Barista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Um barista preparando uma bebida no campeonato mundial de baristas de 2006.

Barista é o profissional especializado em cafés de alta qualidade (cafés especiais). Também trabalha criando novas bebidas baseadas em café, utilizando-se de licores, cremes, bebidas alcoólicas, entre outros.

Deve ser profundo conhecedor de todas as fases da vida do café, desde o cultivo da planta, etapas de processamento e beneficiamento do grão, processos de torra e moagem, além, é claro, dos detalhes processos de extração da bebida, seja em máquinas de expresso ou em outros métodos de preparo.

Em São Paulo, desde 2007 se comemora o Dia do Barista no mesmo dia em que se comemora o Dia Nacional do Café, em 24 de Maio.

Hidenori Izaki, do Japão, foi o vencedor do Campeonato de Baristas de 2014. [1]

Origem do termo[editar | editar código-fonte]

Barista (no plural, baristi [masculino] e bariste [feminino]) em italiano refere-se a qualquer atendente de um bar.

No resto do mundo a designação de barista passou a ser usada para os profissionais que trabalham servindo e preparando cafés no balcão de cafeterias. Não existe uma associação obrigatoria ao notório conhecimento de cafés, apesar dessa impressão ser veiculada por pessoas do setor no Brasil. Em algumas situações especifica, seria o equivalente ao sommelier do vinho, para o mundo do café; um profissional altamente habilidoso, capaz de identificar os mais diversos matizes e variações na degustação da bebida final, preparar a bebida corretamente nas mais variadas formas de preparo, mas a terminologia é mais vastamente utilizada como substituto de barman ou bartender em cafeterias.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]