Cafeteira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Cafeteira moderna.

A cafeteira (ou esculteira) é um utensílio culinário que, como o nome indica, foi idealizada para preparar café. No entanto, com a invenção dos diferentes tipos de máquinas de café, a cafeteira passou a ser utilizada principalmente para aquecer água.

A cafeteira tradicional é um recipiente de metal em forma de tronco de cone com uma pega e uma tampa, apropriada para usar sobre uma boca de fogão. Atualmente, as próprias cafeteiras eléctricas têm muitas vezes esta forma. A cafeteira grega e turca tem a mesma forma geral, mas não tem tampa e a pega é comprida como a das caçarolas.

Existem ainda cafeteiras destinadas a servir o café à mesa, por vezes fazendo parte de um serviço de jantar.

Observe-se, que apesar dos culinaristas não aceitarem muito, popularmente a cafeteira é denominada de bule, também, principalmente no interior do Brasil.

Cafeteiras modernas[editar | editar código-fonte]

A tecnologia permite que as cafeteiras fabricadas nos dias de hoje tenha um melhor desempenho e velocidade, muitas das cafeteiras fabricadas hoje em dia começa a coar o café no mesmo momento em que ligue. O que mais impressiona na cafeteira e a praticidade, assim como as panelas elétricas não é necessário que você fique a todo momento olhando o café porque ele faz tudo sozinha, basta você colocar a água no local ideal e o pó e ligar a cafeteira sendo assim fica muito mais fácil e divertido fazer um café.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cafeteira