Caneca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Uma caneca Wikipédia

Uma caneca é uma variedade de recipiente semelhante a um copo, porém com uma alça denominada "asa". Ao contrário da xícara ou chávena, é geralmente maior e não necessita de pires, pois sua forma não é cunhada. Fonte (Alça de Águia).

Função[editar | editar código-fonte]

A caneca é um recipiente resistente, que é destinado para a armazenar líquidos em temperaturas elevadas, isto é, bebida frequentemente quentes como café, chá, chocolate quente, leite. Também usada para bebidas frias como vinhos, cerveja, champanhe e outros

Aparência[editar | editar código-fonte]

Esse objeto pode possuir formatos diversos. A caneca se difere do copo e da xicara, pois possui tipo de "asa" anelar para facilitar seu manuseio.

Composição[editar | editar código-fonte]

As canecas são feitas geralmente de porcelana, porém algumas são produzidas a partir de um vidro resistente a choques térmicos com a marca Pyrex, e outras de plástico, de metais (como aço e alumínio) alguns esmaltados ou cerâmica.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

A sua igualdade topológica com um donut é um dos exemplos mais utilizados como introdução à topologia.

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Caneca.

Também há canecas térmicas feitas de material que muda de cor com a temperatura.