • 2º - Camisa marrom, calção e meias marrons;
  • 3º - Camisa verde, calção e meias pretas.
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro Uniforme
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo Uniforme
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro Uniforme

Uniformes dos goleiros[editar | editar código-fonte]

Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'

Uniformes de treino[editar | editar código-fonte]

  • Preto com detalhes brancos e azuis;
  • Azul com detalhes pretos;
  • Branco com detalhes pretos.
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'

Uniformes anteriores[editar | editar código-fonte]

  • 2011-12
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro
  • 2010-11
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro
  • 2009-10
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro
  • 2008-09
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro
  • 2007-08
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro
  • 2006-07
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro
  • 2005-06
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Newcastle United FC