Esporte Clube Primavera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Primavera
Primavera Indaiatuba.png
Nome Esporte Clube Primavera
Alcunhas Tricolor de Indaiatuba, Fantasma da Ituana
Mascote Fantasma
Fundação 27 de janeiro de 1927 (87 anos)
Estádio Ítalo Mário Limongi
Capacidade 10.000
Presidente Brasil Sérgio Trinca
Treinador Brasil José Luis Drey
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Segunda Divisão
Website http://www.ecprimavera.com.br
Kit left arm.png Kit body red and black stripes.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm red black whitestripes.png Kit body red black whitestripes.png Kit right arm red black whitestripes.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

O Esporte Clube Primavera é um clube brasileiro de futebol da cidade de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo. Fundado em 27 de janeiro de 1927, O Time é um dos mais tradicionais do Interior de São Paulo, participando de quase todas as divisões do futebol Paulista, só nunca participou do Campeonato Paulista de Futebol Série A1. Teve mais de 30 participações no Campeonato Paulista de Futebol. Atualmente, disputa a Série B (Quarta Divisão).

História[editar | editar código-fonte]

A primeira equipe de futebol da cidade foi o Sport Club Primavera, um dos mais antigos do país, fundado em 1908, que desaparece em seguida. Na década de 1920, duas equipes detêm a hegemonia do futebol de Indaiatuba: o Indaiatubano Futebol Clube, fundado em 1916 e o Primavera Futebol Clube, de 1918.

No dia 27 de janeiro de 1927, surgia oficialmente o Esporte Clube Primavera, denominação que, claramente, homenageava o pioneiro do futebol indaiatubano – Sport Club Primavera.

Essa agremiação, com 70 anos de vida, deixou ao longo de sua existência, grandes marcas na memória dos indaiatubanos e, com toda justiça e honras, registramos os nomes de seus fundadores: Hugo Antônio Ligoni, Paulo Von Ah, Jorge Nicolau, Carlos Oscar Fal, Humberto Lira, Francisco Lanzi Tancrel, Antônio Zoppi, Ranulfo da Fonseca, Altamiro José Lisoni, Gentil Lopes, Luiz Gonzaga Lopes, Berge Guimarães e outros.

O Esporte Clube Primavera, na sua jornada de inesquecíveis campanhas, conquistou vários títulos: Campeão Amador da 15ª Região, em 1944. Pelo Campeonato Amador do Interior, foi o 4º colocado. Em 1949, conquistou o título de campeão da série “Carlos Rolim”, sangrando-se também campeão da 4ª Região.

Filiado à Federação Paulista de Futebol e à Liga Indaiatubana de Futebol, o Esporte Clube Primavera disputa o campeonato da 3ª Divisão de Profissionais, estando, portanto, integrado, entre os mais capacitados de toda a imensa legião clubística do Estado. Em 1952, disputou pela 2ª Divisão de Profissionais, voltando à 3ª Divisão quando a F.P.F. passou a exigir o mínimo de 50 mil habitantes para sede de clube daquela categoria.

Vencedor de memoráveis campanhas, o Esporte Clube Primavera conquistou, em 1944, o título de campeão amador da 15ª região; classificando-se, nesse mesmo ano, em quarto lugar na tábua da classificação pelo campeonato amador do Interior; foi campeão da 4ª Região. Conquistou 193 troféus em sua trajetória esportiva. Entre as grandes competições realizadas em Indaiatuba, registra o Esporte Clube Primavera, os seus encontros com a A. Portuguesa de Desportos, Portuguesa Santista, C. A. Ipiranga, Guarani F. C., Ponte Preta e Olaria, todos da Divisão Principal.

Acresce, ainda, ter o clube contribuído, decisivamente, para a formação de craques de primeira grandeza, como: Laércio, que integrou a Portuguesa Santista, a S.E. Palmeiras e na Seleção Paulista; Milani, do S.C. Corinthians Paulista; Renatinho, Du,Alex e outros.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Categorias de base[editar | editar código-fonte]

Referências


Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.