Extrator de suco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Espremedor centrífugo elétrico

Um extrator de suco (português brasileiro) ou centrifugadora de sumos (português europeu), também conhecido como juicer, é um eletrodoméstico usado para extrair suco de frutas, ervas, verduras e outros tipos de vegetais em um processo chamado suco.[1] Ele esmaga, tritura e / ou espreme o suco da polpa.[2]

Alguns tipos de juicers também podem servir como processadores de alimentos.[3] A maioria das engrenagens gêmeas e espremedores horizontais de mastigação contam com acessórios para triturar ervas e especiarias, extrusar macarrão ou pão em palitos, fazer comida para bebês e manteiga de nozes, moer café, fazer leite de nozes, etc.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Escareadores[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Espremedor de frutas

Espremedores são usados para a extração de suco de frutas cítricas, como toranjas, limões, limas e laranjas.[4] O suco é extraído pressionando ou triturando um cítrico cortado ao meio ao longo do centro cônico estriado de um espremedor e descartando a casca. Alguns espremedores são estacionários e exigem que o usuário pressione e vire a fruta, enquanto outros são elétricos, girando automaticamente o centro estriado quando a fruta é pressionada.

Juicers centrífugos[editar | editar código-fonte]

Um juicer centrífugo corta frutas ou vegetais com uma lâmina de corte plana. Em seguida, gira o produto em alta velocidade para que o suco se separe da polpa.

Juicers de mastigação[editar | editar código-fonte]

Um juicer mastigador conhecido juicer a frio ou juicer lento usa uma única verruma para compactar e esmagar os produtos em pequenos pedaços antes de espremer seu suco ao longo de uma tela estática enquanto a polpa é retirada por uma saída separada. 

Juicers de trituração[editar | editar código-fonte]

Juicers de trituração (ou juicers de engrenagem dupla) têm duas brocas iguais para esmagar e prensar os produtos.

Prensa de suco[editar | editar código-fonte]

Uma prensa de sucos, assim como uma prensa de frutas ou de vinho, é uma prensa de grande escala utilizada produção agrícola. Essas impressoras podem ser fixas ou móveis. Uma prensa móvel leva vantagem por poder ser movida de um pomar para outro. O processo é usado principalmente para maçãs e envolve uma pilha de purê de maçã, envolto em um tecido de malha fina, que é então prensado em aproximadamente 40 toneladas. Essas máquinas são populares na Europa e depois chegaram à América do Norte.

Extrator de suco a vapor[editar | editar código-fonte]

Um extrator de suco a vapor de fogão é geralmente uma panela para gerar vapor que é usado para aquecer um lote de bagas (ou outra fruta) em uma panela perfurada empilhada sobre um recipiente coletor de suco que está acima da panela a vapor. O suco é extraído sem nenhum meio mecânico, por isso é notavelmente límpido e, devido ao aquecimento a vapor, também é pasteurizado para ser armazenado a longo prazo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Juicer : Encyclopedia : Food Network». www.foodterms.com. Consultado em 13 de janeiro de 2017 
  2. «Cold Press vs. Traditional: Which Juicer Should You Buy?». The Huffington Post. 8 de fevereiro de 2013. Consultado em 13 de janeiro de 2017 
  3. Farrell, Mary H J (28 de agosto de 2014). «You don't need a juicer to make juice». Consumer Reports. Consultado em 28 de maio de 2019 
  4. National Reamer Collectors Association. «REAMERS: The Great American Kitchen Collectible». Consultado em 20 de junho de 2019