Exaustor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mergefrom 2.svg
O artigo ou secção Coifa (equipamento) deverá ser fundido aqui. (desde maio de 2012)
(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Cheque ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).


Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes (desde julho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Um exaustor.

Exaustor ou coifa é um aparelho que remove o ar viciado, fumos ou maus cheiros, de cozinhas e recintos fechados.

Embora, na maioria dos casos, os exaustores contenham motores elétricos, há modelos em que a energia utilizada é fornecida pela própria natureza (vento ou correntes de convecção). São utilizados para aeração de ambientes com excesso de temperatura, umidade, vapores, fumaça, mofo, odores, e outros poluentes. Podem ser instalados em interiores, com dutos para conduzir o ar servido às áreas externas de uma construção. Os exaustores eólicos são de fácil instalação, adaptando-se a qualquer tipo de telhado, com baixo custo e sem alterações estruturais. Além disto, não produzem ruídos ou vibrações, não têm custos operacionais, e apresentam funcionamento ininterrupto e absolutamente seguro.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.