Paulista Futebol Clube
-
Nota: Para Paulista Futebol Clube, veja Paulista (desambiguação).
| Paulista | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Nome | Paulista Futebol Clube | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Alcunhas | Galo do Japi Tricolor Jundiaiense |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Mascote | Galo | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Fundação | 17 de maio de 1909 (102 anos) | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Estádio | Dr. Jayme Cintra | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Capacidade | 15.000 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Presidente | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Treinador | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Patrocinador | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Material esportivo | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Competição (Futebol) |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Em Andamento Em Março |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 10º colocado 27º colocado Campeão |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 15º colocado Campeão |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Ranking nacional | 66º Lugar, 255 pontos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Website | paulistafutebol.com.br | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Paulista Futebol Clube, conhecido popularmente como Paulista de Jundiaí, é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de Jundiaí, interior do estado de São Paulo. Fundado em 17 de maio de 1909, seu título mais importante no futebol é a Copa do Brasil de 2005. Atualmente disputa o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Copa Paulista.
Índice |
[editar] História
Foi fundado a 17 de maio de 1909 por funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, ao lado da locomotiva número 34. Na verdade o clube dá continuidade ao Jundiahy Foot Ball Club, que existiu na cidade de Jundiaí, entre 1903 a 1908.
Nos primeiros anos de fundação, o clube servia mais para disputas internas dos seus associados. Entre 1919 e 1933, o Paulista se filiou a A.P.E.A. (Associação Paulista de Esportes Athléticos) e a L.A.F. (Liga de Amadores de Futebol), deixando as disputas internas e nesta época conquistou três vezes o título do interior.
Em 1926, o Galo da Japi faz história: é convidado a participar do Campeonato Paulista de Futebol de 1926, organizado pela Liga dos Amadores de Futebol, se tornando o segundo clube do interior do Estado a disputar a Primeira Divisão Paulista! O primeiro havia sido o Hydecroft Foot-Ball Club, coincidentemente também de Jundiaí que disputara o Paulistão de 1914.[1]
No ano de 1941, foi criada a Federação Paulista de Futebol, federação na qual o clube se filia.
Em 1948, foi criada a segunda divisão estadual, na qual o Paulista sempre esteve, mas na qual só teve sucesso no ano de 1968, quando conquistou o acesso de maneira invicta, sendo que no último jogo da Fase Final, o Galo venceu o Barretos, pelo placar de 3 a 0.
O Paulista ficou dez anos na 1ª divisão, sendo que foi rebaixado em 1978. Mas em 84 o Galo estava de volta elite, após vencer o Vocem por 7 a 1. Porém, em 86, o clube foi rebaixado outra vez à 2ª divisão.
Mas em 90, a história muda. Primeiro a parceria com a Lousano, que muda o nome do clube para Lousano Paulista, trazendo o clube da Série A-3 a A-2 em 95. Em 1997, o Galo conquista o inédito título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, vencendo na final o Corinthians.
Em 1998, foi desfeita a parceria com a Lousano, mas o clube acerta uma parceria com a Parmalat, que faz alterar o nome do clube radicalmente para Etti Jundiaí. No fim das contas, os investimentos que a empresa fez ao clube foram bons, pois trouxeram o clube de volta à 1ª divisão estadual e à 2ª divisão nacional.
No ano de 1999, o clube sagrou-se campeão da Copa Estado de São Paulo, que atualmente leva o nome de Copa Paulista. Em 2002, a Parmalat retira os investimentos do futebol e o clube começa a tocar a sua vida sem parceiros, com o nome voltando a ser Paulista após um plebiscito realizado na cidade.
Em 2004, o clube chega à final do Campeonato Paulista, torneio que perde para o São Caetano. Em 2005, o clube atinge a sua fama em nível nacional conquistando a Copa do Brasil, derrotando apenas adversários da 1ª divisão. As vítimas do Galo, comandado pelo técnico Vágner Mancini, foram Juventude, Botafogo, Internacional, Figueirense, Cruzeiro e Fluminense.
Em 2006, o Paulista disputou o 1º torneio internacional de sua história, a Copa Libertadores da América, torneio em que o clube não passou da 1ª fase. Mas um jogo marcou a torcida: a vitória sobre o River Plate, em Jundiaí, pelo placar de 2 a 1. No Campeonato Brasileiro da Série B, o time quase subiu para a Série A do Campeonato Brasileiro, porém ficou na 5ª colocação empatado com o América-RN em número de pontos, mas perdendo no número de vitórias.
Em 2007, o Paulista não se saiu bem na Série B e foi rebaixado para a Série C junto com Santa Cruz, Remo e Ituano.
Em 2009, o clube foi vice-campeão da Copa Paulista. No ano seguinte, em 2010, o Paulista chegou novamente à final e conquistou o título da competição, que também permitiu que o clube voltasse a disputar a Copa do Brasil em 2011, ano em que a equipe quase chegou a voltar a disputar o Campeonato Brasileiro. Como resultado, a equipe disputou e foi campeã da Copa Paulista.
O maior rival do Paulista nunca deixou de ser a Ponte Preta. As duas equipes do interior travam sempre uma batalha no clássico. Outro rival é o Ituano, com quem protagoniza o clássico Briga de galo.
[editar] Títulos [2]
[editar] Nacionais
(2005)
(2001)
[editar] Estaduais
[editar] Outras conquistas
- Taça dos Invictos: 1967 (21 jogos)
- Torneio José Ermirio de Moraes Filho: 1969
[editar] Categorias de base
Copa São Paulo de Futebol Jr.: 1 (1997)- Campeonato Paulista Sub-17: 1 (2006)
[editar] Copa do Brasil 2005
O Paulista foi campeão da Copa do Brasil de 2005 com a seguinte campanha:
| Fase | Confronto | Ida | Volta |
|---|---|---|---|
| Primeira eliminatória | Paulista - Juventude | 1-0 | 1-1 |
| Segunda eliminatória | Paulista - Botafogo | 1-1 | 2-2 |
| Oitavas-de-final | Internacional - Paulista | 1-0 | 0-1 (2-4 p) |
| Quartas-de-final | Figueirense - Paulista | 1-0 | 0-1 (1-3 p) |
| Semifinal | Paulista - Cruzeiro | 3-1 | 2-3 |
| Final | Paulista - Fluminense | 2-0 | 0-0 |
O time da segunda partida da decisão foi: Rafael, Lucas, Dema, Anderson e Julinho; Fábio Gomes, Amaral, Cristian (Fábio Vidal) e Juliano (Réver); Marcio Mossoró e André Leonel (Abraão). Técnico: Vágner Mancini.[3]
O atacante Léo, autor de um dos gols no primeiro jogo da final, estava suspenso.
[editar] Estádio
O Estádio Doutor Jayme Cintra foi inaugurado em 30 de maio de 1957, com um amistoso entre Paulista e Palmeiras, no qual o Paulista venceu por 3 a 1. O primeiro gol do estádio foi marcado pelo atacante Belmiro, do time da casa. Atualmente, possui capacidade para 15.000 pessoas.
O nome do estádio é oriundo de um ex-presidente da extinta Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Jayme Pinheiro de Ulhôa Cintra nasceu no dia 1º de maio de 1886, na cidade de Campinas. Formou-se engenheiro civil em 1907 pela Escola Politécnica, atualmente da Universidade de São Paulo, como primeiro aluno da turma, situação única que lhe garantiu colocação na Companhia Paulista de Estradas de Ferro, como engenheiro praticante, em 1908.
Exerceu o cargo de presidente da Companhia de 1º de janeiro de 1950 a 1º de junho de 1961. Faleceu em 1º de junho de 1962. Foi um dos principais responsáveis pela construção e iluminação do estádio.
[editar] Elenco 2012
Última atualização: 4 de Janeiro de 2012 (UTC).
Legenda:
| Goleiros | ||
|---|---|---|
| Jogador | ||
| Defensores | ||
|---|---|---|
| Jogador | Pos. | |
| Z | ||
| Z | ||
| Z | ||
| Z | ||
| Z | ||
| LD | ||
| LD | ||
| LE | ||
| LE | ||
| LE | ||
| Meio-campistas | ||
|---|---|---|
| Jogador | Pos. | |
| V | ||
| V | ||
| V | ||
| V | ||
| M | ||
| M | ||
| M | ||
| M | ||
| M | ||
| M | ||
| Atacantes | ||
|---|---|---|
| Jogador | ||
| Comissão técnica | |
|---|---|
| Nome | Pos. |
| T | |
[editar] Jogadores notáveis
[editar] Torcidas organizadas
- Atuais
- Torcida Uniformizada Raça Tricolor
- Gamor
- Império Jovem
[editar] Ranking da CBF
Ranking atualizado e publicado em 8 de dezembro de 2011.[4]
- Posição: 64º
- Pontuação: 260 pontos
O Ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pontua todos os clubes do Brasil de acordo com as campanhas nos campeonatos nacionais.
[editar] Livro sobre o Paulista
- Jundiahy Foot Ball Club ou Paulista F. C. , por Cláudio Lucato (2002)
