Bolton Wanderers Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bolton Wanderers
Bolton Wanderers FC.png
Nome Bolton Wanderers Football Club
Alcunhas The Trotters
Mascote Lofty, o Leão
Fundação 1874
Estádio Macron Stadium
Capacidade 28.723
Presidente República da Irlanda Phil Gartside
Treinador Escócia Neil Lennon
Patrocinador Inglaterra FibrLec
Material esportivo Itália Macron
Competição Inglaterra Campeonato Inglês
Divisão Segunda Divisão
Website bolton.com
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Bolton Wanderers Football Club, mais conhecido como Bolton Wanderers, é um clube de futebol inglês profissional baseado na cidade de Bolton, localizada na Grande Manchester, Inglaterra. Fundado em 1874, o clube originalmente chamava-se Christ Church Football Club, tendo adotado seu atual nome em 1877. Hoje em dia, a sede da instituição fica na cidade de Horwich, situada no distrito de Bolton, sendo que seus jogos são realizados no Macron Stadium, com capacidade para 28.723 torcedores.

História[editar | editar código-fonte]

O Bolton é mais um time médio da Inglaterra que é centenário. Sua fundação data de 1874, quando estudantes da Christ Church Sunday School, da cidade de Bolton, na Grande Manchester, criaram um clube de recreação, com o objetivo de fomentar a prática do esporte. Três anos depois a nova agremiação adotaria o nome Bolton Wanderers.

No início, o time ganhou destaque disputando campeonatos regionais de menor expressão. O primeiro grande desafio da equipe foi em 1881/82, quando participou pela primeira vez da Copa da Inglaterra, o principal torneio à época.

Apesar de alguns insucessos, o time conseguiu se firmar como um dos notáveis daquele momento, tanto que foi convidado a participar da primeira edição do Campeonato Inglês, que aconteceu em 1888.

Até o fim do século XIX a única passagem memorável para a história do Bolton foi em 1895, quando o time passou a jogar no Burnden Park, um estádio recém-construído que, posteriormente, ficaria conhecido como um dos grandes palcos da história do futebol inglês. Em campo, o Bolton só fazia temporadas medianas. Apesar de não ficar ameaçado pela queda, também nunca chegou perto das primeiras posições.

A situação ficaria pior com a chegada do século XX. Logo em 1901/02, o time fez campanha ruim no Campeonato inglês e acabou relegado à segunda divisão. O retorno não demoraria a acontecer, mas mais uma vez não significaria briga por títulos. O Bolton começaria sua história como um dos times “elevador”, que costuma alternar muito de divisão.

As mudanças só começaram após a paralisação que aconteceu na segunda metade da década de 1910, em decorrência da Primeira Guerra Mundial. No início dos anos 1920, o Bolton conseguiu suas maiores glórias até os dias atuais.

Foi nesse período que o clube conquistou três de suas quatro Copas da Inglaterra. A primeira foi em 1922/23, diante de um público recorde para a época: 150 mil pessoas para a primeira final disputada no estádio de Wembley. Com David Jack e John Smith no elenco, o time bateu o West Ham (à época na segunda divisão) e conquistou o caneco.

David Jack ainda seria herói do segundo troféu da competição, vencido três anos depois. Na decisão contra o Manchester City, ele marcou o gol do título - a partida terminou 1 a 0.

A emoção também estaria presente no terceiro título. Desta vez, os responsáveis foram Billy Butler e Harold Blackmore, que marcaram os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Portsmouth nos 15 minutos finais.

O bom momento, porém, acabaria com a chegada da década de 1930. Nesse período, o Bolton foi rebaixado novamente para a divisão inferior. O retorno aconteceria em 1934/35, e daria início a 29 anos consecutivos de permanência.

Estar entre os melhores, no entanto, não significou ser um deles, e o Bolton dificilmente conseguiu se aproximar das primeiras posições do Campeonato Inglês. Curiosamente, seu único grande momento foi deixado de lado pela situação em que aconteceu.

Durante a paralisação do Campeonato Inglês por causa da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu entre os anos 1940 e 1946, os times continuaram em atividade disputando o que chamavam Campeonato de Futebol da Guerra. Esse torneio era dividido de acordo com as posições geográficas de cada equipe.

Em 1944/45, o Bolton venceu o Manchester United, na época já um dos maiores clubes do país, na ronda norte da disputa. No confronto com o Chelsea, campeão da ronda sul, o time novamente saiu-se vitorioso, e sagrou-se campeão do Campeonato Futebol da Guerra. O título, porém, não é reconhecido como um Campeonato Inglês.

Com o retorno das competições, o Bolton não mostrou o mesmo desempenho, e só voltaria a se destacar nos anos 1950. Na segunda metade daquele período, o time conseguiu seu quarto e último título da Copa da Inglaterra.

O grande artífice daquele troféu foi o selecionável Nat Lofthouse. Em 1957/58, na final contra o Manchester United, ele marcou os dois gols da vitória por 2 a 0. A geração vencedora, como outras na história da agremiação, duraria pouco.

Com isso, nas décadas subseqüentes, o Bolton voltaria à normalidade de idas e vindas no Campeonato inglês. Nunca conseguiu uma estabilidade na primeira divisão, nem uma campanha razoável entre os melhores.

Nos anos 1960 e 1970, o clube alternou-se entra a segunda e a primeira divisão. Na década de 1980, a situação ficou ainda pior. Isso porque, depois de algumas temporadas na terceira divisão, o time chegou, em 1987, a cair para a quarta.

Daí em diante, o time precisou de muito esforço para recuperar seu prestígio. Começou a fazê-lo em 1992/93, ao eliminar o poderoso Liverpool da Copa da Inglaterra. Dois anos depois, o Bolton alcançou novamente a primeira divisão. Desde então, o clube tem tido um desempenho mediano, com alguns sucessos em competições de mata-mata, como a final da Copa da Liga de 2003/04, perdida para o Middlesbrough.

Na temporada 2007/08, o Bolton tinha grandes esperanças em disputar bem os campeonatos, porém apesar de muitas contratações, não obteve êxito . O time ficou em 16º lugar no Campeonato Ingles, nem chegou a uma vaga sequer na intertoto que pode dar uma vaga direta à Copa da UEFA.

Títulos[editar | editar código-fonte]

FA Cup.png Copa da Inglaterra: 4

(1922-23, 1925-26, 1928-29 e 1957-58)

CommunityShield.png Supercopa da Inglaterra: 1

(1958)

Liga.pngCampeonato Inglês da Segunda Divisão: 3

(1908-09, 1977-78, 1996-97)

Uniformes[editar | editar código-fonte]

Uniformes atuais[editar | editar código-fonte]

  • 1º - Camisa branca, calção azul e meias brancas;
  • 2º - Camisa azul, calção branco e meias azuis.
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro Uniforme
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo Uniforme

Uniformes dos goleiros[editar | editar código-fonte]

  • Camisa dourada, calção e meias douradas;
  • Camisa azul, calção e meias azuis.
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'

Uniformes anteriores[editar | editar código-fonte]

  • 2011-12
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
  • 2010-11
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
  • 2009-10
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Atualizado em 1 de dezembro de 2014.[1]

Legenda
  • Capitão: Capitão
  • Lesionado: Jogador lesionado/contundido


Goleiros
Jogador
1 Hungria Ádám Bogdán
13 República da Irlanda Paddy Kenny
24 Inglaterra Andy Lonergan
34 Inglaterra Ross Fitzsimons
Defensores
Jogador Pos.
4 Inglaterra Matthew Mills Z
5 Estados Unidos Tim Ream Z
14 França Dorian Dervite Z
31 Inglaterra David Wheater Z
41 Inglaterra Oscar Threlkeld Z
2 Escócia Kevin McNaughton LD
3 Inglaterra Dean Moxey LE
23 Inglaterra Marc Tierney LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
6 Inglaterra Jay Spearing Capitão V
7 Inglaterra Liam Feeney V
44 Serra Leoa Medo Kamara V
11 Inglaterra Robert Hall M
16 Inglaterra Mark Davies M
17 Inglaterra Liam Trotter M
18 Inglaterra Neil Danns M
21 Inglaterra Darren Pratley M
25 Inglaterra Josh Vela M
26 Inglaterra Andy Hughes M
27 Coreia do Sul Chung-Yong Lee M
38 Inglaterra Sanmi Odelusi M
Atacantes
Jogador
9 República da Irlanda Joe Mason
12 Inglaterra Max Clayton
28 País de Gales Craig Davies
32 Inglaterra Tom Eaves
46 Bulgária Georg Iliev
Islândia Eiður Guðjohnsen

Jogadores notáveis[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre um clube de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.