Associação Esportiva Santacruzense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santacruzense
Bra sp santacruzense.png
Nome Associação Esportiva Santacruzense
Alcunhas AES, Tricolor Santacruzense Esportiva
Mascote Locomotiva
Fundação 25 de janeiro de 1931 (83 anos)
Estádio Leônidas Camarinha
Capacidade 7.500 Lugares
Presidente Brasil
Treinador Brasil Paulinho Kobayashi
Patrocinador Brasil Casa Soccer
Brasil Iorgurte Carolina
Brasil NOS Energy Drink
Brasil Lupo
Material esportivo Brasil Kanxa
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Série A2
São Paulo A2 2013 19º Colocado (rebaixado)
São Paulo A2 2012
São Paulo CP 2012
15º Colocado
28º Colocado
São Paulo A3 2011
São PauloCP 2011
2º Colocado (acesso)
31º Colocado
Website esportivasantacruz.com.br
Kit left arm thinborderonwhite.png Kit body santacruzense13h.png Kit right arm thinborderonwhite.png
Kit shorts santacruzense13h.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm santacruzense13a.png Kit body santacruzense13a.png Kit right arm santacruzense13a.png
Kit shorts santacruzense13a.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

Associação Esportiva Santacruzense é um clube brasileiro de futebol da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior do estado de São Paulo. Suas cores são vermelha, branca e preta. Atualmente, disputa a Série A3 do Campeonato Paulista.

História[editar | editar código-fonte]

A Associação Esportiva Santacruzense foi fundada no dia 25 de janeiro de 1931 por um grupo de atletas amadores da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo. O objetivo era competir com outra agremiação do município, o Operário Futebol Clube. Entretanto, com o passar do tempo o clube foi conquistando o carinho dos torcedores e se tornou o time oficial da cidade.

Antes da sua profissionalização, em 1954, a Santacruzense oficializou a inauguração do Estádio Municipal Leônidas Camarinha, que apesar de já existir, não era utilizado pelo clube. Na partida de estréia, o resultado foi uma vitória por 3 a 2 sobre o Bauru (Bac).

A estréia em competições da Federação Paulista de Futebol se efetivou no Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual Série A-3) a partir de 1954, onde permaneceu até 1958. Neste meio tempo, em 1955, que terminou em 1956; o clube alcançou sua melhor classificação em uma competição até então, ou seja; o vice-campeonato.

Após um período de três anos sem inscrição em torneios profissionais, a Santacruzense retornou em 1962, também na Terceira Divisão, onde sagrou-se campeã. Com essa conquista, teve o direito de disputar, no ano seguinte, o Campeonato da Segunda Divisão (atual A-2), onde permaneceu até 1967; quando novamente ficou longe dos gramados. No segundo retorno, em 1969, retornou à Terceira Divisão e novamente passou um tempo sem competir profissionalmente.

As atividades foram retomadas profissionalmente em 1979, no Campeonato Paulista da Quinta Divisão (atualmente extinta). Como a partir de 1980 o número de divisões foi diminuindo, apesar de continuar sob a mesma denominação, o campeonato era equivalente à Série A-3 de hoje. Em 1981, o clube não participou das competições da FPF e retornou no ano seguinte 1982, disputando também as temporadas de 1983 e 1984.

A Santacruzense não se inscreveu nas competições de 1985, mas em 1986 disputou o Campeonato Paulista da Terceira Divisão. Outra parada em 1987 por um ano, antes de disputar a Terceira Divisão em 1988 e 1989.

Em 1990, mais uma interrupção, até voltar com força em 1991 na Terceira Divisão, onde permaneceu por três anos. Após outro longo período licenciado, a Associação Esportiva Santacruzense participou da Série B-2 (Quinta Divisão) do Campeonato Paulista em 2004.[1] Porém, no ano seguinte 2005, disputando o Campeonato Paulista da Quarta Divisão (atual Série B), conseguiu o acesso à Série A-3 do Estadual, onde foi rebaixada no ano de 2008, retornando à Série B, de de 2007, de onde saiu em 2010, ao subir como 5ª colocada no campeonato em virtude da extinção do Votoraty.[2] Em 2011 conseguiu o acesso à Série A2 do Paulistão de 2012 e se sagrando vice-campeão perdendo a disputa para o Penapolense.

No dia 02 de Abril de 2012 devido a melhoras na estruturas e nova parceria a equipe decide mudar de nome passando a se chamar Santa Cruz Futebol Clube, mas esta opção foi descartada depois de um posicionamento contra da imprensa e da FPF.

Mascote[editar | editar código-fonte]

Em todas as cidades por onde passavam linhas ferroviárias, os clubes das localidades passavam a utilizar a locomotiva como símbolo ou mascote. Não foi diferente com a Santacruzense. Ela é mais uma entre tantas equipes do interior paulista a prestar homenagem aos seus idealizadores na hora da escolha de sua mascote. Fundada por funcionários da extinta Estrada de Ferro Sorocabana, tornou-se referência da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Última atualização em 8 de Março de 2012.[3]

Legenda

  • Capitão: Capitão


Goleiros
Jogador
Brasil Charles
Brasil Gauther
Brasil Hiran
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Araújo Z
Brasil Gustavo Capitão Z
Brasil Marcos Z
Brasil Rodolfo Z
Brasil Gabriel LD
Brasil Kênnio LD
Brasil Ramon LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Barré V
Brasil Eliélton V
Brasil Lira V
Brasil Tchô V
Brasil Diego M
Brasil Gabriel M
Brasil Jean M
Atacantes
Jogador
Brasil Ivan
Brasil Thiago Santos
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Hiran Spagnol T
Brasil Neto Mineiro AS
  • Jogadores não reconhecidos em suas posições:
  • Guilherme Diogo Chagas de Oliveira
  • George Batista Caetano (Perdigão)

Principais jogadores[editar | editar código-fonte]

Conquistas[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. História da Santacruzense.
  2. Agência Futebol Interior (25 de outubro de 2010). É oficial! FPF confirma acesso da Santacruzense à Série A3 de 2011 (php). Segundona. Futebol Interior. Página visitada em 16/11/2010.
  3. [http://www.paulistafutebol.com.br/site/futebol/elenco / Elenco]. Paulista. Página visitada em 08/03/2012.
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.