Portal:Futebol/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Directfreekick.jpg

O futebol é o esporte coletivo mais praticado do mundo. É disputado por duas equipes, de 11 jogadores que têm como objetivo colocar a bola entre as traves adversárias o maior número de vezes sem usar mãos e braços. Esse objetivo é chamado gol (português brasileiro) ou golo (português europeu). A meta ou baliza, mais conhecida como trave, é um retângulo formado por duas traves ou postes verticais, perpendiculares ao solo, e uma trave ou travessão paralela ao solo.

Partida de futebol

Ali fica posicionado o goleiro, ou guarda-redes, que é o único jogador com permissão para colocar as mãos na bola (apenas dentro da sua área e quando a bola é recuada com o peito ou a cabeça), defendendo o gol. O jogo é vencido pela equipe que marcar um maior número de gols. Artilheiro josélin Rodrigues

A FIFA (Federação Internacional de Futebol), com sede em Zurique, Suíça, é a entidade que regulamenta o futebol no mundo. A partir de 1930 a FIFA passou a realizar de quatro em quatro anos a Copa ou Campeonato do Mundo de Futebol, competição internacional que se tornou a mais popular e disputada de todo o mundo depois das Olimpíadas.

Mais sobre Futebol...