Associação Atlética Internacional (Bebedouro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Inter de Bebedouro
Bra sp internacional bebedo.png
Nome Associação Atlética Internacional
Alcunhas Lobo Vermelho
Veterana
Mascote Lobo
Fundação 11 de junho de 1906 (108 anos)
Estádio Sócrates Stamato
Capacidade 15.300 lugares
Presidente Brasil Antônio Mignolo
Treinador Brasil Felício Cunha
Patrocinador Brasil Cutrale
Brasil Bombas Leão
Brasil Refrigerantes Poty
Brasil Savegnago
Brasil Fox Lux
Brasil Guia HaleY
Material esportivo Brasil Nizan
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Série A3
São Paulo Copa Paulista
São Paulo A3 2012 17º Colocada (rebaixado)
São Paulo A3 2011
São PauloCP 2011
6º Colocada
10º Colocada
São Paulo B 2010 6º Colocada (acesso)
Website interdebebedouro.com.br
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Associação Atlética Internacional, ou simplesmente Inter de Bebedouro, é um clube brasileiro de futebol da cidade de Bebedouro, interior do estado de São Paulo. Fundada em 11 de junho de 1906, suas cores são vermelho e branco. Teve mais de 50 participações no Campeonato Paulista de Futebol, sendo 18 na Segunda Divisão (atual A2). Atualmente, a Internacional disputa o Série B do Campeonato Paulista.

História[editar | editar código-fonte]

A Associação Atlética Internacional de Bebedouro foi fundada no dia 11 de junho de 1906, oriunda do Foot Ball Club Internacional de Bebedouro, que posteriormente passou a se chamar Sport Club Internacional e, por fim, em 1920, passou a carregar o nome que ostenta atualmente.

Três anos mais tarde, o clube teve seu reconhecimento e, consequentemente, a filiação à Associação Paulista dos Esportes Atléticos (APEA). Em 1924, começou a participar de competições amadoras, fase que durou até 1947. Durante este período, a Internacional acumulou números expressivos: 310 jogos intermunicipais, 32 interestaduais, 36 contra equipes da capital paulista e três contra times do exterior (todos contra o Peñarol, do Uruguai).

A partir de 1948, o clube ingressou nas competições profissionais, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, onde permaneceu até 1952 e se licenciou nos dois anos seguintes. Em 1955, a Internacional retornou às atividades oficiais, ainda na Segundona e, em 1956, chegou próximo do acesso à Primeira Divisão, vencendo a Série Pecuária. Porém, em um quadrangular contra equipes vencedoras de outras séries, o time de Bebedouro não conseguiu chegar à elite do futebol paulista.

Até 1968, a Internacional continuou suas atuações nos campeonatos profissionais, mas em 1969, mais uma vez, o clube se licenciou novamente até 1972. Durante esse período, apenas a categoria juvenil esteve em atividade. O time principal disputou, esporadicamente, alguns amistosos.

O retorno deu-se em 1973, na disputa do Campeonato Paulista da Primeira Divisão (atual Série A2). Seis anos mais tarde, conquistou seu primeiro título: a Copa São Paulo, que contou com a presença de outros 20 times.

No ano de 1982, a Internacional esteve mais uma vez próxima de chegar à Divisão Especial (atual Série A1), mas foi derrotada pelo Taquaritinga no último jogo do torneio. O resultado foi bastante sentido na cidade, e somado a algumas questões políticas, no ano de 1983 o clube novamente esteve fora dos campeonatos profissionais.

A parceria com a prefeitura foi retomada em 1984, quando disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, competição que atuou até 1987, época da reestruturação do futebol estadual, quando passou a integrar a atual Série A3, onde permaneceu até 1993. Nos dois anos seguintes, esteve no Campeonato Paulista da Série B1. Em 1996, retornou à A3, onde permaneceu até 2004.

As dificuldades financeiras continuaram e, no mesmo ano de 2004, licenciou-se das competições profissionais e só retornou em 2007, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Em 2008 e 2009, a equipe não conseguiu passar à segunda fase da competição. Em 2010 a equipe fez uma ótima campanha na Segundona, ficando na sexta colocação, contando também com a desistência de algumas equipes nas divisões superiores, sendo assim premiada com o acesso. Em 2011, na Série A3, fez uma campanha mediana, não conseguindo o acesso, mas garantindo a inédita participação da Copa Paulista de Futebol, onde o vencedor garantiria uma vaga na Copa do Brasil de Futebol.

Nessa Copa Paulista, fez uma campanha surpreendente na primeira fase, à frente de equipes como Noroeste, Linense e Rio Preto. Porém, caiu na segunda fase da competição.

Já em 2012, a Inter disputará a Série A3 novamente para enfim conseguir o acesso a Série A2 e o diferencial dessa equipe é a base mantida do último campeonato onde 90% dos jogadores permanecem para a disputa deste ano.

No segundo semestre de 2012 a Associação Atlética Internacional de Bebedouro disputa o Campeonato Paulista Sub-20 da Primeira Divisão fazendo parte do grupo 2 juntamente com as seguintes equipes: Comercial, Noroeste, Ferroviária, Catanduvense, XV de Jaú e Batatais[1]

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

O maiores rivais da Internacional de Bebedouro são o Barretos, o Monte Azul, o Botafogo e o Sertãozinho.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Jogador
Brasil César
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Hércules Z
Brasil Édson Z
Brasil Rafael Piotto Z
Brasil Édson Misael Z
Brasil Rodrigo Z
Brasil Mateus Augusto LD
Brasil Marcelo Felber LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Jonathan Alex V
Brasil Thomas Wesley V
Brasil Luemerson Ribeiro V
Brasil Émerson Reis M
Brasil Murilo Franco M
Atacantes
Jogador
Brasil Lúcio Maciel
Brasil Pedrão
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Ney Silva T

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

  • Vice-campeã da B1-B: 1994
  • Vice-campeã da B1-A: 1995
  • 6ª Colocada Campeonato Paulista-Segunda Divisão (Acesso): 2010

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O clube esta entre os 20 mais antigos do Brasil, ocupando a 11º colocação.
  • Possuiu o primeiro estádio do interior do Brasil a receber iluminação artificial.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.