Moca (café)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Materiais tradicionalmente utilizados no preparo de um café moca.

Moca (em árabe: المخا, pronunciado "al-Mukhā") é uma variedade nobre de café da espécie Coffea arabica, que provinha do porto de Moca, no Iêmen. Entre os séculos XV e XVII, Moca foi o mais importante mercado de café do mundo.

Grãos de Café Moca (Mocha)[editar | editar código-fonte]

Mocha é o nome dado a um tipo de grão de café com um sabor achocolatado, menor e mais redondo que a maioria dos outros tipos de grãos da espécie [Coffea arabica], nativa da Etiópia, mas originalmente cultivada no Iêmen e de lá exportado para o o porto de Mocha, de onde deve ter vindo a associação do café expresso ao nome Mocha. Na Europa, café mocha pode ser referir tanto ao café com chocolate ou simplesmente ao café feito com grãos de mocha.

O café Moca (Mocha) recebeu esse nome devido à cidade de Mocha, na costa do Mar Vermelho, no Iêmen, que no século quinze foi um importante exportador de café, especialmente para áreas ao redor da Península Ibérica.

Bebida Mocha (Mochaccino)[editar | editar código-fonte]

O café moca ou mocha é uma variante do café com leite. É normalmente feito com um terço de expresso e dois terços de leite vaporizado,mas uma porção de chocolate é adicionada em forma de chocolate em pó adoçado, embora algumas variantes utilizem xarope de chocolate. Mocha pode conter chocolate escuro (meio amargo) ou ao leite.

Diferente do capucino, o moca (mocha) não contém a conhecida espuma de leite por cima. Ele deve ter nata batida (chantilly) pulverizado com canela ou cacau em pó. Marshmallow também pode ser colocado por cima para dar sabor e decorar.

Resumindo, a bebida mocha (ou mochaccino) é preparada a partir de café arábica, chocolate, leite vaporizado e finalizado com chantilly. Em algumas lojas você pode encontrá-lo quente ou frio.

Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.